Home » Sociedade, Todas as notícias » Encontro em Taboão debate as políticas públicas sobre Diversidade Sexual

Encontro em Taboão debate as políticas públicas sobre Diversidade Sexual

Por Ricardo Vaz, da SeCom da PMTS

Um debate contra a homofobia marcou o 1º Encontro de Politicas Públicas para a Diversidade Sexual de Taboão da Serra. O evento que aconteceu no Cemur abordou temas ligados ao respeito e dignidade da população LGBT, combate a homofobia e direitos de igualdade.

O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde com apoio da Coordenadoria da Promoção dos Direitos da Diversidade Sexual. “O poder público tem um papel fundamental no combate ao preconceito e quando o prefeito Fernando Fernandes criou essa coordenadoria foi com o objetivo de romper barreiras e mostrar que todos tem o direito de ir e vir tendo o devido respeito independente da sua opção sexual”, enfatizou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Público alvo do 1º Encontro de Politicas Públicas para a Diversidade Sexual foram os profissionais da saúde e estudantes de enfermagem (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Público alvo do 1º Encontro de Politicas Públicas para a Diversidade Sexual foram os profissionais da saúde e estudantes de enfermagem (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Para o coordenador dos Direitos da Diversidade Sexual, Marcio Eduardo Carneiro, esse primeiro encontro, em Taboão, foi um avanço nas discussões que envolvem o público LGBT. “Com a coordenadoria ganhamos força para defender essas questões criando um inédito protagonismo regional incluindo na pauta administrativa as discussões necessárias sobre o tema em diversos setores”, comentou.

“Além dos conhecimentos compartilhados pelos palestrantes todos tiveram a oportunidade de participar de um marco histórico na construção de uma política pública para a diversidade sexual em Taboão”, ressaltou Dra. Raquel Zaicaner.

Participaram do debate o vice-prefeito e secretário de Cultura, Laercio Lopes, a vereadora Joice Silva, a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Selma Fátima e o Coordenador da Igualdade Racial, Sousa Santos.

Eduardo Luiz Barbosa foi um dos palestrantes e discorreu sobre o tema “Vulnerabilidade” (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Eduardo Luiz Barbosa foi um dos palestrantes e discorreu sobre o tema “Vulnerabilidade” (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

As palestras

O público alvo desse primeiro encontro foram os profissionais da Saúde e estudantes de enfermagem da Faculdade Anhanguera que tiveram a oportunidade de assistir as palestras do Presidente da ONG Diversitas e Membro do Fórum Paulista LGBT, Wanderley Bressan, da Coordenadora do Programa DST/AIDS de Jandira, a psicóloga Dra. Clara Cavalcantte e o professor do Centro de Referência e Treinamento do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo, Eduardo Luiz Barbosa. “Todo município deveria se preocupar com a população LGBT por terem sido excluídos das politicas públicas. A criação dessa coordenadoria colabora para que essa invisibilidade possa ser revertida e os direitos dessa população alcançados”, salientou Eduardo Luiz Barbosa.

Disque Homofobia

O Disque Homofobia foi lançado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual para combater qualquer crime de discriminação. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail: ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br ou na própria sede da Coordenadoria.

Serviço

Disque Homofobia: 4788-5458/4788-5460

Coordenadoria da Promoção dos Direitos da Diversidade Sexual – 4071-6723 / 4788-3888 Ramal 898

Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual: 3291-2700

Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito: 3101-0155

Delegacia de Crimes e Delitos de Intolerância – DECRADI: 3311-355

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online