MANUTENÇÃO: Falha em provedor apaga notícias do TF

Desde a madrugada desta quinta-feira (12), o site Taboão em Foco enfrenta dificuldades em seu provedor. Todas as matérias e comentários publicados desde o dia 27 de Junho foram apagados. Nossa equipe técnica tenta recuperar as informações. Pedimos desculpas e estamos trabalhando para solucionar o problema.

0 comentário em “MANUTENÇÃO: Falha em provedor apaga notícias do TF”

  1. Allan,

    Você é um cara estranho. Primeiro vem à cidade como Repórter, cria um blog que vira site de notícias. Sua cobertura da CMTS passa a ser referência depois daquela chamada (que valia por um vt no Youtube) sobre o silêncio dos vereadores ao aprovarem a PGV.

    Uma das esperanças que você trouxe era um site com moderação criteriosa de comentários e sua permanência em arquivos até sempre. E vinha entregando sempre o que prometia.

    A qualidade do material postado também era boa, rica, rápida e sincera. Bem informado, você extraia de áridos diários aperiódicos oficiais, dados que a administração queria que ninguém lesse para não poder reclamar depois de que não havia sido publicado, uma espécie de transparência invisível, sabemos como é.

    Depois trouxe o Adilson para trabalhar aqui, um desses atos que são, por si só, uma vitória da democracia e, com isso, mais qualidade e confiabilidade para os leitores.

    Mas agora, mais de 15 dias perdidos de conteúdo, veja bem, companheiro, só pode ser trapaça!! Não sua, pessoa em que tenho motivos para confiar plenamente, mas talvez (provavelmente) desse seu provedor.

    Se não for intencional, o que acho muito difícil, é incapacidade técnica. Um provedor tem a obrigação consagrada em contrato (mesmo que seja informal, na hora em que ele assume como provedor, a regra começa a vigir) de manter o site no ar com conteúdo completo e backup integral (por isso tem de ter no mínimo 2 PCs em rede).

    Além disso, o meu provedor faz assim, há o backup físico, isto é, um HD que é diariamente atualizado e mantido em lugar seguro (muitos blogueiros levam este HD pra casa, à noite, pra poderem dormir sossegados).

    Mais, as grandes operadoras da internet mantêm em memória (agora com a computação em nuvem, espaço não é problema) as publicações de largos espaços de tempo para, dentre outros, entregar à polícia cibernética em caso de problemas com os posts.

    Portanto, Allan, não sei se estou lidando com descaso, incompetência ou má fé.

    Contra descaso, instalamos antivírus, anti-spans, sistemas anti-hackers e trocamos o provedor (não sem antes fazer BO do sumiço dos dados).

    Contra incompetência, procuramos um provedor que nos dê segurança (por exemplo, através do HD de que falei acima), sem esquecer do mencionado BO para o ‘trabalho sujo’ feito pelo seu fornecedor de serviços atual.

    Má fé se previne ficando atento aos amigos e conselheiros seus e dos seus provedores que querem acesso aos seus dados para fazer algo ‘por cortesia’. E denunciando, chamando a polícia, quando necessário. Os sistemas anti-hackers também ajudam muito, organizando as suas defesas.

    Eu, como leitor, acho lastimável esta notícia e mais ainda a ingenuidade com que é escrita. Os seguidores, leitores e amigos do Taboão em Foco realmente não merecem isso. A história da cidade também não.

    Sei que ninguém vai responder este comentário a não ser com quatro pedras na mão. Não há esperança pra mim de diálogos construtivos. Mas queria dizer à redação do TF que é mais um absurdo com o qual temos, população da cidade, de conviver.

    Mais um naco de bom jornalismo caindo num rio de piranhas…

    José Sudaia Filho

  2. Caro Sudaia,

    Em primeiro lugar quero agradecer aos elogios, mas vamos responder apenas as críticas.

    O conteúdo foi realmente excluído e contra isto não temos muito o que fazer. Ou temos. Primeiro é esperar o provedor (tentar) recuperar as informações desses dias conforme prometido. Não republicamos ainda todas as matérias porque acreditamos (e torcemos) para que isso realmente aconteça.

    Desde o seu lançamento, o site (antes blog) mantém o mesmo compromisso, que é informar os moradores de Taboão e região com informações precisas e mais abrangentes possíveis. O nosso lema continua o mesmo: “Informação com responsabilidade”.

    Abraços,

    Allan dos Reis
    Jornalista Responsável

  3. Prezado,

    vamos ser objetivos como se estivéssemos no twitter:

    1 – o conteúdo foi excluído por alguém, quem é esse alguém?

    2 – ‘o provedor promete que vai tentar’ é muito vago, porque:

    a) se foi erro humano acidental (o cara apertou o deletar ao invés de o salvar), a empresa dele, sua contratada, tem a obrigação de recolocar o conteúdo no ar e há diversos recursos pra isso (um dos quais é o simples reiniciar o Windows numa data anterior e resgatar o material;

    b) se foi erro humano malicioso (que tinha a intenção de apagar) vale o dito acima, além de chamar a polícia para interrogar o sujeito, qual suas razões e interesses em praticar tal delito;

    Me parece que você diz que não republicou as matérias ainda porque acredita que o provedor vai cumprir sua promessa. Desculpe, mas se o Taboão em Foco, neste momento, já tem condições de republicar TODAS as matérias, por que não afirma isso na chamada da matéria, tranquilizando os leitores? E, melhor, começa a fazer realmente isso?

    ‘Informações precisas e [o] mais abrangentes possíveis’ não é o que nos está dando, ao seu público leitor, quando afirma que ‘falhas em provedor apaga notícias do TF’, porque falha técnica é perfeitamente sanável se existe um verdadeira ‘Manutenção’.

    No seu caso a manutenção foi uma detonação. E o seu boletim sobre parece a história do sujeito que não queria, assim de chofre, dar a notícia da morte do gato de estimação ao amigo, então resolveu ir por partes, dizendo ‘teu gato subiu no telhado’.

    Se, como diz, só nos resta rezar, deixa eu aqui ascender uma vela e solidariamente torcer para que o milagre aconteça.

    boa noite

    José Sudaia Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.