Home » Sociedade, Todas as notícias » Funcionário da Prefeitura de Taboão desenvolve horta sustentável com garrafas plásticas

Funcionário da Prefeitura de Taboão desenvolve horta sustentável com garrafas plásticas

Por Vera Sampaio, da SeCom da PMTS

O funcionário de carreira da Prefeitura de Taboão da Serra Nelson Massatomi Minei desenvolveu uma forma simples, prática e sustentável para quem quer ter uma horta em casa, porém não dispõe de espaço ou tempo. O projeto intitulado “Horta PET” utiliza garrafas plásticas de água ou refrigerante sem desperdício de materiais.

Nelson, que é engenheiro civil, explica que aliou a falta de tempo à necessidade de mexer com plantas. “Como a maioria das pessoas não tem muito tempo desenvolvi um projeto hidrológico, no qual é possível plantar hortaliças em garrafas PET, sem a necessidade de regar constantemente, além de utilizar areia de construção ao invés de cascalho” – explica.

Funcionário da Prefeitura de Taboão desenvolve horta sustentável. (Foto: Divulgação / PMTS)

Diferente das demais hortas sustentáveis, no projeto do engenheiro a garrafa fica na vertical. Com o auxílio de uma tesoura ou estilete são feitas as alças nas laterais. Após o termino no funil da garrafa, é feito um corte que a separa em duas partes. Já na tampa são feitos furos por onde passará a água.

O projeto de Nelson está surtindo tantos resultados que ele já dá palestras em escolas e equipamentos não apenas de Taboão da Serra, mas também em outras cidades, como Indaiatuba. No dia 12 de junho, foi a vez dos educadores da EMEF Vinícius de Moraes, no Jardim São Judas Tadeu, aprenderem a técnica. Para quem está começando, o engenheiro sugere que sejam plantadas ervas que são temperos, como manjericão, alecrim e cebolinha.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online