Home » Região, Todas as notícias » Moradores de Embu das Artes protestam contra Taxa do Lixo criada por Ney Santos

Moradores de Embu das Artes protestam contra Taxa do Lixo criada por Ney Santos

Por Allan dos Reis, no Centro Histórico do Embu

No fim da manhã deste domingo (30), centenas de moradores de Embu das Artes foram até a porta da Prefeitura Municipal protestar contra a “Taxa do Lixo”, criada pelo prefeito Ney Santos (PRB), e que entra em vigor a partir de agosto. O valor cobrado em 2017 é de R$ 174,37 e no ano que vem, o valor previsto é de R$ 418.

Em seguida, o grupo foi em marcha até o início do Centro Histórico, lotado de turistas, e discursaram contra a taxa. Moradora do Jardim Silva, Benta Souza Dias, reclamou da cobrança.

Moradora critica Taxa do Lixo durante protesto em frente a Prefeitura de Embu das Artes.

Moradora critica Taxa do Lixo durante protesto em frente a Prefeitura de Embu das Artes.

“Eu acho isso uma falta de respeito com a gente. Se pelo menos fosse uma rua bem cuidada e bem organizada, eu não era contra pagar. Mas na situação que vivemos hoje, com tanta desordem, eu acho uma sacanagem fazer uma coisa dessas. O meu IPTU pago esse ano foi de quase mil quatrocentos e oitenta reais. Em janeiro do ano que vem será outro valor [a taxa do lixo]. Eu sou contra. Vai pesar nas outras despesas da casa.

Apenas a vereadora Rosangela Santos, dentre os 17 vereadores da Câmara, participou do protesto.

Apenas a vereadora Rosangela Santos, dentre os 17 vereadores da Câmara, participou do protesto.

Entre um discurso e outro, moradores e militantes políticos criticaram o prefeito. A vereadora Rosangela Santos (PT) foi a única parlamentar da Câmara a participar da manifestação e não poupou críticas ao mandatário, criador efetivo da taxa, mas que tenta se esquivar e culpar as gestões petistas.

“Essa taxa foi arbitrária. Foi feita em 1997, atualizada em 2007, mas a gestão do PT não utilizou a taxa. Ela consta no código de tributos, mas quem fez o decreto e está implantando é o governo atual. E foi de forma arbitrária para população. O decreto foi dia 7 de julho, a informação no site da Prefeitura é do dia 19 de julho e a primeira parcela é para o dia 20 de agosto. Quem não utiliza sites e redes sociais, só ficou sabendo quando o carnê chegou em suas casas. A revolta é total. O Governo simplesmente decide e joga para população pagar”, criticou.

Para tentar minimizar as críticas que passou a receber após ter criado a Taxa do Lixo, o prefeito Ney Santos reuniu vereadores governistas e servidores livres nomeados no sábado (29) para discutir estratégias para reagir a negativa junto a população embuense.

Na entrada da tradicional feirinha, manifestantes protestaram contra a criação da Taxa do Lixo.

Na entrada da tradicional feirinha, manifestantes protestaram contra a criação da Taxa do Lixo.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online