Para prevenir suicídios, Taboão da Serra intensifica ações no “Setembro Amarelo”

Da redação, com informações da PMTS

Ao longo do mês de setembro, a Prefeitura de Taboão da Serra realizou uma série de eventos para discutir um tema delicado, o suicídio. O último deles aconteceu na última terça-feira (26) na sede da Taboão Prev.

A campanha Setembro Amarelo ocorre em vários países do mundo com o propósito de diminuir o número de vítimas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 2013 até julho deste ano, pelo menos sete pessoas tiraram a própria vida. Um dos casos mais chocantes foi à morte de uma mulher, que se enforcou no viaduto na Rodovia Régis Bittencourt em abril de 2016.

O médico psiquiatra e sanitarista, Dr. Ruy Paulo D´Elia Nunes, encerrou as atividades do “Setembro Amarelo’, na Taboãoprev (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)
O médico psiquiatra e sanitarista, Dr. Ruy Paulo D´Elia Nunes, encerrou as atividades do “Setembro Amarelo’, na Taboãoprev (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

“Não podemos usar apenas o mês de setembro para realizar ações voltadas ao suicídio. Esse é um trabalho que desenvolvemos durante o ano todo nos nossos equipamentos de saúde com equipes multidisciplinares cada qual tratando o assunto de uma maneira”, diz a secretária de saúde Dra. Raquel Zaicaner.

Dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Até 2020, a meta é que o número de casos reduza pelo menos 10%, com programas desenvolvidos por vários países.

Quando há uma tentativa de suicídio, os equipamentos de saúde tem um fluxo de atendimento, iniciando pelos prontos-socorros. Após alta o paciente continua seu atendimento em vários equipamentos de saúde do município como: CAPSII que atende pacientes adultos, CAPSi crianças e adolescentes,  CAPS AD para pacientes que fazem usos de substância psicoativas e Centro de Convivência que oferece atividades para população adulta e adolescentes, a equipe é formada por profissionais de saúde mental. Em todas as Unidades Básicas de Saúde tem serviço de psiquiatria e psicológico.

No início do mês também, a vereadora Priscila Sampaio (PRB) realizou debate com especialistas no plenário da Câmara para discutir formas de prevenção ao suicídio.


SERVIÇO

Centro de Valorização à Vida – Telefone: 141

CAPSII (Centro de Atenção Psicossocial) – Telefone: 4701-4094

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.