Home » Sociedade, Todas as notícias » 3 mil meninos e meninas das escolas de Taboão são vacinados contra HPV

3 mil meninos e meninas das escolas de Taboão são vacinados contra HPV

Cristina Aguilera, da Assessoria da Prefeitura Municipal

Cerca de três mil meninos e meninas da rede municipal de ensino de Taboão da Serra receberam a primeira dose da vacina que previne o câncer de colo do útero, provocado pelo vírus papilomavírus humano – o HPV.

A campanha que aconteceu em todas as 25 escolas de ensino fundamental da cidade terminou no dia 27 de setembro, com recorde de aceitação. Foram vacinadas 2.990 adolescentes dos quintos anos, que estão na faixa etária de 9 a 12 anos.

“Só poderemos mensurar os benefícios dessa ação com o tempo. A medicina preventiva é sempre o melhor caminho para eliminar doenças, reduzir mortes e custos no setor de saúde”, salientou o secretário municipal de Saúde, Milton Parron.

A vacina aplicada foi a quadrivalente, única que protege contra os tipos 6,11,16 e 18 do vírus, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% dos casos de verrugas genitais. Essa vacina não é encontrada na rede pública de saúde. Na rede particular, cada dose custa em torno de R$ 400. Como são necessárias três doses, o valor total da imunização chega a R$ 1.200.

Garoto é vacinado contra HPV; alunos que perderam a 1ª de 3 doses poderão se imunizar na Secretaria de Saúde (foto: Ricardo Vaz-PMTS/Divulgação)

“Fiquei muito feliz em ver como os pais estão conscientes sobre os benefícios da vacina contra o HPV, a adesão foi extraordinária . A vacinação contra o HPV fortalece o programa ‘Saúde Total nas Escolas’”, afirmou o secretário de Educação, José Marcos dos Santos.

Os estudantes receberão a segunda dose da vacina no mês de novembro e a última, em março de 2013. Para estarem imunizadas, os alunos precisam receber obrigatoriamente as três doses.

“A vacina contra o HPV é um dos maiores avanços em oncologia. O câncer de colo do útero é a segunda causa de morte no mundo. Taboão está um passo à frente em defesa da vida e da proteção aos nossos jovens”, salientou o prefeito Evilásio Farias, que disse esperar que a medida criada seja adotada como política pública para a cidade de Taboão, e possa ser seguida em outros governos.

Os alunos autorizados que perderam a vacina poderão se imunizar na Secretaria de Saúde de Taboão da Serra.

NÃO DISPONÍVEL EM UBS NO PAÍS

No mês de setembro, enquanto a cidade de Taboão da Serra realizava a Campanha de Vacinação contra o HPV, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a inclusão da vacina que protege contra o vírus HPV na rede pública para meninas de 9 a 13 anos.

No entanto, o projeto de lei ainda não tem prazo para virar realidade nos postos de saúde do Brasil, pois precisa da análise da Câmara dos Deputados e, se aprovado, vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Os meninos também não serão beneficiados.

Ao vacinar meninos e meninas contra o HPV, Taboão colocou o Brasil na frente, antes até da Austrália, país-modelo quando se trata de vacinação contra infecções e doenças causadas por HPV no mundo. O governo australiano incluirá, a partir de 2013, meninos em seu programa de vacinação contra HPV, depois de um grande sucesso com a vacinação de meninas.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online