Mulheres buscam espaço na política de Taboão

O “Dia Internacional das Mulheres”, comemorado em grande estilo na câmara municipal de Taboão da Serra no dia 8 de Março com a entrega do troféu “Laurita Ortega Mari” a 53 personalidades femininas marcou também o início da luta das mulheres por mais espaços na política local.

Mulheres de Taboão lutam por mais espaço na política. (Foto: Allan dos Reis)

Elas representam mais de 50% do eleitorado taboanense, hoje com cerca de 186 mil eleitores, e contam com apenas uma vaga, a da vereadora Fausta, entre os 13 vereadores do município. Mesmo assim, é importante ressaltar que a parlamentar ocupa a vaga de um seus colegas de partido, o vereador Arnaldo Clemente dos Santos, que está afastado do cargo por determinação da justiça sob acusação de fraudar os cofres públicos. O fato é que nas última duas eleições, 2004 e 2008, a única mulher eleita por força do voto foi a Professora Márcia, que ocupa a vice-prefeitura no governo Evilásio.

Uma das organizadoras do movimento, a vice-presidente do PDT, Selma Fátima, diz que as mulheres estão se fortalecendo para concorrer às eleições deste ano. “[Nós] estamos nos fortalecendo”, diz. Ela destaca que as mulheres têm “boa vontade, mas falta à parte financeira” para concorrer de forma igualitária com os homens.

O próximo encontro, ainda sem data definida, vai discutir a saúde da mulher em Taboão da Serra.

Por Allan dos Reis

0 comentário em “Mulheres buscam espaço na política de Taboão”

  1. Primeira vez que vejo uma mafia de mulheres… pela fotinha ja reconheci pelo menos umas 5 que nao voto por nada… nem se nao tiver outra opcao… chuta que é macumba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.