Home » Sociedade, Todas as notícias » Novartis e prefeitura de Taboão realizam exames contra hanseníase

Novartis e prefeitura de Taboão realizam exames contra hanseníase

Por Williana Lascaleia, no Pirajuçara, em Taboão da Serra

A empresa farmacêutica Novartis em parceria com a Prefeitura de Taboão realizou nesta quinta-feira, dia 25, o “Dia da Parceria” na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara, com o objetivo de detectar e eliminar a hanseníase. Também foram realizadas atividades esportivas e culturais e outras orientações na área da saúde.

Voluntários da Novartis participaram do 'Dia de Parceria'/

Arthur Custódio, do Instituto Morhan, diz que é importante a pessoa saber que a doença tem cura e que podem e devem procurar tratamento e por isso viaja o país diagnosticando a doença. “Esta carreta foi toda reformada, tem laboratório, consultório e ainda pode funcionar como entretenimento, já que na lateral desce uma tela que pode ser usada como cinema para a população”, diz.

Para a secretária de saúde de Taboão da Serra, Raquel Zaicaner, o problema é que a doença “não mata, mas causa discriminação”. Ressalta que na cidade há 4 casos que estão sendo tratados na UBS do Jardim Helena.

O prefeito Fernando Fernandes ressaltou a importância dessas parcerias e do tratamento da hanseníase. “As parcerias são sempre importantes. Uma parceira como esta tem destaque maior. Uma doença que temos que ter como meta a erradicação no Brasil. Hoje temos de 1,76 para cada 10 mil habitantes. Já nos países desenvolvidos não têm mais a hanseníase”, afirma.

A DOENÇA

Hanseníase atinge a pele e os nervos, podendo atingir homens, mulheres, adultos e crianças. Tem tratamento e CURA. Para evitar a transmissão é só começar a se tratar.

Quando está no estágio inicial chamado de paucilar, que é até 5 lesões, cura- se entre 6 a 9 meses após o inicio do tratamento. Se a lesão for multipaucilar, ou seja, mais de 5 lesões o tratamento dura até 18 meses.

O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do SUS. No Taboão está disponível na UBS do Jardim Helena, onde é o centro de referencia da hanseníase no município.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online