Home » Todas as notícias » Lutador do UFC Demian Maia conversa com crianças e adolescentes do Abrigo de Taboão da Serra

Lutador do UFC Demian Maia conversa com crianças e adolescentes do Abrigo de Taboão da Serra

Por Samara Matos, em Taboão da Serra

O lutador do UFC Demian Maia e a locutora de MMA Agnes Lima estiveram na manhã de quarta-feira (12) no Abrigo Municipal de Taboão da Serra para palestras aos jovens, que atualmente moram no local. Toda semana, o local recebe nomes de destaque no projeto-piloto, que deseja mostrar a contribuição deles [abrigados] para construção de um mundo melhor.

Maia já havia palestrado há poucas semanas aos jovens. Ele destacou a importância de sair da zona de conforto.

“Eu sempre quis fazer algo para retribuir as coisas  que eu tive. Eu faço isso na academia com bolsas a atletas carentes. Mas eu queria sair um pouco para outros ambientes e meu pai, o Guto [Maia], começou dar aula para as crianças aqui e me chamou para conversar com os jovens”, diz o lutador.

Lutador de MMA, Demian Maia conversa com jovens abrigados em Taboão da Serra.

Lutador de MMA, Demian Maia conversa com jovens abrigados em Taboão da Serra.

“No mês passado falei sobre persistência com eles. Perseguir algo. Não desistir e continuar porque a única coisa que dá resultado é a consistência. Esse ensinamento eu levo para a minha vida. Por esse motivo eu me propus a vir aqui, durante um ano, uma vez ao mês para conversar com eles e passar experiências que eu tive no meio profissional e que pode ajudar na vida deles. Eu tive muitos mentores e gostaria de ser também um tipo de mentor para eles. Um dia esses jovens e adolescentes terão uma evolução e desejo ter uma participação nisso”, completou Maia.

A outra palestrante foi à locutora do UFC Agnes Lima, que cresceu sem o convívio dos pais, mas com muito incentivo venceu e se sente realizada.

“É uma troca onde eu recebo mais do que dou na verdade porque é bacana vir aqui conversar. Hoje em dia a sociedade está muito vitimista e acaba achando que toda responsabilidade dos problemas são das outras pessoas. E eu gosto de mostrar que não, nós não precisamos de vitimizar porque a história de vida cada um tem a sua e temos sempre que tirar o melhor proveito das nossas histórias para que possamos usar isso como alavanca para crescer. É bacana mostrar para eles que uma pessoa que também não tem pai nem mãe e que passou horrores na infância teve a capacidade de vencer.Eu não tenho um monte de dinheiro, mas eu sou realizada pessoalmente, feliz e hoje faço o que eu amo.” diz Agnes.

Locutora Agnes (centro) palestra a crianças e adolescentes em Taboão.

Locutora Agnes (centro) palestra a crianças e adolescentes em Taboão.

Responsável por convidar os palestrantes é o professor Guto Maia, que explica sobre o projeto. “Nós trabalhamos aqui com sonhos, em todos os seus níveis e todas as suas formas. Estamos quebrando essa desconfiança que eles [crianças e adolescentes] têm com os adultos, mas de uma forma saudável”, diz.

“A ideia do projeto é humanizar a relação e tirar o estereótipo ruim que os adolescentes têm dos adultos. Esse projeto tem o olhar da ONU para tornar um espaço criativo de alegria e um lar. Nossa proposta é essa, criar esperança para esses adolescentes”, completou Guto.

A coordenadora do serviço de acolhimento da Prefeitura de Taboão da Serra, Cristina Ciampone, afirma que a experiência tem sido muito rica.

“Nós estamos desenvolvendo um trabalho junto aos acolhidos muito focado na busca da autonomia. Com o [acompanhamento do] Ministério Público, nós temos hoje dentro do acolhimento, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e tem sido muito rica [as palestras]. Nossos adolescentes têm apresentado mudanças significativas dentro das propostas”, afirma Cristina.

O ABRIGO

No abrigo moram 22 crianças e adolescentes com até 18 anos. O trabalho é realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, através da secretária Arlete Silva, responsável pelo serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em situação vulnerável. O local não é somente uma moradia provisória, mas também recebe projetos preventivos.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online