Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Morre Mário Pazini: o homem do teatro em Taboão

Morre Mário Pazini: o homem do teatro em Taboão

Por Allan dos Reis, da Redação

O ator e diretor Mário Pazini, 51 anos, que atualmente estava à frente do premiado coletivo ‘Espaço Clariô de Teatro’ em Taboão da Serra, morreu nesta segunda-feira, dia 31 de Março, vítima de um câncer na pleura, que causou levou a falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há uma semana no Hospital Nove de Julho (na região da Avenida Paulista). O corpo está sendo velado no Cemitério da Saudade e será enterrado às 16 horas desta terça, dia 1º de Abril.

Ator e Diretor Mário Pazzini morre aos 51 anos vítima de câncer.

Ator e Diretor Mário Pazini morre aos 51 anos vítima de câncer.

Pazini foi um dos mais importantes expoentes do teatro na região. Durante muitos anos interpretou o papel de Jesus na encenação Paixão de Cristo no município e atualmente era um dos líderes do Clariô, que recebeu recentemente o prêmio Governador do Estado para Cultura 2013, na categoria Inclusão Cultural, pelos projetos Sarau do Binho, Quintasoito e Mostra de Teatro do Gueto.

“A importância [do prêmio] está no conjunto da obra porque ganhar por inclusão cultural em um município que não tem teatro, fomento e a secretaria de cultura não funciona. O conjunto da obra veio para mostrar a importância do Clariô no município de Taboão da Serra, até por toda esta deficiência de cultura na cidade”, disse Pazini ao Taboão em Foco alguns dias após receber o prêmio.

O diretor também já havia recebido outras premiações pela direção da peça ‘Hospital da Gente’, de Marcelino Freire, apresentada em Taboão e em outros palcos pelo Brasil afora. Freire, aliás, escreveu a poesia “Mário Pazini no Céu” para homenagear o amigo [leia a poesia abaixo].

Mas a luta de Pazini atualmente não era só por sua saúde. Há alguns anos ele tentava convencer as autoridades municipais [o ex-prefeito Evilásio Farias e o atual prefeito Fernando Fernandes] a destinar mais recursos para a cultura do município e a criação de lei de fomento a favor dos coletivos de Taboão. Conseguiu ao menos – junto com outros artistas – fixar em 1% o orçamento da cultura.

Hora e Local do Sepultamento:

Dia 01/04 – 16h

CEMITÉRIO DA SAUDADE – Av. Laurita Ortega Mari, 831 – Parque Pinheiros – Taboão da Serra

 

MARIO PAZINI NO CÉU

Por Marcelino Freire

Olharás por nós, Mario.
Lá de cima, continuarás
a olhar por nós.
Lançarás ainda mais luz
sobre nossas cabeças.
Teu coração derramado
sobre Taboão.
Teu cuidado, teu amor,
teu exemplo criador.

Olharás por nós, Mario.
Que ficamos aqui,
sentindo essa falta,
sem palavras, mas sabendo
que não abandonaremos
a luta, a teimosia,
o fogo que nasceu contigo
à Rua Santa Luzia.

Olharás por nós, Mario.
Sabemos que tu estarás
sempre ao nosso lado,
guerreiro que eras,
artista, como poucos,
fiel e verdadeiro,
o mundo transformado
pelo teu olhar companheiro.

Olharás por nós, Mario.
É o que nos consola saber
que atenderás ao nosso pedido.
Do céu, jogarás raios certeiros,
tudo o que for preciso,
um clarão ainda maior do que
este que nos deixaste aceso,
por toda uma eternidade, vivo.

One Response

  1. Meus sinceros pêsames aos familiares de Mário. É mais uma pessoa importante e de grandes realizações em benefício da cidade que nos deixa. Dia triste para a cidade pela qual ele e seus familiares tanto trabalharam.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online