Home » Sociedade, Todas as notícias » Farmacêuticos realizam orientação gratuita na Praça Nicola Vivilechio

Farmacêuticos realizam orientação gratuita na Praça Nicola Vivilechio

Por Allan dos Reis, no Centro de Taboão da Serra

O Conselho Regional de Farmácia (CRF) realizou na Praça Nicola Vivilechio mais uma edição do evento “Farmacêutico na Praça” em Taboão da Serra e atendeu cerca de 230 pessoas de forma gratuita, que puderam medir a pressão, aferir o nível de glicemia e receberam a orientação de farmacêuticos. No local ainda teve apresentação de capoeira, teatro e brinquedos para uso de crianças.

Moradores de Taboão da Serra e região receberam orientação farmacêutica gratuita.

Moradores de Taboão da Serra e região receberam orientação farmacêutica gratuita.

O vereador Cido (DEM) foi um dos idealizadores deste projeto junto com o CRF. “O farmacêutico na praça é uma maneira que o Conselho Regional de Farmácia encontrou para trazer o farmacêutico para mais próximo da população, que tem capacidade e condições de falar sobre interação medicamentosa”, explica. Formado em farmácia, Cido também dá aulas no curso de “Auxiliar de Farmácia|” em uma ONG da periferia de Taboão.

Vereador Cido, que também é farmacêutico, orienta mulher durante evento em Taboão da Serra.

Vereador Cido, que também é farmacêutico, orienta mulher durante evento em Taboão da Serra.

Ao lado de sua mãe, Silvia Cristina Moreira, aprovou a consulta gratuita. “Eu estava no oftalmologista com a minha mãe e vimos à movimentação e decidimos parar. Fizemos os exames e está tudo bem”, comemorou.

Coordenador do curso de Farmácia em faculdade da região, Francisco Correa destacou o papel do farmacêutico.

Coordenador do curso de Farmácia em faculdade da região, Francisco Correa destacou o papel do farmacêutico.

O farmacêutico Francisco Correa, coordenador do curso de Farmácia na Faculdade Anhanguera Campo Limpo, destaca os profissionais desta área são os mais acessíveis a população e afirma que um dos principais papéis da categoria é dar orientação aos pacientes.

“O farmacêutico era visto só como aquele que entregava medicamentos. Mas hoje você consegue dar orientações aos pacientes para que ele melhore o seu estilo de vida. O farmacêutico orienta e com alguns dados, como pressão e glicemia, podemos orientar para que a pessoa vá ao médico e consiga [através de exames] informações mais detalhadas”, explica Correa, que exemplificou que uma senhora com a pressão muito alta e foi encaminhada a um pronto socorro.

Em passagem pela praça, a secretária de saúde Raquel Zacainer enalteceu a parceria com o Conselho e destacou que “todas as unidades de saúde de Taboão da Serra tem farmacêutico” e que em breve o município deve “servir em breve de campo de estágio para as faculdades de farmácia”, diz.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online