Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Leoa Helga deve voltar após reforma; caixa de transferência chega ao Parque

Leoa Helga deve voltar após reforma; caixa de transferência chega ao Parque

Por Williana Lascaleia, do Parque Assunção

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, a caixa de transferência que irá levar a leoa Helga para Jundiaí chegou ao Parque das Hortênsias. A veterinária e coordenadora da fauna da Associação Mata Ciliar Dr.ª Cristina Harumi Adania veio acompanhar a colocação da caixa dentro do recinto do animal e afirmou que a leoa Helga, após a reforma, irá retornar ao Parque.

“Depois de muito discutir transferir a leoa, apesar de ela estar muito bem, para que as reformas possam ser feitas [ela será transferida] e terminada a reforma os animais retornam para o zoológico. Depois da reforma a Helga retorna sim” firmou Dr.ª Cristina.

A médica veterinária que trabalha com felinos selvagens há 30 anos afirmou que a transferência a principio é temporária e que após a reforma se o recinto do zoo estiver melhor do que o da associação é certo que o animal volte a sua atual casa. Afirmou ainda que Taboão da Serra teria condições de manter a leoa no Parque, seria necessária uma ambientalização dos recintos apenas e que existem lugares que mantém estes animais em muito piores condições.

Helga retorna a Taboão após reforma do Parque\ Foto: Williana Lascaleia

Helga retorna a Taboão após reforma do Parque\ Foto: Williana Lascaleia

A prefeitura está ajudando a construir alguns recintos para receber estes animais na associação e posteriormente voltar ao zoológico de Taboão, desde que estejam transformados, modificadas e ambientalizados.

O secretário de cultura foi taxativo ao afirmar que se precisar anestesiar a leoa ele não irá permitir a transferência. Informou também que os brinquedos do parquinho, mais modernos dos que os atuais, já chegaram e que será usada grama sintética.

“Doutora se precisar anestesiar a leoa eu não vou autorizar a transferência”, afirmou Lopes.

A leoa só será transferida após se adaptar a caixa de transporte. Hoje já foi colocada a comida e um brinquedo para ela começar a se adaptar a caixa.

 A Mata Ciliar irá fornecer animais ao zoo do parque após a reforma. Cerca de 16 aves de rapina e 4 macacos prego também serão transferidos para a associação durante a reforma. No Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, a reforma poderá durar 24 meses, mas o secretário de cultura, Laércio Lopes, acredita que em um ano o parque poderá estar reformado.

One Response

  1. Beto disse:

    Quero agradecer a vereadora Luiza Aprigio por aprovar o projeto de propaganda em ponto de onibus.Com isso vai nos distrair no tempo de espera e tbm nem vamos lembrar que pagamos 3 reais p/ andar 4KM e sem integraçao

    Tambem ficou igual de SP né?
    Genial.
    Valeu

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online