Home » Todas as notícias » O que os candidatos a prefeito de Taboão da Serra acham da decisão da Justiça que fechou o Zoo?

O que os candidatos a prefeito de Taboão da Serra acham da decisão da Justiça que fechou o Zoo?

Por Allan dos Reis, no Parque Assunção

Com o fechamento do zoológico que ficava no Parque das Hortênsias, o Taboão em Foco ouviu a opinião de todos os candidatos que pretendem administrar Taboão da Serra pelos próximos quatro anos. Com pequenas variações, os candidatos da oposição prometem tentar reativar o zoológico com a presença de animais expostos ao público enquanto o atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB) diz que eles estão  mentindo porque a Justiça não autoriza.

Zoológico atraia centenas de pessoas todos os finais de semana. Felinos eram a grande atração. (Foto: Arquivo)

Zoológico atraia centenas de pessoas todos os finais de semana. Felinos eram a grande atração. (Foto: Arquivo)

Confira abaixo a opinião dos candidatos:

Com chuva, campanha de Aprígio foi em reuniões distintas.

Aprígio quer a volta do zoológico de Taboão da Serra.

APRÍGIO É A FAVOR DO ZOO: Depois de quarenta anos que os bichos estão no Parque das Hortênsias, o que houve foi um descuido, maus tratos aos animais e por isso que o Ministério Público interveio e pediu para fechar. Se tivessem cuidando dos animais com estavam há quarenta anos, era para o parque continuar porque as pessoas iam exatamente para ver os bichos e se divertir o dia inteiro.

Sou contra o fechamento do [zoológico do] Parque das Hortênsias. Sou a favor que cuide bem dos animais. [Se eleito] Trabalho para fazer uma reforma e na medida do possível, os animais que forem da origem da região e que possam ficar em cárcere privado, eles voltam ao zoológico e vão ser bem cuidados.

Temos engenheiros ambientalistas para dizer se [a leoa Helga] vai sobreviver melhor aqui do que onde ela está. Se eles disserem que é igual, por que não trazer de volta para nossas crianças visitarem e valorizar a nossa cidade. Era um privilégio para Taboão da Serra ter um zoológico.

Evilásio Farias garante que o PSB terá candidato a prefeito até o final. Ronaldo Dias, do PSB, é o vice.

Evilásio Farias é a favor da reativação do zoológico.

EVILÁSIO FARIA É A FAVOR DO ZOO: O Parque era um ponto de destaque em nossa cidade. Infelizmente eles já tiraram o zoológico. Em primeiro lugar temos que buscar uma política compatível com os órgãos ambientais, como IBAMA, e ver quais tipos de animais se adequaria no ambiente.

Então faria algo mais sustentável, seguro e consonância com os órgãos reguladores. Se houver algum óbice por questões ambientais, é só fazer as adequações. A resposta direta é que somos a favor a reativação do zoológico de Taboão. Ele afirma não se lembrar das exigências feitas pelos órgãos em sua gestão, mas fez adequações solicitadas.

Cuidar de animais dá muito trabalho. Você tem que pensar em espécies que melhor se adeque. Eu precisaria conversar com os órgãos ambientais e profissionais capacitados para ver quais se adequariam. O animal é ponto de atração. Se puder tê-los, vamos tê-los.

Buscarini (de verde) que de volta o zoo e se Justiça não autorizar apresenta alternativa.

Buscarini (de verde) que de volta o zoo e se Justiça não autorizar apresenta alternativa.

VICENTE BUSCARINI É A FAVOR DO ZOO: O Parque no passado sempre foi muito bem cuidado. Lamentavelmente chegou neste estado pelo desmando do governo [Fernando Fernandes] que abandonou e deu no que deu: a proibição da Justiça. O zoológico sempre foi uma atração. Muitas crianças não conhecem os animais e a única forma é indo ao zoológico. Se a gente tiver um local bem cuidado, dentro do que a legislação permite, eu vejo com muita naturalidade.

