Home » Sociedade, Todas as notícias » GCM e Meio Ambiente de Taboão evitam crime ambiental no Jd. Maria Rosa

GCM e Meio Ambiente de Taboão evitam crime ambiental no Jd. Maria Rosa

Por Edimon Teixeira, da SeCom da PMTS

GCM e Meio Ambiente de Taboão evitam crime ambiental no Jd. Maria Rosa. (Foto: Divulgação / PMTS)

A GCM e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Taboão da Serra paralisaram, na manhã de quinta-feira,16, aremoção de troncos e vestígios de um desmatamento ilegal em um terreno de aproximadamente de3.000 m², no Jardim Maria Rosa. Agentes da Guarda Civil flagraram a atividade após denúncia anônima do crime.

A ação aconteceu por volta das 10h, quando a Central de Comunicação da corporação alertou os guardas que patrulhava perto da área desmatada. Em ronda pelo local, os agentes se depararam com o portão que dava acesso ao terreno trancado.

No local, dezenas de árvores tombadas, algumas delas com cerca de 1metro de diâmetro. O aspecto dos troncos indicava que haviam sido cortadas há menos de 24 horas. W.L. de 35 anos, um dos quatro qualificados na ocorrência afirmou que, “apenas coordenava o trabalho de um operador de máquina para a remoção dos troncos”.

W. L. disse que não sabia dos documentos necessários para o corte das árvores e que o terreno pertencia a um morador do bairro Morumbi, quando a GCM acionou a fiscalização municipal. “Fora notificada a paralização das atividades e verificaremos se houve a supressão de vegetação nativa”, explicou o fiscal Mickele Evangelista Neto.

Esta prática configura crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/98, além de autuações na Fiscalização de Posturas do município. “Havendo a supressão da vegetação nativa tem que haver a compensação”, disse. De acordo com Neto, algumas das árvores cortadas deviam ter entre 20 e 30 anos. O local desmatado representava um dos poucos vestígios de mata próxima ao centro do município.

Além da paralização das atividades no local, a GCM apreendeu uma motosserra, machados, foices, facões e cordas utilizadas, que foram conduzidos à Delegacia Seccional do município. Um trator que seria utilizado para a remoção dos troncos permaneceu no terreno, mas não poderá ser removido até a perícia do local.

A área desmatada será também visitada por uma engenheira agrônoma do Departamento de Meio Ambiente da administração municipal. A partir desta avaliação é que o órgão fiscalizador, amparado por lei específica, determinará valores, no caso de multas. “Cada unidade suprimida por falta de licença tem multa específica”, completou Neto.

3 Responses

  1. Adriana disse:

    Pois é; a prefeitura nao quer saber de nada! Aqui no Maria Rosa na Jose Maciel próximo ao estadioproximo praça do samba, cortaram váriasárvores e fizeram um barracão onde fazem festas dia e noite! Um absurdo! Cadê a fiscalização??? Terreno invadido!

  2. vini mendonça disse:

    obrigada a todos voces que se precocupam com o meio ambiente, nossos acentrais agradecem e a natureza tambem
    Deus abençoe a todos vcs, que continuem na luta para preservação da natureza

  3. PM disse:

    O engraçado nesta estória é que ao redor deste lugar tem uma transportadora que fizeram um pátio beirando o rio, cortaram arvores para fazer este pátio, circulam com veículos com mais de 30 metros nas ruas do bairro e a fiscalização da prefeitura não faz nada! por que sera? e as áreas publicas invadidas ao lado deste terreno inclusive ruas que hoje já tem até prédio construído e nada de nada cade a fiscalização? Não quero ser advogado do diabo mas sera que o proprietário deste terreno não paga seus impostos? acho que sim, pois moro desde criança ao lado do terreno e a anos que pedimos para que fosse limpo este terreno pois só ajuntava insetos, ratos e a vegetação já estava atrapalhando andar pela calçada que diga-se de passagem toda esburacada, agora que o dono resolveu fazer alguma coisa para melhorar o bairro vem a prefeitura e para tudo? comecem a fazer o que vossa obrigação pelas áreas publicas invadidas no bairro, vielas que construíram casas para alugar, áreas publicas que servem de estacionamento de empresa etc.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online