Home » Sociedade, Todas as notícias » Manifestantes pedem a reabertura do antigo PS Akira Tada; local será centro de especialidades

Manifestantes pedem a reabertura do antigo PS Akira Tada; local será centro de especialidades

Por Allan dos Reis e Williana Lascaleia, no Centro

Uma manifestação na manhã de domingo, dia 2, reuniu cerca de 1,5 mil pessoas – especialmente integrantes do Movimento Sem Teto (MST) – para pedir a reabertura do Pronto Socorro Akira Tada, localizada no Parque Assunção. Em dezembro de 2013, o atendimento da unidade foi transferido para a recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebeu o mesmo nome e fica em frente ao shopping.

Manifestação Akira Tada_Fev14

Manifestantes ‘abraçam’ o antigo PS Akira Tada no Parque Assunção

Ex-vereador e líder do MST Paulo Félix discursa contra o fechamento do antigo Pronto Socorro.

Ex-vereador e líder do MST Paulo Félix discursa contra o fechamento do antigo Pronto Socorro.

O grupo, liderado pelo ex-vereador Paulo Félix, marchou pela Rodovia Régis Bittencourt, que ficou por mais de uma hora interditada no sentido São Paulo, e se encontrou com outro grupo na Praça Nicola Vivilechio. Após diversos discursos, a caminhada retornou e se concentrou em frente ao PS.

“Nós fomos surpreendidos com a decisão do governo em fechar o PS Akira Tada. E o governo federal construiu uma UPA para a cidade ter um novo equipamento de saúde. E o Akira Tada é o mais antigo da cidade e atende uma demanda desse lado da BR 116 que o outro não tem como cobrir”, protestou Félix.

Ao som do hino nacional, os manifestantes deram as mãos e deram um abraço simbólico no pronto socorro, que está em obras para virar um centro de especialidades, segundo a prefeitura.

Presidente do PT, Wagner  Eckstein, durante a manifestação.

Presidente do PT, Wagner Eckstein, durante a manifestação.

O presidente municipal do PT, Wagner Eckstein, reforçou as críticas contra o atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB). “A cidade precisa da UPA, mas nós queremos o [antigo] Akira Tada funcionando com qualidade”, discursou.

A manifestação ganhou apoio de algumas pessoas que moram no entorno do antigo pronto socorro, que cobraram a presença de uma ambulância no local. Algumas crianças seguravam cartazes com mensagens de apoio.

“Nós temos crianças pequenas e não temos aonde levar [em caso de urgência]. A ambulância que prometeram que ficaria aqui [no PS] não está mais”, criticaram as moradoras.

Já no final, os manifestantes caminharam até o Parque das Hortênsias, que fechou os portões por alguns minutos. A polícia rodoviária federal, militar e a GCM acompanharam toda a manifestação, que terminou de forma pacífica.

OUTRO LADO

Fernando Fernandes durante coletiva de imprensa.

Fernando Fernandes durante coletiva de imprensa.

O prefeito Fernando Fernandes utilizou as redes sociais para atacar os oposicionistas que lideram as manifestações contra o seu governo e afirma que a atual administração investiu mais de 31% do orçamento na saúde. Ele cita também a contratação de mais médicos como sinal de melhoria na saúde.

“Hoje a saúde funciona muito melhor do que funcionava em 2012, e quem usa a rede sabe disto. Isto porque nosso governo fez uma opção pela SAÚDE, opção baseada em trabalho, gerenciamento e investimentos. Taboão investiu R$ 115 milhões – 31% de seu orçamento na área em 2013”, afirma Fernandes.

Em entrevista na manhã desta segunda (3), o prefeito reforçou que o prédio será transformado em um centro de especialidades municipal e apontou os investimentos na saúde. Entre elas está a reforma do PS da Antena, que vai ganhar 14 leitos de UTI em breve.

“Se o Akira Tada tivesse estrutura física para virar pronto atendimento à gente faria a reforma. Mas ele não tem espaço físico para isso. É só imaginar a estrutura ideal que tem a UPA e ver se cabe aqui. Não cabe. E a gente não vai fazer ‘boca de porco’”, completou.

Por fim, ele afirma que o ex-vereador “Paulo Félix usa o movimento Sem Terra obrigando essas pessoas a virem participar dessa movimentação ou eles são excluídos do projeto habitacional”, completou.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online