Home » Política, Todas as notícias » Notinhas da Semana

Notinhas da Semana

CONVERSA DOS PREFEITURÁVEIS

O pré-candidato Fernando Fernandes ligou para o, também pré-candidato, Aprígio após boatos de que um jornal – com a sua autorização – sairia no fim de semana passado afirmando que o primeiro estaria inelegível. A conversa foi cordial e com a promessa de ambos de uma campanha limpa. Ah, o jornal não saiu e o candidato disse que não tinha informação sobre o assunto e – muito menos – dado autorização a qualquer pessoa para tal ato.

MUNIÇÃO

Assessor do pré-candidato a prefeito Aprígio (PSB) busca levantar se um empresário muito ligado ao ex-vereador Paulo Silas (PMDB) fez parte da folha de pessoal  e cumpriu expediente da Câmara de Embu das Artes, no ano 2000, na presidência do vereador Milton Arenzon (do Rancho). Expectativa é achar munição contra provável aliado de Fernando Fernandes (PSDB) que se movimenta para minar o nome à sucessão do prefeito Evilásio Farias (PSB). Silas, em plena tribuna do Legislativo embuense, em 1999, desafiou a Promotoria a denunciar  vereadores por causa das viagens a congressos, dos quais era um ferrenho defensor. Em Embu, Arenzon acabou condenado, com outros 17 parlamentares.

OUTROS TEMPOS

Silas foi secretário da estratégica pasta de Governo de Evilásio, no primeiro ano de gestão do atual prefeito, em 2005, mas hoje cumpre papel de oposição. “Temos uma arrecadação que triplicou no governo Evilásio, e temos uma prefeitura endividada. Essa [promessa de sanear as contas da cidade] por si já é para mim uma decepção”, declarou. Procurada, a administração municipal não se manifestou.

PELOS FUNDOS

Que o vereador Walter Paulo (foto) pouco fala na câmara todos já sabem. Mas na última sessão, ele foi convidado a falar com dois jornalistas e saiu pelos fundos (direto para garagem) para não falar a respeito da lei da Ficha Limpa, que barra uma possível candidatura sua a qualquer cargo público.

MAL FALADO

A frase do presidente da câmara para justificar o reajuste dos salários dos vereadores é uma daquelas para ficar para história. “político tem que ganhar bem para que seja honesto com o povo da sua cidade”, disse Macário. Deve ser por isso que sempre que ele vai fazer um discurso, os petistas mais antigos fazem figa.

PRESSÃO SALARIAL

Os vereadores que são contra o aumento dos subsídios (leia: SALÁRIO) dos vereadores estão sendo pressionados por outro grupo que exige que a votação seja unânime. Resta saber se eles vão ceder a pressão política e votar contra a sua consciência.

BATE BOCA PETISTA

O vereador Wagner discutiu com o vereador Macário no fim da última sessão porque o mesmo encerrou a sessão sem deixar o vereador Ronaldo Onishi falar em tribuna. O clima ruim entre os petistas aumenta a cada dia.

ANTI-PROPAGANDA?

Durante uma reunião política com a base de um dos pré-candidatos a vereador pelo PRB, o presidente da sigla Marco Porta fez lá o seu discurso e emendou: “O que o Luciano já fez pela cidade?”… e logo emendou a resposta. “Nada! Ele nunca foi nada”. Por sorte algumas pessoas falaram sobre os feitos do rapaz. Ufa!! [Vídeo Aqui].

TEM QUE FALAR

A presidente de um dos sindicatos do funcionalismo de Taboão, Sandra Cristina, tem ojeriza a imprensa regional. Já começa errado porque representante de sindicato não pode negar (como ela já fez) em falar com a imprensa. Mas na sexta passada (24) – em audiência pública na câmara – ela não queria deixar que tirassem foto dela em tribuna. Ai já é pedir demais, não é?

CACHORRINHO”

Na quinta (2) os filiados do PTB se reuniram numa churrascaria em São Paulo para decidir o destino do partido. Entre uma cerveja e outra, o encontro terminou sem qualquer decisão. Porém, o ‘clima’ esquentou na família petebista. Joca, que é a favor da candidatura própria, chamou Israel Luciano de “cachorrinho, que pega migalhas em baixo da mesa” porque o mesmo não deseja candidatura própria.

O NOME DO PTB

Apesar do bate-boca, e sem ter oficialmente qualquer definição, o nome mais comentado para ser o candidato do partido a prefeito chama-se Joel Garcia, conhecido como Lelo.

SEM QUERER, QUERENDO

O pré-candidato a vereador pelo PTB, Santão, não foi convidado para a reunião da executiva e sem querer (querendo) apareceu na mesma churrascaria. O clima ficou chato e ele sentou numa mesa separada da cúpula.

TRABALHAR A PÉ

Mais uma vez a licitação para compras de 14 carros pela câmara para uso dos vereadores fracassou. Essa é a segunda vez que o processo tem que ser cancelado por falta de vendedores.

Em 2011 a câmara alugou os carros por R$ 434 mil por ano, mas após críticas e suspeitas, o contrato foi cancelado. (Foto: Arquivo)

NA CANELA

Durante a audiência das ADI´s, a presidente do sindicato deu um ‘chute’ na canela dos vereadores. “Relação prosmícua: essa é a relação entre o poder executivo e legislativo”, disse Sandra Cristina.

NA CANELA 1

Os vereadores Cido e Ronaldo Onishi sairam em defesa do legislativo. “Eu fico triste quando você fala do contesto geral”, defendeu Cido. “Eu não posso concordar com essa fala porque sou do partido do prefeito e estou aqui com o compromisso de pedir vistas se for preciso”, falou Onishi.

NA CANELA 2

Então Sandra Fortes, da Apeoesp, citou uma série de promiscuidade na relação entre os poderes como aumento do IPTU, aprovação das contas da prefeitura que foram rejeitas pelo tribunal de contas, entre outras. E não é que elas tinham razão?!

BRIGA SINDICAL

Alegando falta de independência dos sindicatos SINDTABOÂO e SIPROEM na relação com o patrão (prefeitura), as ADI’s lançam no início da semana a ATRASPACTS (Associação dos trabalhadores nos serviços públicos da prefeitura, autarquias e câmara municipal de Taboão da Serra)

BANHO-MARIA 1

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que estão inelegíveis para as eleições municipais deste ano candidatos com as contas de campanha eleitoral de 2010 rejeitadas, mas que poderá alcançar também políticos que tiveram o problema em pleitos anteriores, os bastidores da política em Embu das Artes estão pegando fogo. A ainda tímida oposição comemorou a possibilidade mais clara de inelegibilidade de Chico Brito (foto) para novo mandato. Mas nem todos os opositores ao prefeito ficaram eufóricos e dizem que vão esperar o desfecho da questão.

BANHO-MARIA 2

Chico procura demonstrar tranquilidade e acalmar aliados, diz que a sentença da ministra do TSE Carmen Lúcia contra suas contas de campanha em 2008 não é definitiva e que já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). Alega que a rejeição foi motivada por erro contábil, uma falha técnica, que não recebeu de forma irregular ou desviou recursos destinados à campanha. A necessidade de recorrer à máxima corte, em que tem assento a ministra que o colocou no “limbo jurídico”, evidencia, porém, que a situação não é tão cômoda, muito ao contrário.

One Response

  1. Fabio Santos disse:

    Parabéns pela coluna, muito bem escrita, fácil de intender, parabéns Allan.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online