Home » Sociedade, Todas as notícias » Mais de 67 mil moradores de Taboão se deslocam para outras cidades todos os dias

Mais de 67 mil moradores de Taboão se deslocam para outras cidades todos os dias

Por Allan dos Reis, da Redação

Todos os dias quase 68 mil moradores com mais de 15 anos deixam as suas casas em Taboão da Serra para trabalhar ou estudar em São Paulo ou em outras cidades, aponta uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a pedido da Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa) divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo, na semana passada.

Taboão, aliás, está entre os cinco municípios com maior movimento pendulares na Grande São Paulo. Segundo a pesquisa, 36,5% da população do município na idade pesquisada se locomovem para outro locais diariamente. Na Grande São Paulo, são 1,9 milhão de pessoas que realizam esse movimento diariamente.

Os pesquisadores explicam que esse fenômeno “passa pela desconcentração da atividade econômica, com muitas empresas deixando a capital ao longo dos anos 1990 e 2000, e pelo surgimento de novas formas de ocupação do espaço, como condomínios”, diz o professor José Marcos Bento da Cunha ao Estadão.

O movimento pendular dos moradores de Embu das Artes e dos outros seis municípios da região, que formam o Conisud, chegam a 158 mil.

3 Responses

  1. André disse:

    Taboão da Serra é uma cidade tão insignificante, que o Rio Pirajuçara é mais conhecido que a cidade.

  2. João Paulo disse:

    Legal, falta de incetivo as empresas para se instalarem por aqui, falta de faculdades da nisso um transito desumano todos os dias pela manhã e a tarde….

  3. Júlia disse:

    A matéria é clara, continuamos a ser município dormitório e com pouca infra-estrutura de emprego e educação, pois nesses últimos 10 ou 20 anos muitas empresas que aqui existiam foram embora por falta de políticas para sua manutenção no município. Por outro lado, poucas são as Univesidades que se propõe a investir no Município e a única que temos é particular.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online