Home » Política, Todas as notícias » Notinhas da Semana

Notinhas da Semana

MILHAS

Horas depois de não participar da inauguração do AME Taboão por não ter sido convidado pelo governo Geraldo Alckmin, apesar de o prédio ter sido cedido pela administração municipal, o prefeito Evilásio Farias (PSB) viajou na noite desta quinta (10) para destino que seria a Paraíba, Estado de origem, mas circula informação de que seguiu para os Estados Unidos, o que a assessoria não confirma. Informou, porém, que o retorno está previsto para o fim da semana quem.

PROVIDENCIAL

Mas Evilásio poderá ficar fora por cerca de 15 dias, prazo-limite. Um líder de partido da base governista avaliou que foi providencial a ausência do prefeito para não comprometer ainda mais a costura de alianças em cenário com aliados já insatisfeitos com o andamento da pré-candidatura de Aprígio.

COMPLEXIDADE SINDICAL

A disputa dos prefeituráveis para andar ao lado de um sindicalista em festa no Pirajuçara expôs um fato engraçado. Ramalho é filiado ao PSDB, partido de Fernando Fernandes. Em 2011, ele ganhou a medalha “19 de Fevereiro” do petista Wagner Eckstein, e na festa do “Dia do Trabalhador” neste ano escolheu ficar ao lado do pré-candidato Aprígio, do PSB.

DISPUTA INTERNA

Pré-candidatos do PTB prometem se rebelar caso a presidente Arlete Silva lance a sua filha Joyce como candidata a vereadora. Eles alegam que a jovem está entrando na disputa apenas no fim do jogo e será beneficiada pela mãe na busca de votos.

DO BACALHAU A RAINHA

Após beliscar refinados salgadinhos durante a inauguração do AME Taboão, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi tomar um copo de café (americano) — com faz sempre — com o seu colega de partido e pré-candidato Fernando Fernandes numa simples padaria em frente à Câmara Municipal.

PARLAMET

Lideranças políticas se mostraram insatisfeitas com a “qualidade” da presença do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos na reunião do Parlamento Metropolitano (consórcio das 39 Câmaras Municipais da Grande São Paulo), sobre mobilidade urbana, nesta sexta-feira, dia 11, na Câmara de Embu das Artes – o Parlamet na região sudoeste reuniu vereadores de 16 municípios, com destaque para São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo (ABCD), Cajamar e Francisco Morato.

DEMÓGRAFO

Avaliaram que Jurandir Fernandes gastou tempo demasiado de agenda curta na região com considerações sobre crescimento populacional na metrópole – mas também no mundo, com “viagem” até o século 19 – em detrimento de debate aprofundado sobre a deficiência do transporte intermunicipal. “O secretário saiu correndo, a pergunta era para ele”, alfinetou uma vereadora. “Como secretário, foi um bom demógrafo”, reclamou um vereador que fez muitas perguntas e igualmente ficou sem várias respostas.

ATÉ O FIM

Apesar da crise na base aliada com a iminente debandada de partidos insatisfeitos com a pré-candidatura de Aprígio (PSB), o presidente municipal do PSD, Alexandre Depieri, minimizou a ausência do partido em uma das reuniões “decisivas” do grupo governista – “apenas problema de agenda” – e afirmou que “vamos até o fim” no apoio ao colega vereador. “E nos colocamos à disposição dele como vice”, disse. Ele se viu diante do pedido para citar uma das “diversas pessoas com capacidade e competência para tanto”.

É O FIM

“O próprio vereador que vos fala”, disse de imediato, e riu. Uma chapa governista com dois vereadores é vista como temeridade, por conta de voto favorável ao exorbitante aumento, de uma só vez, do IPTU – seria fatalmente explorado pelo adversário Fernando Fernandes (PSDB). Em 2009, na mesma Ação Global e também no Pirajuçara, ao ser questionado por que ajudou a aprovar, dias antes, projeto do prefeito Evilásio Farias que tornava o imposto mais caro, saiu-se com esta: “Quem aumentou foi o Executivo.”

VISÃO PETISTA

“O prefeito Evilásio está arrogando e o ex-prefeito Fernando é um poço de humildade”, disse um petista.

SINAL AMARELO

O prefeiturável Aprígio garante que não há crise dentro de sua base de apoio. Porém, é dado como certa a saída do PC do B e de outras pequenas siglas para apoio a candidatura petista.

SUBINDO

Calado e trabalhando muitos nos bastidores, o petista Wagner Eckstein vai aos poucos consolidando a sua pré-candidatura. Nos próximos dias os primeiros apoios devem ser anunciados.

MEDO PESTISTA

No início desta semana, a “Veja” publicou que o PT em São Paulo terá apoio do PSB com a seguinte condição: “Se o PT quer o apoio dos socialistas em São Paulo, terá de ceder em outras cidades. Além de Recife, Fortaleza, Macapá e Boa Vista, o PSB pede também que o PT desista das candidaturas em Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ). Segundo Gadelha, está previsto um novo encontro entre as direções nacionais dos dois partidos. O apoio do PT em mais duas cidades será colocado em discussão: Ferraz de Vasconcelos e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ambas comandadas pelos socialistas”, escreveu a revista.

