Home » Todas as notícias » Fernando minimiza pré-candidaturas de ex-prefeitos e ‘escolhe’ apenas Aprígio como adversário

Fernando minimiza pré-candidaturas de ex-prefeitos e ‘escolhe’ apenas Aprígio como adversário

Por Allan dos Reis, no Jardim Clementino

Faltando poucos dias para o início oficial das campanhas eleitorais, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), pré-candidato à reeleição, deve ter mais de cinco adversários, sendo dois deles ex-prefeitos do município. Apesar disto, o atual mandatário afirma que a “disputa real” é com o Aprígio.

Questionado sobre a possibilidade de enfrentar dois ex-prefeitos, Evilásio Farias e Vicente Buscarini, nas eleições de outubro, Fernandes minimizou a participação de ambos por motivos distintos. “Seria interessante se esse fosse um cenário real, mas não é. […] O nosso adversário é o Aprígio”, afirma Fernandes.

Fernando 'elege' Aprígio como único adversário, ataca Evilásio e tenta o apoio de Buscarini.

Fernando ‘elege’ Aprígio como único adversário, ataca Evilásio e tenta o apoio de Buscarini.

Como o número de eleitores de Taboão da Serra ultrapassou a casa dos 200 mil, o candidato necessita de mais de 50% dos votos válidos para ganhar no primeiro turno. Caso contrário, os dois mais votados disputam o segundo turno no final do mês de outubro.

QUESTÕES JURÍDICAS

O ex-prefeito Evilásio Farias [2005 a 2012], do PSB, teve quase todas as suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pela Câmara Municipal. Em tese, ele se encaixaria na Lei da Ficha Limpa e teria sua candidatura inviabilizada. Porém, há poucos dias, o ex-mandatário conseguiu liminares anulando as decisões dos vereadores.

“O Evilásio não arrumou liminar anulando decisões [da Câmara Municipal que rejeitou suas contas]. Ele arrumou uma liminar que dá direito dele inserir alguma coisa na defesa dele e para que a Câmara apresente as suas alegações já que ele alega que não teve defesa”, diz Fernandes.

Evilásio já está nas ruas fazendo sua pré-campanha. (Foto: Reprodução)

Evilásio já está nas ruas fazendo sua pré-campanha. (Foto: Reprodução)

Ele lembrou que o ex-prefeito também tem uma condenação da época em que foi vereador do município. “O maior problema do Evilásio são os congressos. Ele está inelegível. […] Com uma liminar pode registrar a candidatura, mas quando tem a possibilidade de segundo turno, tem que julgar o mérito. E ele vai perder”, garante.

Procurado, Evilásio Farias afirmou por telefone que conseguiu as liminares invalidando previamente as decisões da Câmara. Sobre os congressos, que ele e uma série de ex-vereadores foram condenados a devolver dinheiro aos cofres públicos por receberem diárias para participação de congressos em outras cidades, ele garante que não será empecilho e que o prazo de inelegibilidade já findou.

SÓ TEM UM PARTIDO

Já sobre a pré-candidatura do ex-prefeito Vicente Buscarini [1982-1988 e 1992 a 1996], do PV, o atual prefeito Fernando afirma que o mesmo está fora da cidade há muito tempo e por enquanto não há apoio de outros partidos.

“A candidatura do Buscarini, que tem apenas um partido, que é o PV. Tenho grande respeito por ele, que foi um grande prefeito, mas ele está 20 anos, não é fora da política, é fora da cidade. Então não me engano”, duvida Fernandes.

Buscarini tem feito uma série de visitas durante sua pré-campanha. (Foto: Reprodução)

Buscarini tem feito uma série de visitas durante sua pré-campanha. (Foto: Reprodução)

Em seguida, ele revelou que ainda tenta conseguir o seu apoio. “Ele é muito bem-vindo ao grupo. A Arlete [secretária de assistência social] conversou com Buscarini e convidou para vir ao nosso grupo. Tem muito conhecimento e foi prefeito por duas vezes. Teria muito orgulho e prazer em vir ao nosso grupo”, completou.

Por telefone, Buscarini afirmou ao Taboão em Foco que “a hipótese de apoiar o Fernando é zero. Ele está preocupado. Vamos nos encontrar no segundo turno”, diz. Em seguida, completou. “Eu o respeito como prefeito da cidade, mas não colocaria meu nome se não tivesse certeza dos meus ideais. Sei da minha importância no cenário político”.

One Response

  1. MARCOS SERGIO disse:

    Para mim como eleitor a Cidade tem apenas três Candidatos , Fernando,Aprígio e Buscarine .
    Quanto ao tempo longe de Taboão por parte do Buscarine , acredito que não seja muito difícil para ele rever a Cidade pois a Cidade não é tão extença , queremos ver as propostas para a Cidade .

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online