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Está em Taboão da Serra a 1ª escola de inglês do mundo a usar Realidade Virtual e Aumentada na aprendizagem do idioma

Da assessoria

A UPTIME, que possui unidade em Taboão da Serra e em outras 16 unidades na Capital e na Grande São Paulo, é a primeira rede de escola de idiomas do mundo a utilizar realidade virtual e aumentada (AVR) no ensino do inglês. O uso dessa tecnologia disruptiva na educação garante um processo de aprendizagem acelerado e maior fixação do conteúdo exposto, além de um estudo mais interativo e dinâmico.

UPTime de Taboão da Serra usa realidade virtual para auxiliar aprendizado dos alunos. (Foto: Divulgação)

UPTime de Taboão da Serra usa realidade virtual para auxiliar aprendizado dos alunos. (Foto: Divulgação)

O material em AVR foi desenvolvido pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento do UPTIME Group, em parceria com a EON Reality, empresa líder mundial em realidade virtual e aumentada.

Um aplicativo que possibilita o acesso à tecnologia AVR foi lançado pela UPTIME. Por meio dele, de um óculos de realidade virtual e de um smartphone, o aprendiz da língua inglesa terá uma ajuda extra no alcance do domínio do idioma. Por isso, nesta primeira fase, o foco são os alunos do curso College, aqueles que estão em processo de aquisição da fluência em inglês.

Os temas da realidade virtual e aumentada abordados pela UPTIME são acerca do cotidiano de um intercambista, vivendo junto a uma família norte-americana. “A ambientação em AVR proporciona uma experiência praticamente imersiva. Estamos aproximando o momento de estudo do aluno com o momento da prática”, explica Sérgio de Souza Monteiro, Chairman do UPTIME Group.

O app “AVR UPTIME” já está disponível gratuitamente para os alunos, nas lojas de aplicativos App Store e Google Play. Os óculos de realidade virtual serão entregues para os novos alunos do curso College (matriculados a partir de julho). Para os alunos já ativos no curso, as unidades UPTIME disponibilizarão um modelo para a realização das atividades nas dependências da escola. Lembrando que a prática das atividades disponíveis no aplicativo AVR UPTIME também é possível sem os óculos de realidade virtual.

A novidade soma os benefícios da tecnologia aos sempre inovadores diferenciais da UPTIME. A escola de idiomas já vem revolucionando o ensino desde 2001, ano de sua fundação, ao garantir fluência em inglês em 12 meses de curso, por meio da aplicação de conhecimentos de mnemônica e neurolinguística.

Saiba mais sobre a aplicação da realidade virtual e aumentada

A realidade virtual é uma tecnologia de interface que possibilita a imersão do usuário em um ambiente simulado, por meio do uso de displays como óculos e headsets que induzem efeitos visuais, sonoros e, às vezes, táteis.

Para utilizá-la, é preciso um software, um headset e um smartphone. Deste modo, com um smartphone compatível com a tecnologia VR acoplado a um headset que possibilite um display na frente dos olhos, é possível criar, em tamanho real, um ambiente tridimensional.

Já a realidade aumentada, é uma tecnologia que une objetos do mundo virtual a outros do mundo real. Dessa forma, as realidades digital e concreta coexistem, gerando uma maior interação do indivíduo com um universo que está fisicamente fora do seu alcance. Para utilizar a AR, você precisa também de smartphone, um código e um software (aplicativo) que leia esse código. É formada, então, a imagem virtual 3D que mescla com o mundo real.

Desde o meio do ano passado, ambas as tecnologias passaram a ter outras aplicações, além da indústria de games. As áreas da saúde, do esporte, da engenharia e do marketing também estão se adequando conforme o desenvolvimento e ampliação do sistema AVR. E assim como foi com a internet, a tendência é que a realidade virtual e aumentada promova uma mudança de comportamento.

Segundo a International Data Corporation – empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação – os investimentos em AVR só vêm aumentando: US$ 570 milhões (2015), US$ 5,2 bilhões (2016) e US$ 162 bilhões (valor estimado para 2020).

A América do Norte domina o desenvolvimento de realidade virtual e aumentada. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado vai movimentar US$ 24 bilhões da indústria local até 2024, segundo o Global Market Insights, empresa norte-americana, fornecedora de serviços de consultoria e pesquisa de mercado global. Europa e Ásia chegam como, respectivamente, segundo e terceiro maiores mercados das tecnologias. Veja alguns números:

– US$ 35 bilhões movimentarão o mercado de AVR até 2025 (Fonte: Goldman Sachs);

– 72% das pessoas que conhecem a tecnologia são favoráveis (Fonte:

ReportLinker);

– 171 milhões de usuários até 2018 (Fonte: Statista)

– 2017 será o ano em que a venda de dispositivos movimentará US$ 5 bilhões (Fonte: Statista)

A educação é outro segmento que tem um prometido crescimento para os próximos anos. Até 2025, US$ 700 milhões serão investidos nesta tecnologia na educação, de acordo com o Goldman Sachs.


SERVIÇO:

UPTime Taboão da Serra

Rua Thereza Maria Luizetto, 195 – Jardim Santa Luzia

Informações: (11) 2857-9300 – www.facebook.com/uptimetaboaodaserra

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