Home » Sociedade, Todas as notícias » Enfim, 2º DP de Taboão começou a funcionar nesta terça (17)

Enfim, 2º DP de Taboão começou a funcionar nesta terça (17)

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

A espera dos moradores de Taboão da Serra de quase uma década para implantação do 2º Distrito Policial terminou na manhã desta terça-feira, dia 17, com a abertura formal do novo distrito localizado na Estrada Kizaemon Takeuti, 1391. A expectativa é que em breve haja uma inauguração oficial com a presença de autoridades, que pode incluir até mesmo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que criou via decreto em 2006 esse distrito.

O novo distrito vai funcionar apenas em horário comercial. Abre às 9h e fecha às 19h. Os plantões noturnos e nos finais de semana vão continuar sendo realizado pelo 1º DP, na região central.

Novo distrito de Taboão da Serra começa a funcionar.

Novo distrito de Taboão da Serra começa a funcionar.

Nesta segunda (16), o delegado titular do 2º DP Marcelo Jacobucci esteve na Câmara Municipal onde foi apresentado aos representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), vereadores e outros representantes da sociedade civil. Também participaram o secretário municipal Gerson Britto e o Capitão Terra da PM.

“Devido à urgência, e até a demora para que fosse implantado o DP, amanhã (hoje) as portas serão abertas. Já temos efetivo para atendimento ao público e os boletins de ocorrência já podem ser registrados. […] Toda a parte estrutural, seja informática, viaturas, que a delegacia recebeu três novas, seja o efetivo, que ainda é pequeno, mas deverá crescer, já foram implantados”, afirma Jacobucci.

Ele faz questão de ressaltar que um dos principais focos será no combate ao tráfico de drogas. “Eu vejo no dia a dia que é um problema muito sério, que tem uma co-relação com o roubo e o furto. Para que sustente o vício [em drogas] a pessoa furta ou rouba. São trabalhos paralelos que tem o fim comum, que é a baixa da criminalidade e o aumento da sensação de segurança”, diz.

Outro crime muito comum no município, e pouco registrado, é o roubo de celulares. “Todo telefone roubado ou furtado e noticiado a autoridade policial, na realização do boletim de ocorrência e a inserção do IMEI, ele é automaticamente bloqueado pela operadora em 24h. Essa é uma ferramenta que vai inibir o furto, o roubo e a receptação”, completa o delegado.

Delegado Marcelo Jacobucci será o titular do 2º DP de Taboão da Serra.

Delegado Marcelo Jacobucci será o titular do 2º DP de Taboão da Serra.

PERFIL DO DELEGADO

Delegado Marcelo Jacobucci: Ingressou na policial civil em 1988 como Investigador no Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). Depois virou delegado e atuou na capital paulista como plantonista em diversos bairros, depois atuou por quase cinco anos no Grupo de Operações Especiais (GOE), em seguida no DEIC, nas delegacias de roubo de carga, roubo de combustível e depois a frente do grupo de combate a facções criminosas. Depois atuou na Delegacia de Saúde Pública. Antes de vir para Taboão há poucos meses, foi delegado titular no 1º DP de Osasco.

ATUAÇÃO DOS CONSEG’s

Com a implementação do novo distrito, as autoridades realizaram uma nova divisão da cidade para atuação da polícia militar que tem a 2ª Cia. Do 36º BPM/M, localizada no Centro e a 4ª Cia do 36º BPM/M, no Jardim Santo Onofre. Com isso, a atuação da 2ª Cia que se limitava a região central até o Shopping, foi expandido até a Estrada Benedito Cesário de Oliveira.

Ex-presidente do Conseg do Polo Industrial Comercial e Comunitário, que abrangia a região do Pirajuçara, enaltece o novo DP e pede mais policiais.

Ex-presidente Douglas Bochete do Conseg do Pólo Industrial Comercial e Comunitário, que abrangia a região do Pirajuçara, enaltece o novo DP e pede mais policiais.

O problema é que essa expansão fez com que o Conseg do Pólo Industrial, Comercial e Comunitário passasse a ter a mesma área de atuação que o Conseg Monte Alegre. E a região do Pirajuçara ficou sem nenhum. No resumo, nos próximos dias deve haver uma integração entre os atuais conselhos e a criação de um novo na região do Pirajuçara.

One Response

  1. Garcia disse:

    Parabéns pela nova delegacia, tudo muito bonito, discursos, aplausos, mas o que ninguém fala é que tiraram metade do efetivo do 1º dp, ou seja, a população nas noites e nos finais de semana terá menos policiais para atende-los, inaugurar assim é fácil, que venha o 3º.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online