DORMINDO

Eram 11 horas da manhã de domingo (6) quando o vereador Cido cumprimentou o público que acompanhava a sessão solene no Cemur com um sonolento “Boa Noite a todos e a todas”. Claro, o público adorou.

QUEM SERÁ O NEYMAR?

Paulo Félix (PMDB) e Olívio Nóbrega (PR) foram chamados de Pelé e Garrincha durante entrega do título de “Cidadão Taboanense” a Félix. E quem será o Neymar da política taboanense?

BETÂNIA

Conhecida por ser linha dura, a chefe de gabinete do prefeito Evilásio, Marta de Betânia, ganhou aplausos por seu belo e seguro discurso no Cemur no último domingo (6).

POSTURA

A secretária Arlete Silva (PTB) resolveu dar umas dicas a Cida, esposa do vereador Félix. Enquanto ele fazia o seu discurso em tom de despedida, Arlete saiu da mesa, pegou no braço da Cida e a fez dar alguns passos a frente para ficar mais perto do político.

SEM OPOSIÇÃO

“O Datena é mais oposição que nós”, sacramentou o ex-vereador Savazzi, que até pouco tempo atrás era um dos colaboradores do atual prefeito. O seu discurso foi feito no encontro do seu partido, o PSDB.

CÃO DE GUARDA

A turma da TV Globo colocou funcionários da prefeitura de Taboão da Serra para ficarem de “cão de guarda” durante a Ação Global na semana passada. A reportagem deste site foi barrada por uma indelicada jovem ao tentar entrar no local onde estavam o prefeito, assessores e outros jornalistas.

PEDALADA 1

Presidente da Câmara de São Paulo e que também preside o Parlamet, o vereador José Police Neto (PSD) foi à reunião na Câmara de Embu das Artes – sobre mobilidade urbana – de bicicleta, em percurso de 25 km em 1h15. “A questão fundamental é mostrar que temos formas de deslocamento que precisam ser avaliadas e usadas, e a bicicleta é um sistema inteligente, moderno, porque absolutamente ecológico”, disse.

PEDALADA 2

Police Neto disse que, “no passado, garoto bacana era aquele que conquistava o carro; hoje, o garoto e a garota bacanas são os que conseguem se livrar do carro, e os deslocamentos de oito a dez quilômetros são absolutamente passíveis”, com a bicicleta como transporte complementar ao de alta capacidade. Admitiu, porém, que falta “traçar relação de respeito entre o cidadão motorizado e o não motorizado”.

PEDALADA 3

Ele pedalou desde Moema, próximo ao parque do Ibirapuera (zona sul), pelas avenidas Helio Pelegrino, Faria Lima, Cidade Jardim, trecho às margens do Jockey Club, Eliseu de Almeida e rodovia Régis Bittencourt, “que tem acostamento até generoso”. “O trecho mais tenso é o da Eliseu, por causa de ônibus e micro-ônibus.” Disse que encontrou pavimento “relativamente bom”. “Nota 7,5, passou de ano”, brincou.

LOUVÁVEL 1

Lener Ribeiro, ouvidor de Taboão da Serra, manifestou seu “mais veemente repúdio” à violência contra o repórter André Roberg, do jornal “Folha BR”, que foi brutalmente agredido no dia 28 de Abril, por um agente de trânsito da prefeitura de Juquitiba durante reportagem. “Nada, absolutamente nada, pode justificar tamanha atrocidade”, disse por meio de rede social o ex-prefeito de São Lourenço da Serra, cidade vizinha.

LOUVÁVEL 2

Ronaldo Onishi, vereador de Taboão da Serra, apresentou “voto de repúdio” contra a agressão ao jornalista.

5 Responses

  1. faltou falar q o sr Police Neto vai de bicicleta com dois PMs tambem de bicicleta fazendo sua escolta e intimidadndo os motoristas ao seu redor para q ele possa pedalar tranquilamente, assim fica fácil eu tamb´´em gostaria de andar com escolta.

  2. […] o que acontece no cenário político de Taboão da Serra. Recomendo a leitura do item MILHAS, que fala da suposta viagem do prefeito Evilásio Farias aos EUA no último dia 10; e indico o item […]

  3. José alves disse:

    O Olivio é o Pele da politica o paulo o garrincha e o Eduardo Nobrega vai ser o neymar.

  4. Bruno disse:

    Amigo Allan, sua materia esta equivocada, o predio do Jardim Helena onde foi instalado o AME, pertence ao governo do Estado, portando o estado so assumiu o que é do estado. Alias, tudo o que o estado tem feito em Taboao da Serra é sem a ajuda ou parceria da Prefeitura.

  5. Quero agradecer ao senhor Lener Ribeiro pelo corajoso posicionamento frente a violência praticada por servidor municipal de Juquitiba a um jornalista da mesma cidade. Também as minhas honras ao senhor vereador Ronaldo Onishi pelo Voto de Repúdio consignado pelos demais legisladores da cidade de Taboão da Serra contra o mesmo ato reprovável.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online