Se a Justiça nos conceder a licença novamente, eu não vejo nenhum impedimento de trazer animais para o parque. Talvez repensando em animais de menor porte, com situação mais tranquila para tratar. De pronto, eu vejo que o Parque precisa de um destino rápido com uma reforma total e ampla. E que o espaço seja ocupado com projetos educacional e cultural. Podemos fazer no parque uma adequação para trazer cavalos e fazer equoterapia com tratamento para crianças e adultos. Outra solução seria alocar no parque um hospital veterinário.

Vitor Medeiro promete lutar para reabrir o zoo. (Foto: Allan dos Reis)

Vitor Medeiro promete lutar para reabrir o zoo. (Foto: Allan dos Reis)

VITOR MEDEIROS É A FAVOR DO ZOO: Era o melhor lugar de Taboão da Serra e você pode qualificar mais ainda. A decisão da Justiça não foi errada. Isso foi causado pelo abandono do Parque. Qualquer cidadão, e até eu mesmo como Juiz, tomaria a mesma atitude [de mandar fechar o zoológico]. Para mim foi mais boicote do que falta de administração.

O Parque das Hortênsias continua e o projeto é sempre a visibilidade do melhor, que nós tínhamos e não temos mais. Hoje não temos mais os animais, como o leão e o tigre. Não temos mais o prazer de ir a um zoológico que são poucas cidades que tinham e Taboão era privilegiado em ter. Sem dúvida nenhuma quero que continue sendo o que antigamente era.

Para reavivar os animais, vai ter que brigar e qualificar os abrigos e ter competência para demonstrar que pode reavivar o zoológico. Eu quero o zoológico de volta. Vamos ter que brigar com a Justiça.

Fernando diz que não é possível reabertura e opositores estão mentindo. (Foto: Eduardo Toledo)

Fernando diz que não é possível reabertura e opositores estão mentindo. (Foto: Eduardo Toledo)

FERNANDO FERNANDES É CONTRA O ZOO: A minha diferença com os outros candidatos é única. Eu não minto. Não trago propostas mentirosas e coisas que não vão acontecer. Não vai mais ser instalado zoológico no Parque das Hortênsias porque o Ministério Público não quer. O Meio Ambiente não quer e não vai permitir que isso aconteça. Simples assim.

Temos que pensar em outra alternativa, que é a Escola de Educação Ambiental. Essa é a verdade. Meus adversários querem falar isso para contrapor o que aconteceu [fechamento do zoológico]. O que aconteceu não é culpa nossa. Foi imposição do Ministério Público.

E o desleixo dos oito anos do Parque das Hortênsias no Governo Evilásio Farias. Agora é uma realidade que não pode ter e o Ministério Público não quer. Eles estão mentindo. Mais uma mentira.

Com megafone, Stan sai às ruas atrás de votos em Taboão da Serra. (Foto: Gilmar Júnior)

Stan é a favor do zoo, mas vai ouvir a comunidade antes de qualquer decisão. (Foto: Gilmar Júnior)

STAN DIZ QUE PLEBISCITO VAI DEFINIR O ZOO: Eles destruíram. Mataram os bichos. Faz uns 10 anos que eles [prefeitos] estão inviabilizando o parque. Chegou numa situação que não posso ter uma ideia cabal. Eu gostaria que o parque [zoo] fosse mantido, mas se não for mantido, vamos criar uma escola de educação ambiental, quadra de esportes, áreas de caminhada, ciclovias.

Vamos primeiro conversar com a comunidade para ver quanto custa, os benefícios a favor e contra, vamos fazer uma pesquisa, inclusive, se der, faremos um plebiscito. Temos a ideia da preservação, mas vamos conversar com o povo para fazer o ajuste final. Se não conseguirmos contornar essa situação [jurídica], vamos propor a comunidade. Não vamos fazer só porque nós queremos.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online