Home » Política, Todas as notícias » Justiça eleitoral manda políticos ‘arrancarem’ propaganda antecipada

Justiça eleitoral manda políticos ‘arrancarem’ propaganda antecipada

Um grupo intitulado por Movimento Ação Popular e Movimento Contra a Corrupção formado por 50 pessoas compilou – em documentação – as supostas campanhas irregulares de alguns partidários e pré-candidatos nas eleições de 2012. Foram reunidos entre outras coisas, matérias de jornais e fotos dos locais onde estão as propagandas.

As formas de comunicação encontradas pelos pré-candidatos ou políticos que atualmente exercem seus mandatos foram todas relatadas no comunicado. Outdoors, faixas, cartazes, correspondência interna e até notícias consideradas apelativas em jornais da região são parte dos anexos que demonstram a principal reivindicação do grupo: campanha fora de hora.

Como explica a chefe de cartório, Marina Fernández, não foi uma representação, pois isso cabe apenas para algumas autoridades do direito. “O que o grupo fez foi um comunicado e não uma representação. Os comunicados podem ser feitos por munícipes”, diz.

Os nomes dos indicados que foram relatados no documento entregue ao Cartório Eleitoral 416 de Taboão da Serra são os vereadores Olívio Nóbrega (PR), Aprígio (PSB), Wagner Eckstein (PT) e Ronaldo Onishi (PSB), a deputada Analice Fernandes (PSDB), o prefeito Evilásio Farias (PSB), o ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB), além de Arlete Silva (PTB), Eduardo Nóbrega (PR), Kaká (PSB) e o Professor Moreira (PT).

Nem tão perfeitos assim. Justiça eleitoral manda retirar outdoors. (Foto: Allan dos Reis / Arquivo)

Nem tão perfeitos assim. Justiça eleitoral manda retirar outdoors. (Foto: Allan dos Reis / Arquivo)

No comunicado está pormenorizado em cinco itens representados pelas letras que vão de A a E, os relatos sobre os meios encontrados pelos partidários em divulgar seus respectivos nomes.

No item A: “Outdoors em locais de alta visibilidade”; no item B é relativo às faixas. A letra C aponta o jornal como um dos propagadores de Aprígio, Wagner Eckstein e Fernando Fernandes. Kaká é lembrado no quarto item “Cartazes”, por causa da mensagem “Em 2012 nós podemos mudar, Kaká em ação. Feliz ano novo” presentes em ônibus das companhias Fervima e Pirajuçara; o professor Moreira também foi citado por uma faixa na “biquinha”, na Avenida Laurita Ortega Mari, em agradecimento pelos votos da eleição passada. O último item diz respeito às correspondências. Como consta, Ronaldo Onishi enviou para algumas pessoas congratulações de natal com sua biografia.

Segundo consta no documento, o objetivo é equilibrar a disputa eleitoral. “Tal prática inviabiliza a igualdade de oportunidade para qualquer cidadão que pretende disputar cargo eleitoral nesta cidade”, relata no comunicado feito pelo grupo no procedimento 02/2012.

Foi emitida no dia 27 de janeiro, sob ordem da juíza Carolina Conti Reed que qualquer Oficial de Justiça constatasse nos endereços solicitados e certificasse aos proprietários a retirada das propagandas. Feita a certificação, os partidários terão prazo de 48 horas para retirar os anúncios.  A reportagem constatou que a maioria dos outdoors e faixa já foram retirada.

Segue abaixo a lista de pedidos para a retirada:

Rua das Rosas (Outdoor de Olívio Nóbrega e Eduardo Nóbrega);

Estádio Municipal Vereador José Feres (Faixas do prefeito Evilásio, Olívio Nóbrega e Eduardo Nóbrega);

Avenida Armando Andrade (Outdoor Aprígio);

Via em frente ao Shopping Taboão (Outdoor Aprígio);

Rua Maria Bento de Lemos (Outdoor Wagner Eckstein);

Rua Fidelina Gomes de Almeida (Outdoor Kaká);

Avenida Armando Andrade (outdoor Arlete Silva).

Por Gilmar Júnior

7 Responses

  1. ENGRAÇADO!
    PERCEBÍ QUE NEM O NOME DESTE TAL DR. FERNANDO NEM ESTÁ SENDO SITADO NA RELAÇÃO DAS PROPAGANDAS,
    ACHO QUE TEM GATO NA TUBA!
    COMO DIZ O DATENÃO DA BAND.
    ME AJUDA AÍ PÔ ! NESTE MATO TEM COELHO !
    ALGUÉM ( CANDIDATO)SE SENTIU PREJUDICADO INCLUSIVE UM MORADOR DA RUA DAS ROSAS!

  2. Funcionária Pública Desesperada ! disse:

    pra quem ainda não sabe ou ainda não percebeu,
    o sr. aprígio como vereador fez muito mais doque o tal DR. Fernando, aliás a Enfermeira Analice Fernandes,esposa DELE, nunca mandou uma verba pra taboão da serra,
    ELA VIVE DIZENDO QUE AMA TABOÃO, EU ACHO QUE NÃO AMA, PORQUE QUEM AMA CUIDA !

  3. Gomes disse:

    São tão perfeitos para Taboão que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, parabéns ao STF.

  4. Gomes disse:

    Faltam retirar os cartazes da Márcia do PT que diz que o partido melhorou Taboão? Piadistas.

  5. Julia disse:

    Além dos que foram citados na matéria, existem outros novos “out doors” onde figuram a vice-prefeita Marcia, Analice Fernandes e Fernando Fernandes e Wagner Eckstein que, sob o manto de elogiar Taboão da Serra em seu aniversário, lançam suas fotografias em flagrante propaganda eleitoral antecipada.
    Tudo isso pode ser caracterizado como abuso do poder econômico e a população está atenta e exercendo sua cidadania.
    Júlia
    Ação Popular.

  6. Ariel Souza disse:

    Tem outra!
    Nobres vereadores de Taboão da Serra,muitos de vocês ainda insistem de maneira ARCAICA e PRÉ-HISTÓRICA utilizando-se de carros de som.Nós sabemos que vocês existem , não precisam gritar na rua principalmente quando estamos ao telefone ou quando chegamos em casa e queremos ler um livro ou simplesmente relaxar junto a familia.Poluição sonora,já ouviram falar nisso?Nós não vamos votar em quem grita nos nossos ouvidos e ,pelo jeito vocês pensam o contrário,isso é ofender nossa inteligência.

    Sejam mais polidos, façam esse favor a nós e a vocês mesmos.

  7. Todos os municipes devem comunicar a justiça eleitoral em caso de propaganda que caracterize propaganda eleitoral antecipada.
    Chega a ser acintoso a forma como isso vem transcorrendo em Taboao da serra.
    aqueles que tiverem informaçoes sobre esse tipo de propaganda podem procurar o comite de luta contra a corrupçao e Açao popular que ajudaremos a encaminhar os comunicados (lei-se denuncia) a justiça eleitoral.
    (obs. teclado sem acento)
    Jose Afonso da Silva
    Comite de Luta Contra a Corrupçao em Taboao da Serra

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online