Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Morrem os tigres e o leão do Parque das Hortênsias em Taboão da Serra

Morrem os tigres e o leão do Parque das Hortênsias em Taboão da Serra

Por Allan dos Reis, da Redação

Os visitantes do Parque das Hortênsias, que também abriga o zoológico municipal, em Taboão da Serra não vão poder mais ver os maiores animais que habitavam o local. Nos últimos dias, foram confirmadas as mortes do leão, do tigre e da tigresa. A leoa, que teve uma infecção recentemente, se recuperou da doença após tratamento.

O leão era uma das atrações do Parque das Hortênsias. (Foto: Arquivo)

O leão era uma das atrações do Parque das Hortênsias. (Foto: Arquivo)

A informação foi confirmada pelo ex-secretário de cultura, Ali Sati. “Eles morreram sim. Mas já estavam velhinhos”, ponderou. A reportagem também ligou para o biólogo Rodrigo Xavier, responsável pelo local, que explicou que os animais estavam doentes e descartou qualquer relação entre as mortes e as condições estruturais do parque.

“As condições [estruturais] do parque não tem nada a ver com as mortes. Eles eram bem tratados. São doenças que dão em qualquer bicho”, resumiu Xavier. Os animais tinham cerca de 15 anos e estavam em Taboão da Serra há mais de uma década.

A morte do Leão foi causada por um parasita sanguíneo. O Tigre macho teve problemas renais e a Tigresa estava com suspeita de infecção e ao abrirem o animal encontraram tumores generalizados. Com exceção do leão, os outros bichos foram tratados no Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo.

Em entrevista a Rede Record no início de dezembro, o prefeito Fernando Fernandes prometeu iniciar uma reforma no parque no início de 2014.  A reportagem do Taboão em Foco tentou sem sucesso falar com o vice-prefeito e novo secretário de cultura, Laércio Lopes, para saber se virão novos bichos para o lugar dos animais mortos, mas o celular estava desligado.

Tigres

Casal de tigres no zoológico municipal de Taboão da Serra. (Foto: Arquivo / 2009).

61 Responses

  1. EB disse:

    Todo mundo de mimi ai, mas pq não denunciaram por maus tratos, pq não postaram em redes sociais e fizeram um aue por causa disso, povinho acomodado tambem, a culpa é da politica em partes, cabe a cada um fazer a sua parte e cobrar tambem. Cobrem do vereador que votaram, cabe a ele fiscalizar as atividades do prefeitos, cabe a ele promover leis que cuidassem do parque,

  2. Iris disse:

    Tudo é possível em Taboão das Trevas…lamentável…

  3. Luisa disse:

    Politicos de merda! So pensam em roubar e nao tem nenhum respeito com relacao a nada e ninguem! Estes animais estavam mal cuidados e ninguem se prestou a fazer nada! Nao sei como que os responsaveis, prefeitura e ministerio publico dormem a noite. Aqui se faz aqui se paga. NOJO deste pais!!!!

  4. Luis Carlos disse:

    Pouca vergonha, pior que nem a mídia divulgou, triste mas nao adiantar falar falar falar, ninguem vai fazer NADA!!!! querem apostar ?

    Politicos Safados e ladroes, e povo que não faz nada.

  5. Giane Giao disse:

    Que vergonha! Tanta falta de respeito com a cidade,com o povo e principalmente com os animais! O Parque está um lixo e os animais basta olhar para eles que percebemos o descaso. Vocês Prefeito,Vice e demais governantes não tem vergonha?! Espero que a população não esqueça mesmo de vcs! Com certeza estarei sempre lembrando a todos.

  6. Susi disse:

    Sempre achei o zoo triste, mas há uns dez anos atrás quando conheci esse parque achei que as coisas lá eram diferentes, jaulas pequenas, mas extremamente limpas e com alimentos frescos e de qualidade… quase chorei de tristeza ao ver como aquilo estava no anos passado, animais abatidos e doentes, as jaulas enferrujadas e vazias porque os bichinhos morreram… quanto irresponsabilidade e impunidade desses políticos que embolsam o dinheiro público e nada fazem…

  7. Rosaura disse:

    Coloquem os administradores do Zoo, os funcionários que nada fizeram e nem denunciaram, os Prefeitos de Taboão da Serra (ex e atual), os secretários da cultura( ex e atual) e esse biólogo que além de não fazer o que devia, mente descaradamente, dentro da jaula dos animais que morreram e que sejam tratados como eles foram para ver se sobrevivem.

