Home » Esporte, Cultura e Lazer » Juquitiba recebe 2ª Mostra do Mangue

Juquitiba recebe 2ª Mostra do Mangue

Divulgação

Dando continuidade à programação da 2ª Mostra Mangue Cultural, que começou na cidade de São Paulo, Juquitiba recebe uma programação gratuita recheada de shows, peças, exibições de dança, circo e cultura popular entre os dias 25 de junho e 21 de agosto. As apresentações acontecerão dentro da já tradicional Festa Junina da cidade e também na Aldeia do Artesanato.

A mostra foi criada na Vila Madalena, em São Paulo, e o nome é uma homenagem à região do bairro conhecida como Mangue. No total serão 9 apresentações, sendo uma delas dentro da Festa Junina que acontece no dia 25/6, na Rua Juscelino K. de Oliveira, 663, Centro de Juquitiba. Às 20h30 o  Tambor de Crioula do grupo Flor de Aroeira, convida as pessoas a participarem e compartilharem  dessa manifestação tradicional da cultura popular brasileira com origem no Maranhão.

Flor de Aroeira_

Até agosto, a cidade terá diversas atrações, entre shows, peças e apresentações de dança realizados pela Prefeitura de Juquitiba e Ministério da Cultura com a parceria da Associação Raso da Catarina

Todas as demais atrações irão se apresentar na Aldeia do Artesanato, na Av. Tancredo de Almeida Neves,11, Centro, sempre aos domingos, às 11h, entre 3/7 e 21/8. A programação do local traz teatro infantil com a peça “Todo mundo tem um sonho”, da Companhia Pombas Urbanas e também “O gato e o diabo”, de Naum Alves de Souza, último trabalho do dramaturgo falecido em abril deste ano; teatro de Mamulengo com Valdeck de Garanhuns; espetáculo de mimica ativa “O X da Questão”, da Solar da Mímica; e apresentações musicais de jazz com a Banda Urbana, cultura tradicional e popular do Senegal do grupo Baye Fall Ndiguel e Hip Hop com o grupo Juquitiba City. O Kolombolo Diá Piratininga traz o samba paulista para fechar a programação com a participação especial de João Borba  da velha guarda da escola de samba Pérola Negra.

Na primeira metade da Mostra em 2015, que aconteceu em escolas públicas de Juquitiba, bairros rurais e no Espaço Aldeia do Artesanato, crianças que nunca tinham assistido a peças de teatro, por exemplo, tiveram a oportunidade de conhecer os espetáculos e a arte popular feita por diversos artistas. Além disso, o ambiente da aldeia foi reestruturado, ampliando o número de lojas, e uma noite cultural agora é realizada todas as sextas-feiras com atividades dos mais variados estilos.

O objetivo é justamente descentralizar a arte, levando uma programação cultural popular rica a regiões que normalmente não têm acesso a este tipo de evento. A Mostra será apresentada pelo Palhaço Charles, o ator Alessandro Azevedo, anfitrião há 20 anos do multicultural Sarau do Charles, em São Paulo.

Programação da Mostra

Onde: Tradicional Festa Junina da Cidade

Rua Juscelino K. de Oliveira, 663, Centro

25/06 sábado  – 20h30 – Tambor de Crioula Flor de Aroeira

Onde: Aldeia do Artesanato

Av. Tancredo de Almeida Neves,11, Centro

03/07 domingo – 11h – Teatro infantil “Todo mundo tem um sonho”  Cia. Pombas Urbanas

10/07 domingo – ?11?h – Banda Urbana – Movimento Elefantes

17/07 domingo – 1?1h – Cultura tradicional e popular do Senegal grupo Baye Fall Ndiguel

24/07 domingo – 11h – Hip Hop Juquitiba City                               

31/07 domingo – 11h – Espetáculo de mimica ativa “O X da Questão” Solar da Mímica

07/08 domingo – 11h – Teatro de Mamulengo com Valdeck de Garanhuns

14/08 domingo – 11h – Teatro infantil “O Gato e o Diabo” de Naum Alves de Souzanjf

21/08 domingo – 11h – Kolombolo Diá Piratininga

Sobre a Mostra

A Mostra Mangue Cultural começou em 6 de junho de 2010 na Vila Madalena, em São Paulo, e seu nome é uma homenagem à região do bairro conhecido como Mangue. Foi idealizado pelo presidente da Associação Raso da Catarina, Alessandro Azevedo, e o objetivo desde então é ampliar a apropriação dos espaços públicos por meio da arte a da cultura, engajando moradores da comunidade a superarem barreiras socioculturais através dessas práticas de convivência artística.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online