Home » Sociedade, Todas as notícias » MTST entrega as chaves para 192 famílias do condomínio João Candido; ex-presidente Lula participa da festa

MTST entrega as chaves para 192 famílias do condomínio João Candido; ex-presidente Lula participa da festa

Por Allan dos Reis, no Jardim Salete

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) entregou neste sábado, dia 20, as chaves de 192 apartamentos do Residencial João Cândido, em Taboão da Serra, construído através do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. A cerimônia de entrega teve a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou sendo a grande estrela da festa.

Placa de inauguração do Residencial João Candido é descerrada.

Placa de inauguração do Residencial João Candido é descerrada.

Líder do MTST Guilherme Boulo ressalta a importânca da luta por moradia.

Líder do MTST Guilherme Boulo ressalta a importânca da luta por moradia.

Os contemplados receberam as chaves e logo em seguida assinaram o contrato com a Caixa Econômica. Cada unidade custou R$ 96 mil, sendo grande parte por subsídios do Governo Federal e Estadual. As prestações não devem ultrapassar o valor de R$ 80.

Para o líder do MTST, Guilherme Boulos, lembrou das lutas do movimento e enalteceu o programa criado por Lula em 2009. “As pessoas que estão contempladas aqui tiveram que enfrentar tantas coisas, até mesmo o preconceito. Mas aqui temos o resultado que lutar vale a pena”, destacou.

Enquanto os discursos aconteciam, os contemplados se emocionavam com a nova realidade. Com a chave nas mãos, agora eles precisam começar a programar a mudança.

Cleusa Faria dos Santos realiza o sonho da casa própria.

Cleusa Faria dos Santos realiza o sonho da casa própria.

“Eu morava na beira do Rio Pirajussara e cansei de enchentes. Entrei no Movimento vai fazer 10 anos e agora a gente foi contemplada A emoção é muito grande. É um presente de Deus porque eu lutei muito por isso. E muitas vezes fui embaixo de chuva [nas passeatas] e com cirurgia, mas conseguimos a vitória. Vou morar no novo apartamento com meu esposo e dois filhos”, comemorou Cleusa Faria dos Santos, uma das contempladas.

O ex-presidente Lula fez um longo discurso enquanto a plateia tirava fotos e acenava ao político. Ele relembrou de suas primeiras residências, que eram – segundo ele – bem pequenas e como iniciou a discussão para criar o programa Minha Casa Minha Vida. Houve também a promessa levar o modelo de construção a presidente Dilma Rousseff.

“Eu vou levar tudo que vocês puderem me arrumar porque eu quero provar que é possível, com o mesmo dinheiro do Minha Casa Minha Vida, fazer apartamentos de qualidade para as pessoas humildes deste Brasil. Eu sei que a companheira já melhorou muito as casas desse país a fora. Como eu sei que a presidente Dilma deve anuncia um outro grande programa habitacional neste país, é preciso que a gente possa provar que tem empresários afim de trabalhar”, disse Lula.

Ex-presidente Lula posa com uma das contempladas do Residencial João Cândido.

Ex-presidente Lula posa com uma das contempladas do Residencial João Cândido.

O vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, fez um breve discurso em torno da entrega das chaves. Os vereadores Professor Moreira e Joice Silva também acompanharam a entrega das chaves.

O líder do MST de Taboão da Serra, Paulo Félix, reforçou a qualidade dos empreendimentos. “Os pobres não vão mais morar em moquifos ou em caixotes”, discursou.

Apartamentos do Residencial João Cândido em Taboão da Serra.

Apartamentos do Residencial João Cândido em Taboão da Serra.

A outra etapa do projeto deve ser entregue ainda no primeiro trimestre de 2015. São mais 192 apartamentos. O projeto está sendo gerido pelo MTST e pelo MST, sendo que cada um deles terão indicado o mesmo número de contemplados no fim do projeto.

One Response

  1. rafael sandoval disse:

    E cadê a CICLOVIA DO TABOÃO???… Vamos trabalhar para que tenhamos uma melhor estrutura cicloviaria em nosso municipio.Uma rede cicloviaria que interligue o centro do Taboão com o shopping Taboão e a ciclovia da Eliseu. Estamos de olho!!!

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online