Home » Política, Todas as notícias » Fórum na Câmara de Taboão homenageia mulheres; vereadoras relatam preconceito na política

Fórum na Câmara de Taboão homenageia mulheres; vereadoras relatam preconceito na política

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

A Câmara de Taboão da Serra realizou na segunda-feira, dia 23, o “I Fórum de Mulheres” para discutir os “avanços e desafios da mulher taboanense”. De iniciativa das parlamentares Érica Franquini (PSDB), Joice Silva (PTB) e Luzia Aprígio (PSB), o evento destacou o papel delas na área política e convidou algumas mulheres para contarem suas distintas histórias de vida.

Vereadoras e o prefeito Fernando durante o "I Fórum" para discutir questões ligadas às mulheres. (Foto: Cyntia Gonçalves)

Vereadoras e o prefeito Fernando durante o “I Fórum” para discutir questões ligadas às mulheres. (Foto: Cyntia Gonçalves)

Com o plenário lotado, as pessoas – em sua grande maioria mulheres – acompanharam as falas da investigadora de polícia Regina Helena Matarazzo, da apóstola Rosires dos Santos, da dona de casa Roselita Moreira e uma longa apresentação da empresária Inocência Manoel, criadora da Inoar, empresa de cosméticos, que também ganhou uma placa com o “Voto de Louvor” aprovado recentemente pela Câmara.

A vereadora Joice lembrou os avanços na área eleitoral que as mulheres foram conquistando ao longo do último século e consolidado em 1945 e que todos devem lutar por seus espaços. “Queremos mostrar o diferencial e que a mulher tem que ocupar espaço. Nós não somos vítimas de nada. Não somos coitadas. Somos mulheres de luta”, discursou.

As vereadoras Joice, Érica e Luzia comemoram sucesso do Fórum da Mulher na Câmara de Taboão da Serra.

As vereadoras Joice, Érica e Luzia comemoram sucesso do Fórum da Mulher na Câmara de Taboão da Serra.

Já a vereadora Érica, que não esconde de ninguém se sente perseguida na política, mandou o seu recado. “Ocupar espaço na política é muito difícil e ainda sentimos preconceito. Têm [políticos] homens que tenta nos impedir, mas estamos fazendo a diferença e queremos o mesmo tratamento. Somos 55% da população”, lembrou.

Luzia “convocou as mulheres a participarem da política” e lembrou-se de preconceitos. “Fui muito criticada quando fui candidata no lugar do meu marido [ex-vereador José Aprígio]”, diz.

Prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB), que também representou a esposa e deputada Analice Fernandes. “Tudo para mulher é mais difícil que tem dificuldade em tudo. […] Vocês [vereadoras] são um grande exemplo por realizarem um evento como esse para que enalteça o valor da mulher em nossa sociedade”, destacou.

O presidente Cido (DEM) destacou o papel das parlamentares na realização do Fórum que “é prova de que a mulher tem o espaço que ela quiser” e que vão ficar marcadas na história de Taboão.

No final do evento, as esposas dos vereadores, que acompanhavam o Fórum, e outras mulheres que estavam no local também foram homenageadas.

Câmara de Taboão lotada durante Fórum de Mulheres.

Câmara de Taboão lotada durante Fórum de Mulheres.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online