Home » Política, Todas as notícias » Ex-prefeito Evilásio tem mais uma conta rejeitada pela Câmara; LDO e outros projetos são aprovados

Ex-prefeito Evilásio tem mais uma conta rejeitada pela Câmara; LDO e outros projetos são aprovados

Por Allan dos Reis e Gilmar Júnior, no Jardim Helena

Tomando por base um parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, os vereadores rejeitaram por maioria de votos as contas de 2011 do ex-prefeito Evilásio Farias, que não compareceu e nem enviou representante para efetuar a sua defesa em plenário. Os vereadores Professor Moreira (PT), Luiz Lune (PC do B) e Luzia Aprígio (PSB) votaram pela aprovação das contas. O líder do governo Eduardo Nóbrega (PR) não compareceu a sessão.

Prefeito Evilásio Farias tem mais uma conta de sua gestão reprovada pelo TCE-SP. (Foto: Arquivo)

Prefeito Evilásio Farias tem mais uma conta de sua gestão reprovada pelo TCE-SP e pela Câmara. (Foto: Arquivo)

A argumentação da base governista levou em consideração os diversos apontamentos feitos pelo TC como a falta de investimentos na educação, problemas na licitação, entre outros. Curiosamente coube ao vereador Marco Porta (PRB), ex-secretário de governo e finanças do Evilásio entre maio de 2011 e abril de 2012, atacar a má administração do ex-prefeito.

“Nós estamos reconhecendo a competência técnica [do TCE] que nos dá condições que não vamos cometer erros [na análise]. A votação é das contas e não a pessoa do Evilásio. […] O problema não foi o projeto, foi fazer as contas”, argumentou Porta.

Vereador Marco Porta foi secretário em 2011 no governo Evilásio, mas diz que informava os erros e o mandatário não tomava providências.

Vereador Marco Porta foi secretário em 2011 no governo Evilásio, mas diz que informava os erros e o mandatário não tomava providências.

Ele afirmou ao Taboão em Foco que “todos os erros já estavam [feitos]” quando assumiu o cargo e que pedia providências. Porém, “ele [Evilásio] preferia não tomar com o secretário. Ele preferia tomar junto com a diretora de contabilidade”, justificou o vereador.

A defesa do ex-prefeito ficou por conta do vereador Moreira, que votou favorável às contas. “(O governo Evilásio) preparou todas as bases democráticas para que as instituições funcionassem a favor da sociedade. Infelizmente, o governo (Fernando Fernandes – PSDB) que se instalou, não está ouvindo a sociedade. Esse é o governo dos dias melhores que estamos vendo em Taboão da Serra”, argumentou.

A vereadora Luzia também destacou que “o prefeito Evilásio fez muitas coisas boas por nossa cidade. Claro que algumas coisas deram errado”, justificou.

Professor Moreira e Luzia Aprígio destacaram os avanços do ex-prefeito Evilásio a frente da Prefeitura de Taboão da Serra.

Professor Moreira e Luzia Aprígio destacaram os avanços do ex-prefeito Evilásio a frente da Prefeitura de Taboão da Serra.

Vereador de oposição na gestão Evilásio, o presidente da Câmara, Cido (DEM), não poupou críticas. “Essa Casa estaria cometendo um crime se aprovasse essas contas. […] se fosse só em uma área [as rejeições do TCE], mas são em várias. O que estamos falando aqui é de crime”, discursou. Para ele, o “TCE é apolítico e rejeita ou aprova as contas de acordo com a administração que zela pela moralidade”.

LDO É APROVADA

Sem nenhuma discussão, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) teve a sua segunda votação, seguindo o rito natural do processo que inclui uma primeira votação e uma audiência pública. Na audiência realizada em junho, o vereador Marco Porta (PRB), que também é presidente da Comissão de Finanças, explicou que a LDO vai dar uma noção de onde será gasto o dinheiro arrecadado em 2015, que por sua vez, obedecerá aos critérios da lei, do município, Estado e União.

OUTROS PROJETOS

Dois projetos apresentados em regime de urgência foram aprovados. Um de autoria da mesa diretora que autoriza a abertura de um concurso municipal para a contratação de três auxiliares de serviços gerais, cinco auxiliares de limpeza, seis porteiros e um motorista. O outro projeto, de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD), autoriza o executivo a recolher na casa dos munícipes de Taboão da Serra os animais domésticos mortos. “Hoje, infelizmente, os animais quando falecem são tratados como lixo. Esse projeto visa dar dignidade ao animal que nos acompanhou em nossa vida”, diz. Conforme consta no projeto, após o recolhimento, o bicho de estimação é encaminhado ao centro de zoonoses.

One Response

  1. […] Tomando por base um parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, os vereadores rejeitaram por maioria de votos as contas de 2011 do ex-prefeito Evilásio Farias, que não compareceu e nem enviou representante para efetuar a sua defesa em plenário. Os vereadores Professor Moreira (PT), Luiz Lune (PCdoB) e Luzia Aprígio (PSB) votaram pela aprovação das contas. O líder do governo Eduardo Nóbrega (PR) não compareceu a sessão. A argumentação da base governista levou em consideração os diversos apontamentos feitos pelo TC como a falta de investimentos na educação, problemas na licitação, entre outros. Curiosamente coube ao vereador Marco Porta (PRB), ex-secretário de governo e finanças do Evilásio entre maio de 2011 e abril de 2012, atacar a má administração do ex-prefeito. “Nós estamos reconhecendo a competência técnica [do TCE] que nos dá condições que não vamos cometer erros [na análise]. A votação é das contas e não a pessoa do Evilásio. […] O problema não foi o projeto, foi fazer as contas”, argumentou Porta. Moreira e Dona Luzia destacaram as realizações do ex-prefeito A defesa do ex-prefeito ficou por conta do vereador Moreira, que votou favorável às contas. “(O governo Evilásio) preparou todas as bases democráticas para que as instituições funcionassem a favor da sociedade. Infelizmente, o governo (Fernando Fernandes – PSDB) que se instalou, não está ouvindo a sociedade. Esse é o governo dos dias melhores que estamos vendo em Taboão da Serra”, argumentou. A vereadora Luzia também destacou que “o prefeito Evilásio fez muitas coisas boas por nossa cidade. Claro que algumas coisas deram errado”, justificou. Fonte: Taboão em Foco […]

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online