  8. Valdirene disse:

    Triste… animais irracionais que poderiam estar livres em seu habitat natural, morrem com o desprezo, a ignorância e arrogância de seres que dizem ser “racionais”, gostaria de indagar que quando uma pessoa morre mesmo estando na cadeia, lugar que são “enjauladas” por cometerem ato contra uma sociedade, um pessoal de Direitos Humanos aparece e quanto a esses animais, que foram enjaulados por serem inocentes e morreram abandonados, há meses ouvi reportagens, notícias a respeito e nenhum órgão público tomou providencia, será que o lado político passou por cima de leis Estaduais e até Federais, deixando o Município de Taboão matar esses seres totalmente desprovidos de qualquer defesa :(

  9. SJes disse:

    Já que agora tem vagas… Que tal por o Genuino, o Zé Dirceu e a cambada todo dos ptralhas lá??? Não vai ser tão legal de ver como eram o leão e o tigre, mas quem sabe eles tbm não pegam uns parasitas desses????

  10. Noemia disse:

    Moro em Taboão da Serra ha mais de 20 anos, nunca visitei este zoológico e mas tem um bom tempo que tenho escutado sobre os maus tratos desses animais. É triste e revoltante saber que morreram por descaso. Certamente as doenças que apareceram foi por causa das condições que viviam.

  11. adriana disse:

    e reparem nas prisões que esses animais viviam. puta merda. todos deveriam ser multados e processados, inclusive a corja de biologos que defendem essa exploração e tortura. isso nunca vai ser preservação, isso são gigolos de animais.

  12. Cecy Scrafide disse:

    Artigo 12º
    1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

    Declaração Universal dos Direitos dos Animais

    1 – Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
    2 – Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
    3 – Nenhum animal deve ser maltratado.
    4 – Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
    5 – O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
    6 – Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
    7 – Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
    8 – A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimescontra os animais.
    9 – Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
    10 – O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
    Preâmbulo:
    Considerando que todo o animal possui direitos;
    Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
    Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
    Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
    Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
    Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,
    Proclama-se o seguinte
    Artigo 1º
    Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
    Artigo 2º
    1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
    2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais
    3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
    Artigo 3º
    1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.
    Artigo 4º
    1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
    2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.
    Artigo 5º
    1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
    2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.
    Artigo 6º
    1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
    2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
    Artigo 7º
    Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
    Artigo 8º
    1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
    2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.
    Artigo 9º
    Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.
    Artigo 10º
    1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
    2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
    Artigo 11º
    Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
    Artigo 12º
    1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
    2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.
    Artigo 13º
    1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.
    2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.
    Artigo 14º
    1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
    2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

    http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml

  13. Estevam Fraga Matos disse:

    Se for para viver naquelas condições é melhor não trazerem outros, pois o parque não tem estrutura para animais grandes, espero que alguma autoridade desta área feri fique o local e condições.

  14. kaue disse:

    o zoológico vai virar etec segundo esposa do prefeito maria alice

  15. HAMILTON disse:

    Inspirada na realidade do municipio de TABOÃO DA SERRA, Municipio abandonado pela prefeitura, maus tratos aos animais e ao povo que esperdiçou seu voto para uma pessoa que nem mora na cidade.

    Estou muito decepcionado com o desprezo na cidade que poderia ser a cidade mais bonita de SÃO PAULO, pois e o municipio que tem o IPTU mais caro.

    Vamoks abrir o olho povo TABOANENSE.

  16. bartolo disse:

    gente vamos cuidar das criancas de sua cidade que estao se perdendo com drogas , e fato ,,,,bandidos , mendigos , buracos nas ruas , vamos deixar cada cultura no seu devido lugar ,,, cavalos de charretes caes de ruas , que mais se eu falar nao da aqui .abracossssssss

  17. bartolo disse:

    muito legal a reportagem que eu vi agora no jornal na globo , a biologa disse que pra comprovar que e maus tratos tem que ter uma certa fiscalizacao , pois eu sou de circo e pra gente nao tem que ter fiscalizacao , nossos animais que eles dizem que esta sendo mautratado , estao morrendo de maus tratos nos zoo do brasil ,,, animais de cativeiro nunca mais volta pra seu habitat ,,,por que sao de cativeiro , animais de circo sao netos e bisnetos de circo , como vc pode falar que eles tem que voltar pra florestas …. agora morrem em zoo , isso e que eles querem ,,,,,

  18. Carlos Eduardo disse:

    Apesar das informações do ex-secretario de Cultura Ali Sati e do biólogo Rodrigo, a qual eu respeito, acho muita coincidência a morte de 3 animais de grande porte no mesmo período. Para mim é descaso sim do atual prefeito Fernando Fernandes, que já (des) governa Taboão a um ano, que disse em sua campanha eleitoral que acabaria com o Parque das Hortênsias por ser muito caro a sua manutenção.

