Home » Todas as notícias » Escolas estaduais em Taboão avançam no Ideb, mas não alcançam nota mínima

Escolas estaduais em Taboão avançam no Ideb, mas não alcançam nota mínima

Por Allan dos Reis, direto da redação

O resultado do Ideb nas escolas municipais divulgado há poucos dias foi amplamente comemorado por ter ultrapassado a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O ensino fundamental I tinha como meta para 2015 a nota 5.8, mas atingiu a nota 6.4, acima do previsto para 2017. Mas quais foram as notas das escolas sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo?

Sala de aula da escola Antonio Inácio Maciel, que no fundamental I ultrapassou a nota do Ideb e no fundamental II não alcançou. (Foto: Site da Analice Fernandes)

Sala de aula da escola Antonio Inácio Maciel, que no fundamental I ultrapassou a nota do Ideb e no fundamental II não alcançou. (Foto: Site da Analice Fernandes)

Vamos começar com a boa notícia. As três escolas estaduais (Antônio Inácio Maciel, Professor Fernando Milano e Professor João Caly) com o ensino o fundamental I também superaram a meta do MEC, que era 5.8, e tiraram 6.4.

“Temos ainda em Taboão da Serra algumas escolas que a gente tem o ciclo um (4ª série/5ºano) e a gente atingiu a meta. Estamos felizes porque em alguns casos a gente ultrapassou em muito. Isso significa que estamos no caminho correto na formação e acompanhamento”, celebrou a Maria das Mercês, dirigente regional de ensino, da Diretoria Regional de Ensino de Taboão da Serra.

Dirigente de Ensino de Taboão da Serra comenta o resultado do Ideb das escolas estaduais.

Dirigente de Ensino de Taboão da Serra comenta o resultado do Ideb das escolas estaduais.

A má notícia é que no ensino fundamental II (8ªsérie/9ºano), o desempenho no Ideb foi de 4.8 sendo que a meta projetada era de 5.1 para 2015. No ano de 2013, as escolas estaduais também não haviam alcançado a meta. Dados da diretoria de ensino revelam que 3.454 alunos participaram da Prova Brasil, que serve de base para formulação do índice.

“Individualmente nas escolas houve um progresso. O que a gente não conseguiu é atingir a meta estabelecida. A gente conseguiu atingir [a meta em] 50% das escolas, mas a gente sente que houve acompanhamente, houve formação e houve avanço. Nenhuma escola regrediu. Todas avançaram e algumas não foram suficientes para atingir a meta. Mas estamos muito felizes. Se pegar escolar por escola você percebe a linha de avanço. É isso que a gente quer”, justificou Mercês.

Ela afirma que só com investimento nos professores será possível alcançar a meta. E isso está sendo feito. “Se não investir na formação do professor, não tem aprendizagem do aluno. E é isso que estamos fazendo. Temos os professores/coordenadores da oficina pedagógica, que investem nessa formação mensal dos professores, dos professores coordenadores, dos gestores. Além disto, temos trazidos palestrantes para complementar a nossa formação”, completou a dirigente.

Além de Taboão da Serra, ela também é responsável pelas escolas estaduais do município de Embu das Artes, que alcançou a meta no Fundamental I e não conseguiu no Fundamental II.

ideb-2015-taboao-escolas-estaduais

Ideb 2015 das escolas estaduais de Taboão da Serra.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online