Home » Região, Todas as notícias » Inspirada nas UPPs do Rio, base da GCM de Embu é inaugurada no Jardim Santo Eduardo

Inspirada nas UPPs do Rio, base da GCM de Embu é inaugurada no Jardim Santo Eduardo

Por Allan dos Reis, no Jd. Santo Eduardo

O prefeito Ney Santos (PRB) inaugurou no sábado (15) a base comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro do Jardim Santo Eduardo, na periferia de Embu das Artes. A promessa é que o local funcione 24h por dia e, além dos guardas no local, tenha uma viatura realizando rondas pelo bairro.

Ney Santos promete aumentar o número de bases fixas da GCM em Embu das Artes

Ney Santos promete aumentar o número de bases fixas da GCM em Embu das Artes

“Nós estamos assumindo a responsabilidade que – teoricamente – seria do Estado. Abrimos concurso público para contratar mais 50 guardas, estamos adquirindo mais 15 viaturas novas, equipamentos, armamentos, justamente para dar tranquilidade a população e dar condições de trabalho melhor aos guardas para combater a criminalidade e dar resposta a altura para todo tipo de criminalidade, não só para usuário de drogas que vem empatar o sossego das pessoas, mas para todo tipo de falta de segurança”, afirma Ney.

O prefeito afirma que as novas bases são inspiradas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro, criada em 2008, mas que hoje é alvo de críticas de especialistas, incluindo o Ministro da Justiça, Torquato Jardim.

“Foi um modelo que deu certo. A UPP foi uma coisa comentada em todo Brasil, não foi comentada só no Rio de Janeiro. Nós acompanhamos muito pela televisão, a falta de segurança ainda é muito grande no Rio de Janeiro, mas depois das UPPs melhorou bastante. Então projetos como esses, não só no Rio, mas em todo lugar, a gente tem que copiar e implantar. Essa é a primeira de muitas”, completa.

Base da GCM de Embu

Jardim Santo Eduardo ganha base fixa e Prefeitura manter uma viatura no bairro realizando rondas. (Foto: Taboão em Foco e Prefeitura de Embu das Artes)

Na praça, que fica na Rua Maringá, existe uma série de equipamentos públicos como pista de skate, quadra poliesportiva, academia pública de ginástica ao ar livre e até campo com gramado sintético. A instalação da base não teve custos aos cofres municipais porque foram pagas por duas empresas através de uma Parceria público-privada.

NOVAS BASES

Ainda sem data definida, Ney Santos anunciou os próximos bairros que devem ganhar bases fixas da Guarda Civil Municipal em Embu das Artes. Ele diz que a demanda aumentou após a saída da Força Tática da Polícia Militar, que foi deslocada para o BAEP em Barueri.

“As reclamações são gerais. Até porque tiraram a Força Tática da Policia Militar que tinha. Um dos bairros que vem reivindicando desde quando eu era vereador [2013-2016], é o [Jardim] Pinheirinho, Santo Antônio e Santa Clara, que são os bairros mais afastados do Centro”, diz.

Confrontado sobre a opinião da PM de que as bases fixas “são pouco eficientes” e que deixaram de ser prioridades da corporação, o prefeito respondeu. “Na minha opinião, o efeito é ao contrário. Vou dar um exemplo. Aqui no Santo Eduardo é um dos maiores bairros. Essa base é como se fosse uma delegacia, um posto policial de verdade. Além dos guardas na base, vai ter uma viatura de plantão. Então, quando viatura não estiver parada aqui, vai estar rodando no bairro. Não entendo porque prejudico o efetivo”, explica.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online