Home » Sociedade, Todas as notícias » Para prevenir suicídios, Taboão da Serra intensifica ações no “Setembro Amarelo”

Para prevenir suicídios, Taboão da Serra intensifica ações no “Setembro Amarelo”

Da redação, com informações da PMTS

Ao longo do mês de setembro, a Prefeitura de Taboão da Serra realizou uma série de eventos para discutir um tema delicado, o suicídio. O último deles aconteceu na última terça-feira (26) na sede da Taboão Prev.

A campanha Setembro Amarelo ocorre em vários países do mundo com o propósito de diminuir o número de vítimas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 2013 até julho deste ano, pelo menos sete pessoas tiraram a própria vida. Um dos casos mais chocantes foi à morte de uma mulher, que se enforcou no viaduto na Rodovia Régis Bittencourt em abril de 2016.

O médico psiquiatra e sanitarista, Dr. Ruy Paulo D´Elia Nunes, encerrou as atividades do “Setembro Amarelo’, na Taboãoprev (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

O médico psiquiatra e sanitarista, Dr. Ruy Paulo D´Elia Nunes, encerrou as atividades do “Setembro Amarelo’, na Taboãoprev (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

“Não podemos usar apenas o mês de setembro para realizar ações voltadas ao suicídio. Esse é um trabalho que desenvolvemos durante o ano todo nos nossos equipamentos de saúde com equipes multidisciplinares cada qual tratando o assunto de uma maneira”, diz a secretária de saúde Dra. Raquel Zaicaner.

Dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Até 2020, a meta é que o número de casos reduza pelo menos 10%, com programas desenvolvidos por vários países.

Quando há uma tentativa de suicídio, os equipamentos de saúde tem um fluxo de atendimento, iniciando pelos prontos-socorros. Após alta o paciente continua seu atendimento em vários equipamentos de saúde do município como: CAPSII que atende pacientes adultos, CAPSi crianças e adolescentes,  CAPS AD para pacientes que fazem usos de substância psicoativas e Centro de Convivência que oferece atividades para população adulta e adolescentes, a equipe é formada por profissionais de saúde mental. Em todas as Unidades Básicas de Saúde tem serviço de psiquiatria e psicológico.

No início do mês também, a vereadora Priscila Sampaio (PRB) realizou debate com especialistas no plenário da Câmara para discutir formas de prevenção ao suicídio.


SERVIÇO

Centro de Valorização à Vida – Telefone: 141

CAPSII (Centro de Atenção Psicossocial) – Telefone: 4701-4094

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online