Home » Região, Todas as notícias » Itapecerica completa 136 anos com mês cheio de comemorações

Itapecerica completa 136 anos com mês cheio de comemorações

Repasses do Governo Federal na gestão do ex-prefeito Jorge Costa (PMDB) serão fiscalizados entre os dias 18 a 22 de março. (Foto: Allan dos Reis / Arquivo)

Por Allan dos Reis, da Redação

O município de Itapecerica da Serra completa 136 anos de sua emancipação político-administrativa nesta quarta-feira, dia 8 de Maio. E para comemorar a data, a prefeitura organizou uma série de eventos que ocorrem até o dia 30 deste mês. No domingo (12) está prevista uma missa pelo aniversário no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres.

Itapecerica é a ‘cidade-mãe’ de todos os municípios da região, que se emanciparam a partir do fim da década de 50. O atual prefeito é Amarildo Gonçalves (Chuvisco) do PMDB e tem 12 vereadores, sendo o Cícero Costa (PSDB) presidente da Câmara. O orçamento de 2013 é de R$ 365 milhões.

HISTÓRIA

Em 1877, quando se emancipou do município de Santo Amaro (que hoje é apenas um bairro), a cidade chama-se apenas Itapecerica. O complemento “da Serra” foi incorporado apenas em 1944.

Mas no fim da década de 50, Itapecerica começou a perder parte do seu território dando origem aos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.

Por isso, até hoje, Itapecerica da Serra é chamada de cidade-mãe.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online