Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Livro “Taboão da Serra: profundas raízes” mostra surgimento da cidade a partir do século XVIII

Livro “Taboão da Serra: profundas raízes” mostra surgimento da cidade a partir do século XVIII

Da redação do Taboão em Foco

A Secretaria Municipal de Educação lançou no dia 22 de agosto o livro “Taboão da Serra: profundas raízes” contando a história da cidade a partir de fatos ocorridos ainda no Século XVIII. Desde os primeiros registros que remetem ao nome da cidade ao processo de emancipação, sacramentado em 19 de fevereiro de 1959.

Na semana passada, a equipe do Taboão em Foco entrevistou as pessoas responsáveis pela obra. A autora do livro é a historiadora Maria Candida Delgado Reis, que tem a co-autoria dos historiadores Marlene Maria das Neves Rodrigues Mesquita, Salvador Ribeiro Carvalho e Sílvia Maria de Souza, além do secretário de educação João Medeiros.

“O nosso trabalho tenta, não só apresentar a cidade com a sua história que parece inicialmente parece rapidinha, desde 1959 [ano da emancipação], mas que quando você vai atrás você vê que é um lugar de raiz, bem antigo. E o livro tem a preocupação de apresentar os documentos, de como obtivemos a informação”, diz Maria Candida.

Com o trabalho concluído, a proposta agora é conseguir levar o conteúdo do material aos alunos da rede municipal de ensino através dos professores, que serão capacitados e receberão um exemplar do livro.

“Vamos organizar um trabalho de entregar um livro para cada professor e fazer uma discussão histórica em cima deste material”, diz Medeiros.

Participaram da conversa com os responsáveis pela obra o repórter Allan dos Reis e o fotógrafo Wladimir Raeder, que fez a gravação das imagens.


SERVIÇO:

Obra: Taboão da Serra: profundas raízes

Autor: Maria Candida Delgado Reis

Co-autores: Marlene Maria das Neves Rodriguez Mesquista, Salvador Ribeiro Carvalho e Silvia Maria de Souza

Páginas: 173

* O livro é uma obra das secretarias de educação e comunicação do município de Taboão da Serra.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online