Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Leoa Helga vai deixar o Parque das Hortênsias e irá para Jundiaí, diz Laércio

Leoa Helga vai deixar o Parque das Hortênsias e irá para Jundiaí, diz Laércio

Por Williana Lascaleia, na região central

Na manhã desta sexta-feira, dia 21, sob forte emoção, o vice-prefeito e secretario de cultura, Laércio Lopes, anunciou, em uma coletiva a imprensa, a transferência da leoa Helga para a Associação Mata Ciliar, localizada na cidade de Jundiaí. A instituição foi escolhida por indicação do Departamento de Fauna do Governo do Estado.

Secretário de cultura e vereador anunciam transferência de leoa.

Secretário de cultura e vereador anunciam transferência de leoa.

Ela [Dr. Cristina, veterinária chefe da Mata Ciliar] veio ver a situação da Helga e confirmou que ela não sofre maus tratos. Precisava somente fazer uns ajustes no recinto da Helga e com certeza conseguiríamos manter ela aqui, mas mediante todo este problema entramos em contato com o DeFau e foi solicitada a transferência da Helga. Então para o bem, que eles dizem, da Helga, que está sozinha e triste, nós vamos transferir”, afirma Lopes.

A leoa será transferida em uma caixa de transporte e sem sedativos devido a idade. A caixa será instalada no recinto do animal para um período de adaptação, que deve durar cerca de 20 dias.

A prefeitura de Taboão irá doar os materiais para a reforma do recinto que servirá como a nova casa para a leoa, que viverá em um recinto com praticamente o mesmo tamanho que a atual, porém com enriquecimento ambiental, onde se ela desejar pode até se “esconder”. A reforma será feita por uma equipe de Jundiaí.

Recentemente o leão Juba, 19 anos, que vivia no recinto onde será colocada a Helga morreu devido as complicações da idade e pelos maus tratos sofridos anteriormente.

Helga, que tem 14 anos, chegou ao Parque aos 4 anos de idade e desde então é cuidada pelo tratador Edson José Souza que irá passar o tempo que for preciso em Jundiaí para a adaptação do animal.

O prefeito Fernando Fernandes não quer medir esforços para que ela seja bem tratada. […] Se for o caso pago do meu bolso [a estada do tratador e da família dele]”, afirma Lopes.

ZOOLÓGICO

A leoa Helga do Parque das Hortênsias deve ser transferida em breve para um Santuário. (Foto: Arquivo)

A leoa Helga do Parque das Hortênsias deve ser transferida em breve para um Santuário. (Foto: Arquivo)

O ZOO não vai acabar, mas não irá receber animais de grande porte. A intenção é trazer animais da fauna brasileira. E a Mata Ciliar será um fornecedor desses animais para Taboão. Segundo Lopes, a população de Taboão da Serra não deseja o fechamento do local.

Já existe uma tratativa entre nós e a Mata Ciliar que serão fornecedores de animais para nós. […] Grandes felinos por enquanto estão descartados. […] Nós vamos ser parceiros para receber estes animais que não podem voltar a natureza”, afirmou Lopes, que inclusive foi ameaçado via rede social.

Após a reforma o zoo terá educação ambiental e o secretário promete que será um dos mais modernos de São Paulo.

O vereador Ronaldo Onishi, que acompanhou a coletiva, diz que o zoológico virou motivo de sensacionalismo e que as obras já estavam programadas para este ano.

O zoo de Taboão virou alvo de sensacionalismo que não é verdade. Quem é da cidade sabe da importância do zoo e vamos ficar atentos para que todos os protocolos sejam respeitados.[…] Já havia um compromisso que este ano seriam feitas reformas. Não tem nada de zoo da morte. São falácias de gente que não conhece nossa cidade e não sabe o que ele representa para nós.

GAVIÃO

O gavião, segundo o vice-prefeito e secretario de cultura, Laércio Lopes, não foi sacrificado. O animal ficará em quarentena para que possa se adaptar ao novo lar e só assim será decidido se será ou não sacrificado.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online