Home » Todas as notícias » Nota da gestão ambiental da Prefeitura de Taboão da Serra despenca em 2016

Nota da gestão ambiental da Prefeitura de Taboão da Serra despenca em 2016

Por Allan dos Reis, direto da redação

O Governo do Estado de São Paulo divulgou no dia 8 de dezembro a nota e o ranking ambiental dos municípios paulista e Taboão da Serra teve a pior avaliação na gestão do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) com apenas 49,89 – no total de 100 possíveis. Em 2015, a nota foi de 57,20. A melhor nota foi em 2014 com 62,35.

Não é possível saber se ações exageradas como a podas de árvores entraram na pontuação, mas já era sinal de que a gestão ambiental precisa ser melhorada. (Foto: Arquivo)

Não é possível saber se ações exageradas como a podas de árvores entraram na pontuação, mas já era sinal de que a gestão ambiental precisa ser melhorada. (Foto: Arquivo)

Apesar da piora na avaliação, o município acabou melhorando a sua posição no ranking, ocupando a 201º colocação, melhor posição desde o início do ranking. Em 2015 ficou em 216º e 2014 na 236º posição, fato utilizado pela Secretaria de Habitação e Meio Ambiente através da assessoria de imprensa do município.

“Vale ressaltar que esse ano foi a melhor posição do município desde sua adesão em 2009. No decorrer dos anos os municípios participantes aumentaram em número e, devido aos critérios mais rigorosos das diretivas, no geral todos diminuíram a nota. Porém Taboão se manteve na classificação geral sempre dentro dos 250, sendo que esse ano é o 201º, melhor classificação obtida até então”, diz a nota da assessoria.

Porém, por telefone, a funcionária Tersia negou que tenha havido mudança em qualquer critério na avaliação do ranking ambiental e dá outra possível explicação para que Taboão da Serra tenha subido algumas posições no ranking, mesmo piorando sua nota.

“Não houve mudança. Por ser um ano atípico, de eleições, muitos municípios não participaram com a entrega da documentação. E temos também problemas econômicos”, revela. Ela salientou que muitos municípios – mesmo sem mandarem os documentos – obtiveram nota e estão no ranking porque alguns dos critérios avaliados, como esgoto, vêm através de outros órgãos ambientais.

O Taboão em Foco fez uma comparação entre os 10 municípios com melhor avaliação e todos mantiveram praticamente a mesma nota entre 2015 e 2016 como Botucatu, que subiu de 97,88 para 98,69

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online