Home » Todas as notícias » Fórum discute ampliação de políticas públicas para pessoas com TEA em Taboão

Fórum discute ampliação de políticas públicas para pessoas com TEA em Taboão

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

O “1º Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Autismo” realizado pela Amarts (Associação de Defesa dos Direitos das Mulheres, Pessoas com o Espectro Autista e Doenças Raras de Taboão da Serra) e da Blue Angel com apoio do vereador Ronaldo Onishi (SD), na Câmara Municipal na manhã de sexta-feira (2).

Fórum discute políticas públicas em prol dos autistas.

Durante horas, secretários municipais, pais de crianças com autismo, profissionais que trabalham na área, entre outras pessoas, puderam discutir sobre as ações já realizadas em Taboão da Serra e também apresentar uma série de propostas, que foram agrupadas e entregues ao vereador como encaminhamentos feitos ao poder público.

“Saio daqui hoje muito feliz. Vejo o quanto nossa cidade está à frente [de outras].  E muitos [que estavam no fórum] não tinham conhecimento disto. As pessoas às vezes criticam os profissionais que estão lá na ponta tentando levar o melhor. É importante debates como esses porque mostra a verdade. Nem tudo é perfeito”, diz Onishi, que tem se destacado em ações em prol desta causa.

Discussões em torno do Fórum viram propostas para que o poder público implemente em Taboão da Serra.

A presidente da Amarts, Maria Amélia Alencar, elogiou a participação de membros do poder executivo no fórum para construção das políticas públicas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Foi elaborado um relatório deste fórum com as propostas de políticas públicas aqui sugeridas. E será encaminhado ao poder executivo, as secretarias municipais e ao legislativo para que sejam implementadas. Cabe a nós cobrarmos essas políticas, que se faz com a comunidade e o poder executivo. Quando ele se coloca a disposição para vir num fórum como esse para ouvir o anseio da população, tudo facilita”, diz Maria Amélia.

Dentre as propostas na área da saúde estão, por exemplo, o pedido para o aumento dos atendimentos individualizados e a possibilidade de terapias com o método “ABA”, que é a Análise do Comportamento Aplicada.

Print Friendly, PDF & Email

4 Responses

  1. Walter disse:

    #LulaLivre

  2. Carlos disse:

    Boa, agora sim, uma matéria que retrata o que a aconteceu!!!! Parabéns a Amarts

  3. Maria de nazare santos pigozzi disse:

    Esse jornal e muito bom aborda diversos temas entre eles sobre o autismo que merece uma atencao e conscientizacao de toda populacao

  4. Esse jornal e muito bom aborda diversos temas entre eles sobre o autismo que merece uma atencao e conscientizacao de toda populacao …

Deixe um comentario

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online