  19. Carlos Eduardo disse:

    Primeiro quero lamentar a morte do leão e dos dois tigres no minizoo instalado desde a década de 80 no Parque das Hortênsias, mortes estas fruto do descaso desse prefeito Fernando Fernandes, que já havia anunciado em sua campanha eleitoral que fecharia o Parque da Hortênsias, o que eu não posso acreditar e que para isso ele se propõe a matar os animais, qual será o próximo, será que vamos ficar esperando?
    Por outro lado quero lhe parabenizar Alan pela matéria, já que até agora você é o único jornal a informar o ocorrido, continue assim, sem rabo preso, parabéns.
    Só para lembrar, o atual prefeito já destruiu a ciclopista, a Praça Luiz Gonzaga, fechou a Base da GCM na Vila Iasi, fechou o Akira Tada no Parque Assunção, o que mais vai fazer?

  20. rogerio pires disse:

    uma pouca vergonha os animais ficam em locais pequenos apertados sujos .cade a verba que é destinada ao parque .mostra a fatura ai senhor prefeito .falta de vergonha na cara .

  21. marcio souza disse:

    Lamentável o descaso com esses animais e ninguem ser responsabilizado, se pegam um zé mané com algum bicho da fauna, logo tratam de configurar maus tratos e aplicam penas com toda rigidez da lei, claro, afinal é um zé mané, qdo se trata de governo nao existe lei…isso é Brasil minha gente.

  22. Por favor autoridades libertem os animais se nao os podem cuidar, procurem um lugar que eles posam viver bem, escolher lugar segundo a natureza dos animais, se nao podem fazer nada entregue a quem possa, mas por favor seus incompetentes parem de matar os animais , vergonha brasileira isto.

  23. Elis disse:

    Como foi dito na reportagem ,que os animais eram bem cuidados ,como se explica então o fato da tigresa possuir tumores já em estado avançado e ao longo do tratamento que recebia não se percebeu esses tumores no início.

  24. aiane cristina disse:

    isso é uma vergonha esse zoologico ja foi o centro de referencia para turismo agora esta abandonado as traças os animais estao morrendo sem socorro quantos mais irao morrer e ai senhor prefeito o que tem a dizer sobre isso vai deixar isso continuar acontecendo tome uma atitude e rapido antes que piore

  25. Marcelo rodrigues disse:

    Eu sou morador dessa droga desse municio e esse prefeito Fdp so pensa em mexer nessa droga dessa praça com luzes idiotas e um fonte que funciona as vezes e ainda diminuíram a praça aquela rua que sai em frente ao extra estava bonita isso mesmo estava pois so foi dar a chuva de ontem hj passei la ea rua já estava interditada, isso mesmo essa rua que beira o rio já foi arrumada mais de 10 x isso também e revoltante mais sub faturamento e governo safado esse do Brasil sem comentários ne ???

  26. Vanias disse:

    Quinze anos?..velho?…uma leão em condições boas vive pelo menos 30 anos em cativeiro!!!!! e o tigre?…porque ficou com infecções?…

    http://www.saudeanimal.com.br/leao.htm

    descaso puro!!

  27. AUREA MAIO disse:

    iNCRIIVEL, COMO OS 3 MORRERAM NO MESMO TEMPO…MALDITOS…DEIXEM OS ANIMAIS VIVEREM SUAS VIDAS EM PAZ NO SEU HABITAT NATURAL… VÃO PROCURAR O QUE FAZER COM ATIVIDADES MAIS SAUDAVEIS, DO QUE MOSTRAR AOS SEUS FILHOS, O QUE E CONFINAR UM ANIMAL, ATRAS DAS GRADES, SEM NUNCA TEREM FEITO NADA PRA MERECER ESSA ATROCIDADE COVARDE!!!

