Home » Todas as notícias » Inaugurado em Taboão novo espaço para abrigar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Inaugurado em Taboão novo espaço para abrigar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Por Allan dos Reis, no Parque Assunção

A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou na manhã desta quinta-feira (25) a sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) Almério Lima Leite. No local, serão abrigadas – de imediato – 22 pessoas com idades que variam entre um mês de vida, a mais nova, e 17 anos, a mais velha.

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) Professor Almério Lima é inaugurado em Taboão da Serra.

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) Professor Almério Lima é inaugurado em Taboão da Serra.

Os abrigados são crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e que estão sujeitos a algum tipo de risco. Geralmente, são encaminhados através do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que precisam informar e ter a autorização do Poder Judiciário para concretizar o acolhimento.

Durante a inauguração, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) lembrou que o prédio, que passou por reformas e melhorias, abrigou por décadas outra instituição até voltar às mãos do poder público.

“Um espaço precioso como esse, numa localização fantástica da cidade estava completamente perdido. Então surgem alguns personagens que se propõe a mudar a história desse espaço, como a Arlete Silva [secretária de assistência social]. A gente pode melhorar a vida de tantas crianças, não só essas que tem problemas e serão abrigadas, mas para fazer um trabalho de prevenção para que outras crianças não precisem chegar aqui”, diz Fernandes.

E completa. “Isso aqui é o primeiro passo. Nós temos um grande espaço a ser ocupado. Temos que fazer uma grande reforma e grande transformação. Temos grandes projetos para esse espaço, culturais, de esportes e profissionalização. Todos envolvendo jovens, crianças e adolescentes para que a gente faça o trabalho preventivo. Estamos muito felizes”, completou o mandatário.

Em sua breve fala, Arlete reforçou o trabalho da secretaria para que o local pudesse entrar em funcionamento e receber as crianças e adolescentes, que estavam em outros abrigos.

Presidente da Câmara, Joice Silva, o juiz Nelson Ricardo Casalleiro e o prefeito Fernando Fernandes durante inauguração do Saica em Taboão.

Presidente da Câmara, Joice Silva, o juiz Nelson Ricardo Casalleiro e o prefeito Fernando Fernandes durante inauguração do Saica em Taboão.

Apesar de não ser responsável pela Vara da Infância de da Juventude de Taboão da Serra, o juiz Nelson Ricardo Casalleiro compareceu ao evento e parabenizou publicamente o prefeito pelo cumprimento da promessa.

“Cabe ao Poder Judiciário cobrar duramente as nossas autoridades para que se cumpra a lei e suas promessas. E nesse caso específico, cobrei duramente o prefeito [Fernando Fernandes], que enviou um documento por escrito dizendo que faria. E para minha surpresa, ele fez. Por isso não me furto de vir aqui e parabeniza-lo”, disse Casalleiro.

Com a presença de quase todos os vereadores na inauguração, coube a presidente do legislativo, Joice Silva (PTB), enaltecer a importância do novo espaço, que receberá as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

“Taboão da Serra inaugura um espaço bonito e aconchegante que vai receber as nossas crianças e adolescentes que mais precisam de carinho, amor e respeito. E Taboão se empenha na adoção. Temos o projeto piloto de minha autoria que é a Família Hospedeira, que trás a possibilidade de adoção”, diz Joice.

TRABALHO MAIS IMPORTANTE

A deputada estadual – e primeira-dama do município – Analice Fernandes (PSDB) participou da inauguração e pontuou o SAICA como um das ações mais importantes da atual gestão.

Deputada Analice Fernandes destaca a importância do Saica.

Deputada Analice Fernandes destaca a importância do Saica.

“Hoje, a Prefeitura – através da Secretaria de Assistência Social – inicia um dos trabalhos mais importantes desta gestão, que é cuidar de meninos e meninas em uma fase difícil das suas vidas. É oferecer a elas educação, cidadania e um apoio muito grande que estão precisando. É um desafio grande. […] mas eu conheço e confio na equipe técnica da Prefeitura de Taboão da Serra, que irá cuidar no dia a dia de todas as crianças e adolescentes. E conheço a seriedade da nossa secretária Arlete Silva”, diz Analice.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online