Home » Todas as notícias » Evento no Cemur marca início das atividades do Outubro Rosa em Taboão

Evento no Cemur marca início das atividades do Outubro Rosa em Taboão

Por Allan dos Reis, no Centro

A manhã desta quinta-feira (5) marcou a abertura oficial das atividades do Outubro Rosa por parte da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra. Cerca de 400 pessoas foram até o Cemur prestigiar o evento, que além de muita agitação, teve duas palestras reforçando a importância da prevenção do câncer de mama.

Secretária de saúde Raquel Zaicaner abre Outubro Rosa em Taboão da Serra.

Secretária de saúde Raquel Zaicaner abre Outubro Rosa em Taboão da Serra.

“Outubro Rosa é um alerta internacional sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Desde 2013 fazemos esse lembrete sobre a importância da detecção precoce. Quanto mais cedo à mulher descobre e mais cedo tem acesso ao tratamento, maiores as chances de cura e menores as sequelas. A abertura oficial no Cemur mobilizou a população e tivemos a presença dos funcionários da saúde, universidades e associações”, diz a secretária de saúde Raquel Zaicaner.

O vice-prefeito Laércio Lopes diz que “os números assustam”. A estimativa para o ano de 2016 de câncer de mama foi de quase 60 mil novos casos. Ele também destacou um projeto de Taboão da Serra que arrecada cabelos para fazer perucas a mulheres vítimas da doença. A vereadora Priscila Sampaio (PRB) reforçou a importância do autoexame e lembrou que os homens tem papel importante na descoberta da doença.

A coordenadora dos direitos da mulher Sueli Amoedo reforçou que a campanha do Outubro Rosa está se intensificando e “que a demanda da mamografia está totalmente em dia”.

Estão previstas caminhadas, as unidades de saúde tem programação própria para conscientização das mulheres, alguns prédios públicos estão iluminados de rosa para chamar a atenção, exames (inclusive extras) de mamografias, um quiosque da coordenadoria dentro do Shopping Taboão para orientação às mulheres.

Cemur realiza abertura do Outubro Rosa em Taboão da Serra

Cemur realiza abertura do Outubro Rosa em Taboão da Serra

A abertura teve ainda a participação dos corais do Centro de Convivência do Idoso e da Coordenadoria dos Direitos da Mulher. Depois dos discursos da classe política, o público assistiu as palestras do médico ginecologista Nicolau Caivano e da terapeuta Silvia Helena Arruda. Houve ainda a dança circular com Marta Medeiros e música com Michele Oliver e Zulu.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online