Home » Sociedade, Todas as notícias » Evilásio agora diz inaugurar ginásio em agosto; obra acaba dia 27, fala empresa

Evilásio agora diz inaugurar ginásio em agosto; obra acaba dia 27, fala empresa

Adilson Oliveira, no Pirajuçara, em Taboão da Serra

Após prometer para junho e depois para este mês que termina, o prefeito Evilásio Farias (PSB) diz agora que o ginásio poliesportivo no Parque São Joaquim, no Pirajuçara, será entregue à população em agosto, a menos de dois meses das eleições municipais. A obra, iniciada em 2006 e cuja inauguração foi anunciada mais de cinco vezes, já tem atraso de quatro anos, demora que fez o custo subir 35%. Com valor original de 1,662 milhão, a construção já estaria em R$ 2,253 milhões. A arena na periferia tem capacidade para 3 mil pessoas.

Evilásio afirmou em maio durante entrevista para anunciar pacote de obras até o fim do governo que o ginásio – com quadra de 42m x 22m, medidas para competições internacionais – seria, finalmente, inaugurado em 30 de junho. Na data, o Taboão em Foco lembrou que o prazo expirou. “Acabou o tempo”, admitiu o prefeito, mas debitou na conta do banco que libera o recurso. “Infelizmente, a Caixa não saldou, como eu esperava e eles prometeram, mais ou menos R$ 400 mil que devem à empresa [contratada], e atrasou um pouquinho”, disse.

Ele prometeu a inauguração “em poucos dias”, mas não precisou data. “Não sei, depende da Caixa. A prefeitura não deve mais um centavo de contrapartida. [É] Um recurso [do recurso federal] que fui buscar quando deputado, que quase não consegui, quem estava lá [na prefeitura] não queria assinar para receber o dinheiro”, disse Evilásio, em crítica a Fernando Fernandes (PSDB). O ex-prefeito não foi localizado para comentar. “Fui buscar mais recursos como prefeito. Infelizmente, os trâmites na Caixa estão muito lentos”, completou Evilásio.

Interior do ginásio no Pirajuçara com paredes em branco e laranja e piso de madeira no início da etapa de raspagem

Indagado se a inauguração seria no mês seguinte, ele afirmou que, “em julho, com certeza”. “Me dê mais um mês de tolerância”, disse ainda. No início do mês, a prefeitura informou que “em 15 dias, se não houver problemas burocráticos na liberação da verba do Ministério do Esporte, o ginásio estará pronto para ser entregue à população”. Sábado retrasado, dia 21, porém, reunido com servidores comissionados em comitê do candidato a prefeito Aprígio (PSB), Evilásio falou que o “ginásio do Pirajuçara será inaugurado no mês que vem”.

Paralisada em 2009 e em ritmo lento por vários meses, a obra se arrasta por conta de “dificuldades” no terreno, além de repasse de recursos, segundo a empreiteira. “O projeto teve alterações, metade do terreno era ribanceira, e foi viabilizado com inteligência pela prefeitura, mas exigiu outro corte, aterro e nova fundação”, disse ao TF Sérgio Schildt, dono da Recoma. “Outro problema foi a burocracia da Caixa, que só agora [julho] resolveu a questão dos pagamentos”, afirmou. Ele disse ainda que a obra “era para levar dois anos, até menos”.

Segundo Schildt, que nega pendência da empresa junto ao banco para o atraso, “só faltam detalhes” para a conclusão, e o ginásio estará pronto dia 27 de agosto. Nesta segunda-feira, dia 30, o piso de madeira começou a ser raspado, para poder receber aplicação de verniz e demarcação, e faltava pintar 25% da área interna e 40%, externa. A obra, que ficou 11 dias sem material, só tinha uma lata ontem e aguardava encomenda para término da pintura até sábado. Uma tinta que falta foi usada errado na arquibancada, que, cinza, terá de ser repintada.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online