Home » Política, Todas as notícias » Notinhas da Semana

Notinhas da Semana

FILA ANDA

Surpreso ao saber que um ex-filiado do PT virou pré-candidato a vereador pelo PRB, do pastor Marco Porta, e admirado por conta de o postulante ter reunido 60 apoiadores em uma tarde ensolarada de domingo e com futebol na TV entre Palmeiras – time do coração de ambos – e Corinthians, o prefeiturável Wagner Eckstein, com ar de desprezo e tom de censura, questionou o ex-companheiro pela opção política que fez. Disse o que quis, ouviu o que não quis. “O que você queria? Vocês não me deram espaço no PT para eu ser candidato!”, retrucou o polido rapaz a um emudecido vereador.

ÁGUA FRIA

Como não teve êxito em materializar o – para muitos – “delírio” de se tornar cabeça-de-chapa com Aprígio (PSB) como vice, o PT reafirmou manter candidatura própria, o que abalou o otimismo da base de apoio ao candidato do governo, preocupada em divisão de votos entre eleitores que querem a continuidade do perfil de gestão. Se a decisão não tiver volta, Fernando Fernandes (PSDB) será inevitavelmente o novo governante, acredita o próprio prefeito Evilásio Farias, em análise previsível. Ainda assim, na conta dele, o seu PSB faz de três a quatro vereadores, e o PSDB, só um, enquanto o PSD e PC do B, um cada, e o ex-aliado PT, um ou dois.

HERÓI DA RESISTÊNCIA

Depois de ter conquistado a cobiçada adesão do PP (Partido Progressista), graças à participação do grupo político do ex-prefeito paulistano e deputado federal Paulo Maluf no governo do tucano Geraldo Alckmin, Fernando Fernandes – que já foi companheiro de partido de Maluf, no extinto PPB, pelo qual foi eleito prefeito de Taboão da Serra pela primeira vez – faz marcação cerrada para atrair pequenos partidos e mantém assédio vigoroso para ter o apoio do PMN (Partido da Mobilização Nacional). No grupo que segue com apoio, aos trancos e barrancos, ao pré-candidato do governo, Aprígio, a sigla resiste – mas não se sabe até quando.

SAIU DO ZERO

O pré-candidato Wagner Eckstein está prestes a anunciar que não é apenas o seu partido, o PT, que lhe apóia na corrida a sucessão municipal. O nanico PTN deve anunciar apoio nos próximos dias.

MARÉ

Em atrito com o PSB, ao não aceitar pressão e imposição de acordo para definir sem mais demora apoio a Aprígio, o PTB já demonstra descontentamento crescente e contabiliza em torno de 70% dos filiados que querem Fernando Fernandes para apoiar como candidato à sucessão municipal. Se no ano passado já se dizia em situação “muito favorável” na preferência do eleitorado e se gabava de não precisar de apoio de um grande número de partidos – na órbita da máquina municipal – uma vez que a disputa em Taboão da Serra não era com horário eleitoral em rádio e TV dividido por coligação, Fernando Fernandes está rindo à toa agora.

FALTAM EDUCADORES

Os petistas realizam neste sábado (21) discussão em torno da educação de Taboão da Serra, mas confirmados até agora só as secretárias de educação de Embu das Artes e Osasco. Será que terá algum educador de Taboão?

COM PÉ ATRÁS

A cúpula do PP não gostou da entrevista de Fernandes onde ele diz que se o PMDB abrir mão de ocupar a vice, ele poderia utilizar o cargo para atrair novos partidos como o PTB . O acordo, dizem eles, é que o cargo será ocupado por um dos filiados do partido e não por qualquer outra sigla.

CADÊ O MINISTRO?

Os comunistas da região se preparam para um encontro do ministro dos esportes Aldo Rebelo na câmara de Embu das Artes, mas na última hora o político decidiu cancelar sua participação.

COLETIVA COM PLATEIA

Após o anúncio de apoio do PSD ao pré-candidato Aprígio na sexta (13), houve uma coletiva de imprensa com plateia. O modelo irritou alguns jornalistas presente porque o público, todos apoiadores do pré-candidato, respondia a pergunta antes do entrevistado e a cada resposta aplaudiam e faziam cara feia aos profissionais.

POSSÍVEL?

Durante a sua coletiva, o pré-candidato Aprígio disse que pretende transformar Taboão da Serra numa São Caetano do Sul, a cidade que tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do País.

O QUE SERÁ?

O pré-candidato a vereador Professor Camilo, do PP, deixou as pessoas curiosas ao dizer: “Eu não faria muitas coisas que se faz na câmara”.

Filiados do PP está receosos com a declaração de Fernandes que promete utilizar a vaga de vice para atrair novos partidos, caso o PMDB abra mão. (Foto: Allan dos Reis)

ESQUECEU?

Também do PP, Dário do Posto pediu para o pré-candidato Fernando Fernandes “fazer o zoológico voltar”. Porém, uma das propostas do peessedebista é exatamente fechar o zoológico, mas manter o parque e criar ali um centro cultural.

FALA MUITO

O pré-candidato Douglas Bochete fez mais um de seus longos discursos durante o evento do PP na câmara na última segunda (16). Só encerrou quando a platéia resolveu aplaudi-lo.

CRISE NO PP

Apesar da festa ao declarar apoio a Fernandes, os filiados do PP se ‘pegam’ nos bastidores. Começou com Carlinhos do Leme que tornou público que ainda há indefinições na sigla e criticou as mudanças do dia para noite. “Na política a gente combina uma coisa de manhã e de tarde já mudou”, diz.

CRISE NO PP 2

A primeira resposta veio com Bochete. “É hora de unir, Carlinhos”. Em seguida o presidente Raí diz que estava surpreso e que o Carlinhos não atendia as suas ligações há muito tempo.

JOGO…

Na votação do novo Plano Diretor de Embu das Artes, na quarta-feira, dia 18, com presença maciça de secretários municipais, e “assessoria” ostensiva do controlador-geral Marcos Rosatti junto aos vereadores, o prefeito Chico Brito (PT) fazia questão e atuou para ver aprovado o projeto por unanimidade – apenas o opositor José Carlos Proença (PSDB) votou contra –, para não deixar dúvida sobre a força do governo e mandar um recado aos incômodos ambientalistas contrários à proposta de corredor industrial na região do Jardim Itatuba, área de proteção ambiental.

…DE CENA

Logo no início dos trabalhos, o presidente da Câmara, Silvino Bomfim, aliado do mandatário, providenciou que a sessão fosse suspensa, sem motivo justificável. Na volta, dois vereadores então ausentes chegaram e votaram pela aprovação – um deles, de forma enfática, para euforia dos mil sem-teto do MTST que pressionavam no auditório e do lado de fora por moradia popular.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online