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Ouvidoria de Taboão recebeu 1,6 mil manifestações de Janeiro a Abril de 2012

Por Allan dos Reis, do Jardim Maria Rosa

O Ouvidor Geral Lener Ribeiro apresenta os números da Ouvidoria de Taboão da Serra. (Foto: Allan dos Reis)

Criada em2005, aOuvidoria Geral de Taboão da Serra realizou na noite desta segunda-feira, dia21, asua primeira audiência pública na câmara municipal para apresentar os números do primeiro quadrimestre (Janeiro a Abril) de 2012. Neste período, foram feitas 1.656 manifestações ao órgão, que englobam reclamações, informação, denúncias, sugestão até elogios.

Os assuntos com maior número de manifestações estão relacionados à área da saúde, que lidera o ranking com 271 casos, seguidos por IPTU, com 110, e trânsito com 93. As Secretarias mais acionadas são de Saúde (incluindo as UBS), Manutenção e Serviço, Fazenda e Transportes e Desenvolvimento Urbano.

“Nós estamos cumprindo os requisitos que a lei determina”, afirma o Ouvidor Geral, Lener Ribeiro ao justificar a audiência, que não teve a presença de nenhum dos 13 vereadores eleitos.

Apesar do número reduzido de pessoas, os presentes gostaram de explanação dos números e fizeram uma série de questionamentos e sugestões, principalmente para detalhar ainda mais os dados.

A próxima audiência deve acontecer no mês de setembro deste ano.

Relatório do primeiro quadrimestre de 2012 da Ouvidoria de Taboão da Serra. (Arte / Reprodução)

SEM RESPOSTAS

Uma das principais funções da Ouvidoria é conseguir responder aos questionamentos dos cidadãos no prazo legal de 15 dias. Porém, diversas secretarias preferem não responder ao órgão.

Secretaria de Educação respondeu apenas 3% dos questionamentos da Ouvidoria de Taboão da Serra. (Arte / Reprodução)

É o caso da Secretaria de Educação que respondeu apenas duas das 63 manifestações. Manutenção e Serviço foi um pouco melhor e respondeu 86 das 259 manifestações.

Até aquelas secretarias que tiveram pouca demanda preferem não responder. Desenvolvimento Econômico respondeu apenas uma das seis manifestações. Cultura teve duas manifestações e não respondeu nenhuma. Gestão de Pessoas também nenhuma das 12 manifestações.

Apesar do pouco caso dos secretários, o ouvidor diz que o prefeito mandou os secretários responderem aos questionamentos. “Numa reunião com todos os secretários o prefeito Evilásio determinou que todas as secretarias respondam aos questionamentos da Ouvidoria”, diz Lener.

 

2 Responses

  1. Sinesio pereira martins disse:

    Estou aguardando um exame vascular a mais de sete meses, e estou vendo a mk inha situacao piorar a cada dia. Por favor me ajudem. F 47015553…996892864…grato..

  2. […] Uma das principais funções da Ouvidoria é conseguir responder aos questionamentos dos cidadãos no prazo legal de 15 dias. Porém, diversas secretarias preferem não responder ao órgão. […]

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