Home » Sociedade, Todas as notícias » Inverno de 2016 pode ser o mais frio dos últimos três anos, alerta Inmet

Inverno de 2016 pode ser o mais frio dos últimos três anos, alerta Inmet

Da redação do Taboão em Foco, com informações da Agência Brasil

O inverno começou na última segunda-feira (20) com os termômetros marcando temperaturas mais baixas que nos últimos três anos, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão é para todo o estado de São Paulo. Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do instituto, as temperaturas ficam mais baixas que a média histórica, cuja mínima é de 12,4 graus Celsius (ºC) e máxima de 22,2ºC em junho e julho; mínima de 13ºC e máxima de 24ºC em agosto, e mínima de 14ºC e máxima de 25ºC em setembro.

Em Taboão, há cerca de duas semanas,  a temperatura ficou abaixo dos 10º graus, com mínimas ainda mais rígidas durante a madrugada.

Taboão da Serra, assim como São Paulo, podem registrar temperaturas mais baixas que o esperado (FOTO: Agência Brasil)

Taboão da Serra, assim como São Paulo, podem registrar temperaturas mais baixas que o esperado (FOTO: Agência Brasil)

O meteorologista explica que houve declínio do fenômeno El Niño, que vinha bloqueando a entrada da frente fria pelo Sul do país. Com isso, a expectativa é de temperaturas em queda. “Tem ainda previsão da chegada do La Niña, com entrada de frente fria mais intensa em julho, e de massa de ar polar”, disse. Apesar do frio, o inverno deve ter intervalos com condições climáticas quentes e secas. “Terá altos e baixos”, afirmou Schneider.

As chuvas também serão mais intensas no inverno, a começar pelo resultado de junho, cuja precipitação acumulada foi de 203,9 milímetros (mm) até o último domingo (19), a mais alta desde 1943. A média para o mês é de 54 mm. A estimativa para o restante dos meses é de precipitação de 10% a 15% maior que as médias históricas, que são de 44 mm para julho, 37 mm para agosto e 76 mm para setembro.

Inmet alerta para frio mais intenso

Segundo o Inmet, há risco de Taboão da Serra, assim como os demais municípios paulistas sofrerem com um declínio de temperatura entre a seguinte faixa de horário: 8h20 e 11h desta terça-feira. Segundo o Instituto, a temperatura pode cair até 5ºC representando um risco em potencial para o estado.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online