  28. Vanias disse:

    Deveríamos montar uma Associação de Defesa da Sociedade contra o descasos das Administrações Públicas do País!!quem sabe iríamos consertar muuuuuuuuuita coisa!!!!!

  29. Debora disse:

    Era de esperar uma notícia triste como essa.

    Você chega no local onde está mais p abandono que outra coisa.
    Grade enferrujada, quebrada e com muita sujeira, mato tomando conta de tudo e fio exposto.

    As aves com improviso de casa, cheiro horrível de sujeira e a unica proteção contra sol ou chuva… uma madeira. E o pote de comida? Absurrrrrrrrrdo!
    Ah… Cheguei a ver…água para beber…”verde”

    Estão largados, abandonados…tratados como LIXO.

    Deviam ter vergonha e transferir os demais animais para um lugar que tenha AMOR, RESPEITO e SEJA BEM TRATADO.

  30. Luiza disse:

    Esse parquinho porcaria “das hortências” não tem a menor condição de ter bichos. Vai ter empalhados. Vai servir par isso. Por mais que políticos digam que não foram as condições precárias aí sim que sabemos que FORAM AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES. Político negando é mentira na certa. Péssimas condições. A prisão de bichos inocente. Políticos bandidos à solta! #REVOLTA #taboaõdaserra #maustratosanimais

  31. Inacreditável…Incompetência!!!???

  32. Manuela Vaz disse:

    Lamentável esse acontecimento. Dá para perceber que esses animaizinhos estavam mal acomodados e é óbvio que isso provoca stress e o stress provoca doenças.
    Queria ver o senhor prefeito e o senhor secretário da cultura e outros tantos
    Des Governantes deste País enclausurados por décadas da mesma forma que enclausuraram os pobres animais. Fechar esse parque já é um MUST, uma obrigação.
    Fora com quem maltrata animais indefesos!

  33. Cristina Borrely disse:

    Muito triste, estive lá a algum tempo atrás e fiquei chocoda com a situação do parque, local esse, que meus filhos curtiram muito na infancia, e que era maravilhoso! pena má administração e abandono dá nisso mesmo

  34. Luiz disse:

    Pouca Vergonha !!!

    Muitas vezes fui ao parque, e vi jovens se drogando, fumando maconha entre a jaula dos javalis e a dos finados tigres. Casais transando ao ar livre..

    Não adianta dar entrada gratuita, tem que cobrar, mesmo que o valor seja pequeno.

    Era um orgulho andar neste parque agora dá medo.

    Um povo que não preserva seu passado, sua cultura ou seu patrimônio não sabe eleger bons governantes.

    Não vou novamente enquanto o poder municipal não tomar as devidas medidas de segurança.

    Entra situação e entra oposição e o porque continua a mesma vergonha.

  35. rodrigo disse:

    Nossa meu Deus

  36. Giovanni disse:

    Na natureza o animal pode obter diversos tipos diferentes de alimentos que equilibram a sua alimentação da mesma, se exercitam e caminham longas distâncias nas prisões que são esses Zoológicos eles tem uma vida restrita e desenvolvem câncer. Todos os Zoológicos devem ser fechados e os animais libertados.

  37. Debora disse:

    Eu nao acredito, q nao vao fechar essa prisao para animais… E ainda por cima estao pensando se vao trazer mais animais para la… Isso e holocausto animal!!! Covardes!!! Diga nao ao ZOO!!!

  38. alexandre disse:

    o fernando fernandes prometeu pérante as cameras da record que vai arrumar o parque, vamos ver….

  39. Nilthon disse:

    Queria saber como ainda existem pessoas que vão visitar e levam seus filhos a uma porcaria de zoológico. Coisa inventada na era medieval e que até hoje perdura por conta de imbecis que apoiam. Estes animais enfim estão livres da arrogância e egoísmo de poucas pessoas que não passam de idiotas. Graças a Deus que morreram. Não precisam mais servir de palhaços para idiotas.

