Fernando cogita creche no Comunitário; Aprígio promete segurança no Salete

Adilson Oliveira, no Jardim Comunitário e no Jardim Novo Record, em Taboão da Serra

O candidato a prefeito Fernando Fernandes (PSDB) visitou nesta quarta-feira, dia 1º, o Jardim Comunitário, à tarde, e ouviu queixas de falta de médicos e remédios no posto de saúde na região e sobre galpão que seria da prefeitura e não usado para atender a comunidade. Chamado a participar do corpo a corpo, um líder do bairro postulante a vereador abordou moradores para pedir voto no tucano e disse que “esse homem, ganhando as eleições, não vai deixar uma viela suja”, exemplificou. “O meu compromisso é 8 anos”, disse Fernando.

Ao lado de líder no bairro (dir.), Fernando faz corpo a corpo com moradores no Comunitário e ouve queixas da saúde

O Comunitário recebe obras de urbanização do governo Evilásio Farias (PSB), por meio de programa federal. “Vou manter as melhorias que eles vêm recebendo, andaram espalhando que se o Fernando ganhar a eleição destruiria o que foi feito. Um absurdo”, disse ele ao TF. “Eu propus fazer uma grande assembleia na hora adequada, quando a gente chegar à prefeitura, e decidir junto com a população o destino que iremos dar àquele galpão, me parece que a maioria pensa numa quadra poliesportiva e creche para a região”, completou o tucano.

O candidato a prefeito Aprígio (PSB) conversou com moradores e comerciantes na avenida Cid Nelson Jordano, no Jardim Salete, e na nova via à margem do córrego Ponte Alta, no Jardim Novo Record, e disse que a principal reivindicação foi o combate à criminalidade. “Eles estão reclamando muito, como em quase toda a cidade, da falta de segurança. Saúde e transporte, aqui, também está faltando muito. Eu me comprometi com eles para a partir do ano que vem rever essa situação e tentar trazer melhorias para esta região”, disse Aprígio ao TF.

Ele se deparou com moradores que reclamaram de serem obrigados a desocupar as casas que estão mais próximas ao córrego, em não conformidade com projeto de revitalização da área que inclui conjunto habitacional já construído. “Há uma exigência do governo do Estado para recuar 30 metros da canalização, e alguns moradores resistem, não querem sair, e com razão, já investiram aqui. Meu compromisso nunca é destruir, sempre é construir, reformar. Teria que preservar o que tem aqui, deixando as famílias no local”, disse Aprígio.

Aprígio caminha em rua de terra no Jardim Novo Record com urbanização em curso e conjunto habitacional concluído

Nesta quinta-feira, dia 2, Fernando faz campanha no Jardim São Salvador, com início às 14h diante do supermercado Faixa Azul. Aprígio volta ao Jardim Monte Alegre e desta vez caminha pela avenida José André de Moraes, com saída às 9h. O candidato do PSOL a prefeito, Stan, conversa com eleitores e panfleta propostas em frente à Cinpal no portão para a estrada Benedito Césario de Oliveira, a partir das 13h. A atividade estava prevista para esta quarta-feira, mas foi adiada. A coligação não informou o motivo da mudança na agenda.

0 comentário em “Fernando cogita creche no Comunitário; Aprígio promete segurança no Salete”

  1. Prezado Adilson,

    sou integralmente confiante em sua isenção, mas tomo a liberdade de comentar coisas que ocorrem nessa espécie de ‘sincronização’ da cobertura do corpo-a-corpo das campanhas, isto é, existe um equilíbrio de propostas e promessas entre os candidatos, baixíssima crítica ao atual prefeito, fotos sempre exibindo candidato e vice conversando com as pessoas, ambiente alegre e cordial.

    Creio que essa ‘acomodação’ do noticiário se deva a uma tentativa de nos ‘proteger’ (população e eleitores) das mazelas eleitorais, tarefa esta que, convenhamos, não é atributo do jornalismo.

    Veja então, Adilson, a matéria acima, tudo bonitinho como se essas passeatas fossem uma rica troca de ideias entre candidatos e o povo, o que encobre a dura realidade que todos percebem e sentem na carne, você inclusive, de uma cidade que maltrata seus habitantes, açoitando-os com um descaso, uma degradação e um aviltamento legal sem precedente na nossa história em nossos mais de 50 anos de emancipação.

    Exemplo dramático é a disparidade da edição de fotos (acredito não intencional, repito): Fernando (sem o vice, que está de licença) sorridente e atento aos seus interlocutores, um ‘padinho’ simpático e tranquilo versus um Aprígio sozinho, afastando-se de seus porta-bandeiras, cara de que está procurando um lugar pra fazer xixi. É preciso atenção nesses aspectos porque, além de essas matérias se constituírem em verdadeiros ‘informes publicitários gratuitos’, elas direcionam sim a simpatia, a aprovação e portanto o voto de quem as lê, tarefa que pertence à propaganda eleitoral de cada candidato e não aos jornais eletrônicos e impressos.

    Ontem, um conhecido frequentador do Facebook postou uma foto de campanha do dr.Fernando na qual foi acrescentado o recurso 3-D. O autor disse que fez isso porque a foto transmitia alegria e entusiasmo e merecia, por isso, esta intervenção. Nada a ver, segundo ele, com preferência eleitoral. Um pouco antes, no mesmo dia, numa foto em que os candidatos Aprígio e Wagner estão na última fila de uma foto com o Lula, nosso amigo artista, os esculhambou porque eles (os candidatos) haviam divulgado a foto oficialmente (eu só me lembro de tê-la visto no TF e, talvez no Portal, mas como NOTÍCIA, e não como release de campanha, neste caso, merecedora de uma gozada do tipo ‘charge fotográfica’, montagens que ele faz, em geral com competência e algumas vezes com maestria, sendo notório o fato recente de que a Justiça permitiu uma dessas piadas gráficas porque as atitudes do prefeito Evilásio justificavam essas ridicularizações que, ademais, a liberdade de expressão garante).

    Ainda não sei em quem vou votar para prefeito e isso não deve interessar a ninguém. Mas talvez alguns gatos escaldados concordem com estes comentários. Bom dia a todos.

  2. Concorodo com o Sr José,a impressão que dá é que o jornal está apoiando a campanha do candidato acima, pois só se veem matérias positivas a seu respeito. E outra, tratam como se o municípuo só tivesse duas alternativas aprefeito dessa cidade, o que é um engano, temos o candidato STAN do PSOL, o qual o Taboão em foco coloca apenas “algumas notinhas de rodapé”, e mesmo assim, muitas vezes menos prezando sua campanha. Concoro que a candidatura do STAN não aparece tanto quanto a dos outros dois candidatos, mas é porque nossa campanha é financiada pelo trabalho e esforço de cada candidato. Não temos esse “rios de dinheiro” que os outros dispoem para pagar cabos eleitorais, carros de som, outdoors, etc e tal. É a campanha do totão contra a do milhão. Fica aqui o meu desabafo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.