Home » Todas as notícias » Ministério da Saúde corta convênio e Farmácia Popular de Taboão da Serra é fechada

Ministério da Saúde corta convênio e Farmácia Popular de Taboão da Serra é fechada

Por Allan dos Reis, no Parque Marabá

A Farmácia Popular de Taboão da Serra encerrou suas atividades na última sexta-feira, dia 30 de junho, após o Ministério da Saúde publicar no Diário da União a portaria descontinuando o serviço, que funcionava no município desde 2005. A unidade estava localizada na UBS Oliveiras/Marabá, mas já funcionou na região do Pirajuçara.

Unidade de Taboão da Serra não funciona mais desde o início da semana.

Unidade de Taboão da Serra não funciona mais desde o início da semana.

No local eram distribuídos remédios gratuitos, como para diabetes e antihipertensivos, mas também existem aqueles subsidiados pelo Governo Federal. A secretária de saúde Raquel Zaicaner lamentou ao Taboão em Foco o fechamento do local.

“Uma pena que o Ministério da Saúde tenha cancelado esse programa apesar que sempre defendemos que o recurso usado para subsidiar esses medicamentos poderiam ser repassados aos municípios para ampliar o programa de assistência farmacêutica que temos”, diz Raquel.

Ela reforça que os medicamentos que eram gratuitos vão continuar sendo distribuídos nas farmácias privadas, mas os subsidiados “não fazem parte do programa”. Outro ponto negativo é que as grandes redes – apesar da boa logística na distribuição – “não penetram nos bairros e comunidades”, completa.

As Farmácias Populares foram criadas em 2004 pelo ex-presidente Lula e chegou ao município no ano seguinte por intermédio do, então prefeito, Evilásio Farias. O programa garantia a distribuição gratuita ou com descontos de até 90% em mais de 100 medicamentos.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online