Home » Espaço Aberto, Sociedade, Todas as notícias » ENTÃO, É NATAL!

ENTÃO, É NATAL!

Por Ionice Lourenço

Papai NoelPara muitos, o natal tem uma representação religiosa enquanto para outros é apenas uma data de confraternização.

Para os cristãos, o natal simboliza o nascimento de Jesus e, apesar de ocorrer discordância na data exata devido aos diversos calendários existentes, no Brasil comemoramos em 25 de Dezembro.

Embora tradicionalmente seja uma festa cristã, o natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos por ser uma data secular e de diversos costumes associados ao longo dos anos.

Parece que nesta época a magia do amor, da tolerância e da fraternidade tomam conta de nossas emoções emergindo o que temos de melhor.

Em algum momento o “Velho Noel” toca em nossas almas e reacende os nossos corações resplandecendo e contagiando o que há de melhor dentro de nós, como o riso, o abraço e a alegria.

Quem dera que o Papai Noel, figura tão representativa no imaginário infantil, desse a cada criança um pouco de felicidade, amor, paz e saúde. E que tudo isso se perpetuasse e eternizasse em suas vidas.

É Natal!

Sim, choramos pelas perdas, pelos que partiram e pelo que sofremos. Mas é, também, o momento em que podemos regressar em nossas vidas e ter a força de querer e acreditar em um novo recomeço. Em inovar, em mudar, em reconstruir.

É Natal!

É a festa da família enraizada à nossa cultura que traz o acolhimento de nossos entes queridos. O natal leva a doçura e a dádiva de cada um de nós que muitas vezes esta inerte dentro de nossa alma.

É a troca de presentes materiais, das comidas típicas e também da ajuda ao próximo, onde temos a oportunidade de presentear aquela criança que deixou sua cartinha no Correios, aquele menino da comunidade carente, aqueles que – de alma bondosa – pegam inúmeras sacolinhas de natal. Que bem isso nos faz! Pois não só o consumismo nos consome.

É Natal!

Espero que as árvores simbolizem o crescimento da paz, que as luzes incendeiem os nossos corações e que o brilho não se perca dentro de nós. Que o Papai Noel traga tudo o que você pediu e o que você esqueceu de pedir também.

Ionice Lourenço: Psicóloga Clínica

 Rua Elizabeta Lips 129 – Jd Bom tempo – Taboão da Serra

2 Responses

  1. Sandra disse:

    Lindo texto!

    Ionice, além de uma excelente Psicóloga escreve textos de uma simplicidade, próprio dela, que gostoso de se ler.

    Que neste natal possamos receber Jesus, este menino que quer nascer dentro do nosso coração, para nos dar segurança e esperança.

    Sandra

  2. solange disse:

    lindas palavras e verdadeiras esse é o Natal que vimos embora para muitas pessoas seja apenas mais um dia e não param pra pensar que é uma epoca pra se refletir, pensar e agradeçer

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online