Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Paixão de Cristo de Taboão da Serra será encenada nesta sexta (6)

Paixão de Cristo de Taboão da Serra será encenada nesta sexta (6)

A tradicional e mais antiga Paixão de Cristo do Estado de São Paulo acontece na sexta-feira, 6 de abril, a partir das 19h, no município de Taboão da Serra, localizado há pouco mais de16 quilômetrosda capital.

Antes da encenação monsenhor Agnaldo de Carvalho fará a celebração da Adoração a Santa Cruz no Santuário Santa Terezinha, padroeira do município. Em seguida, o público sai em procissão até o Parque das Hortênsias, onde começa o espetáculo.  No local será encenada a vida pública de Jesus, desde os ensinamentos passados para os apóstolos, a partilha do pão até a prisão.

Após a coroação feita de espinhos, a Via Crucis segue novamente pelas ruas taboanenses. Neste momento, milhares de expectadores acompanham Cristo, que carrega nos ombros uma cruz de 40 quilos, até o Morro do Cristo, onde ocorre a crucificação e a ressurreição.

A peça conta com 120 atores, entre amadores e profissionais, além de pessoas que estarão atuando pela primeira vez.  Áurea Celina dos Santos, 63 anos, moradora do bairro Pirajussara, fará sua estréia com o apoio da filha, que também é atriz. Ela contou que está empolgada com a participação. “Todos os anos acompanho o evento e agora resolvi participar. Estou muito feliz e espero atuar outras vezes. Este ano vou estar no povo, mas quem sabe, em 2013 não posso ser a Madalena”, brincou.

Cerca de 15 mil pessoas assistiram a 55ª Encenação da Paixão de Cristo em 2011. (Foto: Allan dos Reis)

A equipe ensaia com afinco desde o começo do ano para que a mega produção seja perfeita. No último dia 18, os atores receberam a benção de Monsenhor Aguinaldo. Ele lembrou a importância da encenação, que teve início três anos antes da emancipação da cidade, em 1959, e começou por iniciativa de Manoel da Nova, munícipe já falecido.  “A Paixão de Cristo, certamente, só pode ser feita com “paixão” e é por isso que ela continua existindo em Taboão da Serra. A encenação se tornou uma marca importante na história da Páscoa, e na história contemporânea e atual da nossa cidade” – afirmou.

O baiano Heric Alvarez, morador do Jardim Suiná, será Jesus pelo segundo ano consecutivo. Nos sete anos em que participa do espetáculo já fez figuração, foi o centurião Longino e até Pilatos. Ele divide o tempo dos ensaios com as aulas de educação física que leciona na rede estadual de ensino. Ele explica como é interpretar o homem que mudou a humanidade. “Cristo é um personagem muito complexo, por isso a construção é contínua. Você não consegue em um ano, ou de um ano pra outro, chegar nesta magnitude que foi Cristo. Para este ano, tentei entender mais o evangelho e me aprofundar nas relações de Cristo com os apóstolos e com o povo que era totalmente rude. Cristo veio para pregar o amor”, concluiu Heric.

Serviço:

56ª Paixão de Cristo de Taboão da Serra
Dia: 6 de abril, 19h
Local: Parque das Hortênsias – Praça Miguel Ortega, 500 – Parque Assunção
Entrada franca

Por Vera Sampaio da Secom Taboão da Serra

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online