Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Leoa de zoológico de Taboão será transferida após autorização do Defau

Leoa de zoológico de Taboão será transferida após autorização do Defau

Por Allan dos Reis, da Redação

Apesar de alguns ativistas já darem como certa a transferência da leoa e de um gavião do Parque das Hortênsias em Taboão da Serra para um santuário na região de Jundiaí, a decisão pela prefeitura ainda não foi tomada porque depende da autorização do Departamento de Fauna do Governo do Estado (DeFau).

Na segunda-feira, dia 13, o secretário de cultura Laércio Lopes junto com outros secretários do governo e o vereador Ronaldo Onishi conversaram com alguns ativistas que articulam a transferência.

Ativistas e autoridades de Taboão da Serra discutem a destinação dos animais do Parque das Hortênsias. (Foto: Ronaldo Onishi / Reprodução)

Ativistas e autoridades de Taboão da Serra discutem a destinação dos animais do Parque das Hortênsias. (Foto: Ronaldo Onishi / Reprodução)

Uma das ativistas que acompanham o caso, Priscila Ruiz, informa em uma rede social que já há um acordo. “A leoa e o gavião (como já havíamos entrado em acordo), serão transferidos para santuários, quanto aos outros animais, cada caso será analisado um a um e dentro da lei, (caso haja necessidade para o animal), estes também serão transferidos após análise rigorosa por parte dos veterinários e biólogos”, informa.

Porém, em nova reunião na manhã desta terça (14) com integrantes do Ministério Público e do Departamento de Fauna do Estado de São Paulo, foram discutidas as condições do Parque das Hortênsias, que também abriga o zoológico municipal. Eles também querem uma cópia do projeto das obras que serão feitas no local.

“Estamos discutindo a saúde dos animais e eles [ativistas] estão sugerindo a transferência da leoa. Mas o departamento de fauna [de São Paulo] informou que nenhuma transferência deve ser feita sem autorização. A prefeitura fará o que for melhor para o animal”, informa Onishi.

Leoa do Parque das Hortênsias em Taboão da Serra deve ser transferida para outro local. (Foto: Folhapress)

Leoa do Parque das Hortênsias em Taboão da Serra deve ser transferida para outro local. (Foto: Folhapress / Janeiro de 2014)

O secretário de cultura afirma ser favorável a transferência dos animais citados e diz que o prefeito Fernando Fernandes já concordou. “Os ativistas querem tirar alguns animais, que a gente também acha necessário”, afirma.

A leoa do parque está sozinha após a morte do leão ocorrido em novembro passado. Também morreram no local um casal de tigres. O gavião – de acordo com a administração – foi deixado no zoo com uma pata necrosada e com um olho furado.

Com relação aos outros animais, Lopes afirma que os mesmos serão mantidos e que as obras no parque vão dar mais conforto aos mesmos.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online