Home » Política, Todas as notícias » Para líderes, 2018 será ano com clima político tenso na Câmara de Taboão da Serra

Para líderes, 2018 será ano com clima político tenso na Câmara de Taboão da Serra

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Os vereadores de Taboão da Serra realizaram nesta terça-feira (6) a primeira sessão de 2018 após o recesso parlamentar. Apesar do aparente clima de tranquilidade, o ano – que tem eleições gerais – promete ser quente. Os parlamentares também aprovaram os 26 munícipes que serão agraciados com a medalha 19 de fevereiro.

Entre os agraciados estão comerciantes, profissionais liberais, advogados, esportistas entre outros membros da sociedade taboanense, que tiveram seus nomes aprovados pelos vereadores.

Volta dos vereadores do recesso foi tranquila, mas vereadores preveem ano com muitos conflitos políticos.

Volta dos vereadores do recesso foi tranquila, mas vereadores preveem ano com muitos conflitos políticos.

Se a aprovação dos nomes foi tranquila, coube ao vereador André Egydio (PSDB) dar o tom de como será o clima político ao longo do ano. Seu discurso versou a respeito do significado da palavra “compromisso”. Não foi claro a quem desejava atingir, mas ao citar a eleição para presidência da Câmara em 2017, deu a entender que está cobrando algo que teria sido acordado na época. Para alguns, o compromisso de que seria o próximo presidente do legislativo, em eleição que ocorre no fim do ano.

André Egydio 'ensinou' vereadores o que significa a palavra "Compromisso".

André Egydio ‘ensinou’ vereadores o que significa a palavra “Compromisso”.

“Aqui [na Câmara] temos um exemplo verdadeiro de compromisso. A nossa presidente Joice Silva foi eleita com o compromisso de sete vereadores, inclusive eu, que vim do PSDB, a contra vontade de muitos para votar na nossa presidente. […] Quando eu faço um compromisso com alguém, eu vou cumprir. E gostaria que o fizesse comigo, quando elas fizessem o compromisso”, discursou Egydio.

Em seguida, o líder do governo Eduardo Nóbrega (PSDB) foi à tribuna e garantiu que o candidato à presidência da Câmara pelo partido será o Egydio. No fim da sessão, ele também prevê um ano tenso politicamente.

“Acredito que a relação política vai influenciar demais nas relações na Câmara. E não acredito que teremos um ano tranquilo. Até outubro teremos algumas discussões aqui, que tornam, para ficar mais clara minha fala, que tornam todo e qualquer projeto do executivo ou do legislativo sem garantia de aprovação. Um exemplo claro hoje. Se o veto do prefeito [a dois projetos aprovados] vai para pauta hoje, estou para te dizer que seria derrubado [pelos vereadores]. Temos como prognóstico um ano complicado. E vai ser”, prevê Nóbrega.

A presidente Joice também acredita que o clima eleitoral vai agitar o cenário político dentro da Câmara. “Creio que 2018 será um ano bem agitado, com eleição para deputado, para presidente, mas para deputado é o que está mais próximo da gente e ano de eleição de presidência [da Câmara]. Então a gente sabe que será um ano bem agitado”, diz.

Como terça (13) é carnaval, a próxima sessão será no dia 20 de fevereiro, dia em que ocorre, pela manhã, a sessão extraordinária e a noite a sessão solene para entrega da Medalha 19 de fevereiro.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online