Home » Todas as notícias » NOTINHAS DO FIM DO ANO

NOTINHAS DO FIM DO ANO

Era para ser uma coluna semanal, depois virou quinzenal e, de repente, nem periodicidade tem mais. Prometemos, e desejamos cumprir, que em 2017 não sejamos tão ausentes assim. Afinal, uns pitacos daqui e dali sempre faz bem. E – no horizonte – tudo indica que a temperatura política ficará alta nas alamedas da Câmara, que trava uma batalha pela presidência do legislativo.

EX-FAVORITO

Carlinhos do Leme mais uma vez está prestes a morrer na praia. Nem mesmo com o apoio explícito do prefeito Fernando Fernandes ele conseguiu conquistar o sétimo voto e ganhar a presidência da Câmara. No final de 2014, ele também começou como favorito.

Ele tem seis votos garantidos e precisa de apenas mais um para virar o presidente. Mas está quase impossível. Tem até às 18h de domingo para tentar um milagre.

Ele tem seis votos garantidos e precisa de apenas mais um para virar o presidente. Mas está quase impossível. Tem até às 18h de domingo para tentar um milagre.

EXPLICAÇÃO

Existem várias razões para que enfrente rejeição. A principal delas, é que a eleição de Carlinhos manteria o poder do vereador Eduardo Nóbrega na Câmara e o fortaleceria na sucessão para 2020. Vale ressaltar que ele nega com veemencia essa possibilidade.

JOGO PESADO

Os dois grupos que desejam comandar a Câmara tem o mesmo princípio. Se elegerem o presidente, não darão nada [cargos e benefícios] ao outro grupo, exceto os obrigatórios. Ou seja, independente do ganhador, 2017 promete ser um ano bem quente nos corredores do legislativo.

GRUPO 1

No primeiro grupo, estão os vereadores Carlinhos do Leme, Eduardo Nóbrega, Alex Bodinho, Rita da Saúde, Érica Franquini e Priscila Sampaio.

GRUPO 2

No outro, estão Joice Silva, André Egydio, Marcos Paulo, Johnatan Noventa, Ronaldo Onishi, Cido e Professor Moreira.

Após erro de 2004, Fernando Fernandes promete escolher nome de sucessor com dois anos de antecedência.

Mesmo com a base governista tendo 12 vereadores, Fernando enfrenta forte resistência de aliados, que não aceitam votar no seu candidato a presidência, Carlinhos do Leme.

CHUMBO

O prefeito Fernando fez de tudo para eleger o Carlinhos. Chegou até oferecer secretaria, ameaçar demitir livres nomeados indicado por vereadores, mas vai ter que computar a derrota na base governista. E as consequências podemos vir a partir de domingo.

MINIMIZANDO

Após ser convencido que não teria o sétimo voto, Fernando tenta minimizar o tamanho da derrota. A principal dela seria ver na presidência dois vereadores a qual – apesar de todos publicamente negarem – a relação é péssima, que são André Egydio, até então favorito na atual disputa, e Marcos Paulo, articulador do grupo, e que na eleição da presidência passada chegou a ter sete votos, mas o governo conseguiu articular e a presidência ‘caiu no colo’ do vereador Cido.

PRESIDENTA

Com isso, o nome da vereadora Joice Silva surge como uma solução forte e plausível. Se concretizado, ela entra para história como a primeira mulher a comandar o poder legislativo de Taboão da Serra.

ARTICULADORES

Além dos vereadores, a disputa pela presidência tem a participação efetiva de ex-vereadores de Taboão da Serra. São Valdevan Noventa, pai de Johnatan Noventa, e Arlete Silva, mãe da Joice Silva e Walter Paulo, pai do Marcos Paulo. No outro grupo, como sempre, tem a participação efetiva de Olívio Nóbrega, pai do Eduardo Nóbrega.

PREVISÃO

Um importante assessor do vereador Eduardo Nóbrega foi categórico ao dizer a seguinte frase: “se o Carlinhos não ganhar a presidência, o Eduardo não vai ter o apoio do prefeito em 2020”. É esperar e ver.

justusDEMITIDOS

Todos os secretários municipais de Taboão da Serra já assinaram a carta com o pedido de demissão.

RECONTRATADOS

A tendência é que a maioria deles sejam novamente nomeados após a posse do prefeito Fernando Fernandes no próximo domingo (1).Também é certo que alguns deles não serão reconduzidos e a eleição da presidência da Câmara pode interferir em algumas nomeações.

DE VOLTA?

Dos poucos nomes que ventilaram, há quem diga que o ex-secretário de cultura Ali Sati foi convidado a reassumir o posto. Ele não confirma. E não nega.

VAI TUCANAR

O vice-prefeito Laércio Lopes deve anunciar em breve que está deixando o PTB e que vai pousar em ninho tucano. O assunto não é mais tratado com o sigilo imposto no início das conversações.

microfoneCOLETIVA

A rejeição forte ao fortalecimento do Nóbrega ficou explícita após uma entrevista coletiva em uma churrascaria em São Paulo nas primeira semana após a eleição em outubro. Aliás, no convite à imprensa nem estava prevista uma entrevista. Seria apenas um bate-papo informal após a eleição.

COLETIVA 2

Lá, ele reforçou que é candidato em 2020, demitiu secretário, nomeou secretário, ‘elegeu o presidente da Câmara, informou quem eram os aliados entre tantas coisas. Porém, no meio político a conversa não pegou bem. Nem entre a oposição e muito menos entre os governistas.

(MAL) AGRADECIDO

Depois das eleições, e sem qualquer agradecimento pelos votos recebidos, Vitor Medeiros fez uma única publicação em sua fanpage após o dia 2 de outubro. “Deus é Fiel”. Foi o único que não agradeceu os votos recebidos. Diga-se, ele esperava pelo menos 10x mais que os 2.471 votos recebidos.

DESLIGADOS

Vocês, eleitores, devem ter notado que alguns vereadores não atendem mais as suas ligações. É que alguns deles mudaram de ‘linha’ assim que foram reeleitos no início de outubro. Teve até assessor que fez o mesmo. Chega de contato direto com os eleitores, né.

NÃO CUMPRIU

O presidente da Câmara, Cido, prometeu diversas vezes que implantaria na Câmara Municipal o ponto eletrônico para controlar a entrada e saída dos funcionários. Infelizmente, como se previa, ficou apenas na promessa.

LEILÃO

De acordo com um site do Amazonas, um leilão ocorrido no dia 11 de novembro teve entre os itens um carro apreendido de um ex-prefeito de Taboão da Serra. O nome não consta e a coluna não conseguiu confirmar. O carro era um Nissan Frontier 4×4 SE D, ano 2006, cor prata e placas JXE-3552, avaliado em R$ 26 mil e com lance mínimo de R$ 13 mil. Alguém sabe de quem era?

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online