IVH pede prioridade na investigação de atentado contra repórter do Verbo Online

Direto da redação

Jornalistas do Verbo Online receberam apoio na última sexta-feira (5) do respeitado Instituto Vladimir Herzog  (IVH) e de outras entidades de Direitos Humanos e Jornalismo de São Paulo como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) para investigação e apuração do atentado que o repórter-fotográfico e chargista Gabriel Binho sofreu na noite de 28 de dezembro.

“O Instituto Vladimir Herzog cobra prioridade na investigação pela polícia paulista deste ataque. É fundamental que seja esclarecido o motivo da agressão e que os autores sejam identificados, já que a impunidade num crime contra um comunicador serve de estímulo para que violações à liberdade de expressão e imprensa se perpetuem”, diz o IVH em seu site.

Liberdade de Imprensa

Binho pilotava sua moto pela Rodovia Régis Bittencourt, no km 279, em Embu das Artes, quando um carro i30 prata tentou jogar o profissional para fora da estrada. Ele acelerou, mas teve a moto atingida pelo veículo e caiu na pista. O ocupante do carro deu a volta por pista lateral à BR-116 e disparou três tiros na direção de Binho, que se jogou em vala da pista para se proteger. Ele quebrou um tornozelo, ficou internado e teve de passar por cirurgia. Ele está bem e se recuperando.

O caso foi registrado na Delegacia de Embu das Artes e a principal linha de investigação é que o atentado contra o profissional seja em decorrência a sua atuação jornalística no município.

Gabriel Binho foi alvo de atentado em Embu das Artes. (Foto: Reprodução)
Gabriel Binho foi alvo de atentado em Embu das Artes. (Foto: Reprodução)

O Taboão em Foco se solidariza com o repórter-fotográfico Gabriel Binho e espera empenho das autoridades policiais na investigação e a prisão das pessoas que cometeram esse crime. Além de ferir Binho, esse crime atentou gravemente contra a liberdade de imprensa, atingindo todos da mídia regional.

Este anúncio custou aos cofres públicos municipal a quantia de R$ 1.100,00.