Mesmo com projeto ainda em discussão na Câmara, Prefeitura de Taboão muda regras de contribuição dos servidores em maio

Por Allan dos Reis, da Redação

A Prefeitura de Taboão da Serra não esperou a decisão da Câmara de Taboão da Serra e começou a aplicar a nova regra de recolhimento das contribuições previdenciárias dos servidores no mês de maio. O projeto que trata do tema entrou em pauta no dia 26 de maio, mas será votado na noite desta terça-feira (dia 9) devido a um pedido de vista na época.

A reportagem do Taboão em Foco teve acesso aos holerites de um servidor referente aos meses de abril e maio e constatou que na base de cálculo do INSS não estão inclusos os valores referente insalubridade e adicional noturno. O mais curioso, é que o setor de Recursos Humanos da Prefeitura não informou sobre a nova regra.

Holerites dos meses de abril e maio de um servidor de Taboão da Serra. Em abril, é possível constatar que apenas a gratificação de desempenho não entrou no cálculo em abril. No mês de maio, insalubridade e adicional noturno também não entraram no cálculo.
Holerites dos meses de abril e maio de um servidor de Taboão da Serra. Em abril, é possível constatar que apenas a gratificação de desempenho não entrou no cálculo do INSS. No mês de maio, insalubridade e adicional noturno também não entraram no cálculo.

Por telefone, conversamos também com o presidente da Câmara Cido (DEM), um dos autores do pedido de vistas para conhecer projeto, que agora se mostra favorável a aprovação do projeto.

“Esses 10 dias foram bons para aprofundar sobre o assunto. O projeto entra em pauta amanhã [hoje] e torna opcional recolher ou não [o INSS] sobre os benefícios ou só sobre o salário. Nós estamos só regulamentando a lei, que é federal. Agora o funcionário e a Prefeitura vão recolher menos”, afirma Cido.

Questionado sobre a mudança já aplicada no mês de maio, ele completou que pelo fato de estar apenas se adequando a lei federal, “o prefeito [Fernando Fernandes] já está aplicando”.

SINDICATO NÃO FALA; SERVIDORES RECLAMAM

O Taboão em Foco tentou sem sucesso ouvir a opinião da presidente do SindTaboão, Sandra Cristina. Além do telefone celular, encaminhamos email na semana passada e não obtivemos respostas.

Porém, nas redes sociais, a proposta parece não ter sido bem aceita por parte dos servidores, como o Maurício Lourenço da Silva, que publicou um artigo alertando para o “Conto do Vigário”. “O governo municipal tem se utilizado de diversos subterfúgios visando economizar e comprometer o presente e o futuro dos servidores públicos municipais de Taboão da serra”, diz trecho.

O militante José Afonso da Silva divulgou no início da tarde de hoje uma carta aberta aos vereadores pedindo que eles rejeitem o projeto que irá a votação.

 

0 comentário em “Mesmo com projeto ainda em discussão na Câmara, Prefeitura de Taboão muda regras de contribuição dos servidores em maio”

  1. E uma vergonha o que estão fazendo com os servidores públicos. Deu 200,00 de gratificação e tira a insalubridade, inclusive de quem trabalha no IML.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.