  40. Ana Aragão disse:

    Há muito, eu ouvia dizer que os animais deste local estavam vivendo em condições precárias e passando fome… há muito…

  41. Bianca Retek disse:

    Lembro que eu ia nesse zoo desde meus 2 anos de idade (hoje tenho quase 21). Da última vez que fui até o parque, fiquei com vontade de sair xingando Deus e o mundo!
    Como pode um parque tão lindo ter chegado a esse ponto?! Animais mal tratados, muitas vezes sem água e comida, jaulas sujas, mato alto e pra melhorar, ainda tinha um bando de gentinha nojenta jogando garrafa plástica e outras coisas dentro das jaulas de alguns animais (espero que gente assim morra)!
    E aí, Dr. Evilásio? E aí, Fernando Fernandes e cia? Contentes? O descaso é algo bem bacana, não? Mandem o resto dos animais pra algum Santuário de Animais pra que eles vivam bem o resto de suas vidas e PAREM de fingir que Taboão ainda tem um zoo, pois não tem! Se vocês governantes do município não tem um pingo de dignidade, não tirem a dignidade dos animais que infelizmente estão jogados à sorte (graças a vocês. Parabéns!).

    Vocês não merecem o poder que tem em mãos!

  42. Eliana disse:

    Enquanto a população votar nesses mesmos vagabundos de sempre é isso que teremos, “descaso” total! Cambada de vagabundos! Não cuidam da educação, nem da saúde, nem dos nossos bichos e sem falar que este parque já foi cenário de grandes atrações e deixaram ficar como está. Não duvido que logo vire algum condomínio de luxo ou coisa parecida. Vamos ver se o prefeito atual realmente vai fazer alguma coisa.

  43. Celina disse:

    Decora mais a praça com luzinhas, pisca-pisca, tiram a ciclovia e colocam a ciclovia e tiram novamente, façam também pavimentação do córrego Pirajussara, etc etc…Animais que é bom nada né! Que raiva.

  44. Nefer Klain disse:

    Mortos ou assassinados ?! Visito este parque desde pequena e não tenho nenhuma lembrança dos animais sadios.. Lembro bem da época em que alimentavam os leões com pintinhos vivos..
    Acha que esse parque assim como outras instituições aqui em TS servem só para lavagem de dinheiro e corrupção.
    Uma vergonha para todos.

  45. adriano disse:

    tbm ñ é pra menos ter morrido, só comendo pintinhos mortos, o senhor prefeito esta é pulando de alegria.

  46. Tábata disse:

    É um descaso com os nossos bichinhos :'(

  47. Danilo disse:

    A gente já sabia que estão tentando fechar o parque que, aliás, está muito mal tratado, sem falar que muitos animais já sumiram, e agora morrem 3 das principais atrações, coincidência, não? O Taboão já não tem nada que preste de lazer, e ainda acabam com o parque das Hortências, assim fica difícil…

  48. Álvaro Diogo disse:

    Animais não foram feitos para servir como entretenimento.

    Não é preciso jaulas maiores, é preciso o fim delas. Não é de bem-estarismo que precisamos, é o fim da exploração animal.

    Salvem o Parque das Hortênsias: http://goo.gl/jZudbF

  49. stella macedo disse:

    Na minha humilde opinião, deveriam desativar este zoológico. E por quê? Muito simples: falta infra-estrutura para manter um zoológico! Os pobres animais estavam em um estado deplorável e não é de hoje. Isso vinha desde as gestões anteriores da Prefeitura Municipal. Poderia ser feito um projeto paisagístico para aumentar o verde, melhorar o parque para as crianças, criar um espaço infantil com monitoramento, um anfiteatro, enfim… Melhorasse a qualidade da lanchonete… Aqui no Brasil, há uma carência de parques, de praças decentes, onde nossos filhos tenham um mínimo lazer de qualidade… Minha geração deu sorte. Teve condições de brincar ao ar livre. Mas a criançada de agora, é criada com “babás” eletrônicas (computadores, vídeos-games, etc.), não porque eles queiram, mas porque não têm outra opção. Uma área verde que possua segurança, faria, neste sentido, toda a diferença!

  50. Edgar disse:

    Estou muito decepcionado com os governantes do Município do Taboão da Serra, e do Estado de não ter cobrado com rigidez e punido na forma da Lei, pois alem do descaso, e carcere privado, maus tratos aos animais, que no meu mode de ver nem poderia estar ali, a morte não poderia ficar assim, sem punição e de responsabilidade, pois são criaturas vivas ser criado pela natureza e sei que Deus fara a cobrança disto a todos responsáveis e irresponsáveis, por esta desgraça, o homem e o câncer maligno da terra, tadinho do câncer não chega aos pés do ser Humano, fica aqui minha decepção, e desprezo e declaro nunca mais votar a nenhum destes que passaram e que estão no poder publico.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online