Home » Sociedade, Todas as notícias » Forte chuva desta quarta alaga ruas de Taboão e dá prejuízos a moradores e comerciantes

Forte chuva desta quarta alaga ruas de Taboão e dá prejuízos a moradores e comerciantes

Por Allan dos Reis, no Jardim Santa Luzia

Os moradores e comerciantes da região central de Taboão da Serra sofreram com mais uma enchente após uma forte – e rápida – chuva no final da tarde desta quarta-feira (27). E com tem sido rotina, as águas alagaram também a Rodovia Régis Bittencourt, próximo ao retorno do Parque Pinheiros, o final da Estrada São Francisco, a Travessa das Cigarreiras, na Praça Nicola Vivilechio e uma travessa da Rua das Camélias, no Parque Assunção.

Homem caminha em rua alagada no Centro de Taboão da Serra.

Homem caminha em rua alagada no Centro de Taboão da Serra.

O temporal começou por volta das 15h30 e minutos depois transbordou o Córrego Poá vazando água pelas ruas do Jardim Santa Luzia e no Parque Assunção. Como de costume, foram as ruas José Soares de Azevedo e Getúlio Vargas as mais atingidas. Casas, comércios e muitos veículos foram danificados pela nova enchente. Desta vez, as viaturas que estavamo no estacionamento da 4ª Companhia da PM foram retiradas a tempo.

A reportagem do Taboão em Foco esteve no conversou com alguns moradores. Muitos deles – céticos – reforçaram apenas que a situação piorou após a canalização do córrego, que ainda está incompleta. Novamente alertaram que a água subiu muito rápida e quase nada pode ser feito.

Morador de Itapecerica da Serra ficou no prejuízo.

Morador de Itapecerica da Serra ficou no prejuízo.

Morador da cidade de Itapecerica da Serra, Felipe Guerra Magalhães, trouxe a esposa gestante para uma consulta em hospital da região e foi um dos que tiveram o veículo engolido pelas águas. Ele disse que não sabia que o local inundava.

“Foi uma chuva rápida e de poucos minutos, mas quando a gente saiu do hospital, as ruas estavam todas alagadas e o carro ficou totalmente alagado e acabou colidindo com outro veículo. É uma situação desesperadora. Foi muito suor meu e da minha esposa. O prejuízo é grande”, afirma Magalhães, que teve o carro guinchado pela seguradora.

Minutos depois do alagamento, equipes da Defesa Civil, do Departamento de Trânsito e a Guarda Civil Municipal auxiliavam na limpeza e no controle do trânsito na região. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Mario Gomes, o alerta da forte chuva chegou apenas quando já chovia.

“O sistema de alerta que recebemos, nós recebemos durante a chuva. Ele vem do Climatempo. Não conseguimos chegar a tempo e nem avisar o pessoal (moradores) por conta disto”, afirma Gomes.

Colchões e kit limpeza foram entregues pela Prefeitura de Taboão da Serra aos atingidos pela enchente.

Colchões e kit limpeza foram entregues pela Prefeitura de Taboão da Serra aos atingidos pela enchente.

Assim que as águas baixaram, a Prefeitura de Taboão da Serra realizou a limpeza das ruas. A Secretária de Assistência Social, Arlete Silva, visitou as residências que alagaram. Foram distribuídos alguns “Kits Limpeza” com balde, vassoura, rodo, sabão, luvas e desinfetante.

Na travessa da Rua das Camélias, que voltou a ter alagamentos apenas nos últimos meses, os moradores exigem solução e questionam: será preciso morrer alguém?

One Response

  1. Edson disse:

    Já morreram duas pessoas por causa de enchentes e não houve nenhuma resposta da prefeitura.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online